Buscar

Resumo Av2 Handebol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Regras básicas
1) Dimensões da quadra: 40x20m.
2) Distância que devem observar os jogadores adversários até que os tiros sejam cobrados: 3m.
3) É considerado gol: Quando a bola ultrapassar completamente a linha de gol.
4) Tiro de 7m: É cobrado quando um jogador de quadra passa a bola para o seu próprio goleiro dentro da área de gol. Durante a execução de um tiro de 7m qual a colocação dos jogadores de defesa e de ataque éfora da linha dos 9m
5) Sanções disciplinares: No jogo as sanções são progressivas seguindo a ordem: advertência, exclusão, desqualificação, expulsão.
6) Passos:  Pode-se dar, no máximo, 3 passos com a bola na mão.
7) 4 casos onde é ordenado Tiro Livre:
É ordenado Tiro Livre no handebol nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador, lance de saída irregular, manejo irregular da bola, comportamento incorreto para com o adversário, execução ou conduta irregular no lance livre e no tiro de 7m; conduta anti-desportiva.
8) Os casos em que o jogo é reiniciado com um Tiro de Árbitro:
Um tiro de Árbitro de handebol é ordenado quando:
a) jogadores de duas equipes cometerem ações anti-regulamentares ao mesmo tempo na quadra.
b) a bola encostar o teto ou objeto fixado sobre a quadra.
c) o jogo é interrompido sem que tenha acontecido qualquer infração e a bola não estar em poder de nenhuma equipe.
d) o primeiro ou o segundo meio tempo tenha sido encerrado antes do tempo regulamentar e os jogadores tenham abandonado a quadra. Neste caso, o jogo de handebol é retomado por um tiro de árbitro executado do centro da quadra após o apito do árbitro. Sem apitar, o árbitro central lança a bola para cima no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção do jogo. Caso, o local fosse situado na área do goleiro ou nos 9m, o tiro é executado do local mais próximo fora da linha dos 9m. Neste tiro os jogadores, salvo um de cada equipe, devem estar pelo menos a três metros do juiz. Os dois jogadores devem estar um de cada lado do árbitro, cada um do lado de seu próprio gol.
9) Equipe de arbitragem: A equipe é composta por dois árbitros assistidos por um secretário (que é o marcador dos gols, faltas,etc.) e por um cronometrista.
10) Tiro de meta: O tiro de meta no handebol é ordenado quando antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, por último, num jogador da equipe que ataca ou pelo goleiro da defensora.
11) Tiro de lateral: Na execução deste tiro, uma parte do pé do executor deve estar em contato permanente com o solo. É permitido levantar o outro pé e recolocá-lo no solo diversas vezes.
O Jogo
O jogo de handebol é constituído por dois tempos de 30 (trinta) minutos com 10 (dez) minutos de intervalo entre eles, nas últimas olimpíadas ¾ em Atlanta 1996 ¾ foi permitida a utilização do tempo, como no voleibol.
O número de substituições é ilimitado mas elas tem de ser feitas no espaço de 4,45m que cada time possui especialmente para isso, elas são feitas também sem a interrupção do jogo e é preciso que um jogador saia completamente da quadra, antes que outro entre em seu lugar, caso ocorra uma substituição incorreta, ela deve ser avisada ao árbitro da partida pela mesa do jogo, que é constituída por um cronometrista e um marcador de gols. E, então, o jogador que cometeu a infração recebe uma punição de dois minutos.
O objetivo básico do jogo de handebol é manobrar o adversário passando a bola hábil e rapidamente entre os jogadores e quando possível arremessá-la ao gol adversário, marcando um ponto caso a bola ultrapasse completamente a linha de gol. É preciso muito jogo de corpo para enganar o adversário e deixar um companheiro livre. Como no futebol e no basquete, é preciso mudar rapidamente de direção, velocidade e usar passes inesperados (às vezes no estilo NBA) para atingir o gol.
As punições no handebol são bastante rígidas e variam desde a advertência com o cartão amarelo até a desclassificação com o vermelho. A seguir, uma lista com todas as punições possíveis:
Cartão amarelo (advertência): serve como advertência a um jogador, é usado em algumas faltas, por reclamação ou quando o jogador não deixa a bola no lugar após a marcação do árbitro.
Dois minutos: o jogador de handebol que receber esta punição deve ficar por dois minutos fora do jogo, sem direito à substituição, ou seja, seu time fica com um jogador a menos durante dois minutos, esta punição é dada a faltas violentas ou a substituições incorretas. O jogador também recebe dois minutos caso for receber o segundo amarelo e caso o time já tenha dois amarelos, o próximo cartão será substituído por um dois minutos.
Cartão vermelho (desqualificação): quando um jogador receber um cartão vermelho ele deve retirar-se da quadra, também do banco de reservas e não pode mais voltar para a quadra durante a partida. O time fica com um jogador a menos durante dois minutos e depois desse tempo pode completar o time com outro jogador, desde que não seja aquele que foi expulso. Um jogador de handebol não pode receber mais de três durante uma partida, se isso acontecer ele é desclassificado do jogo, como se tivesse ganho um cartão vermelho.
SISTEMAS DEFENSIVOS NO HANDEBOL
Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Tamanho do texto: A A
Diminuir as chances de arremesso ao gol
Diminuir as chances de arremesso ao gol
No Handebol são usados sistemas defensivos como: 3:2:1, 5:1, 6:0, 4:2 e 3:3.
O sistema mais utilizado é o 6:0, onde se encontram seis jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. 
A defesa 5:1 também é bastante utilizada, nela cinco jogadores se posicionam na linha dos 6 metros, e um jogador (bico ou pivô) se posiciona mais à frente que os outros.
A escolha por determinado tipo de defesa é fator que depende exclusivamente de outros dois, que são: 
- a organização da equipe adversária no ataque;
- a postura dos próprios jogadores de defesa.
Portanto, desconsidere a escolha do Sistema Defensivo em função da idade dos atletas, por exemplo.
O interessante é poder treinar os mais variados Sistemas Táticos na defesa de sua equipe, a fim de torná-la mais rica em opções e fazer seus atletas variarem de Sistema, de acordo com a necessidade do jogo. É claro que, para tal, é necessário que a equipe possua um bom nível técnico e tático - o que não é muito comum em equipes escolares - e sim equipes profissionais de alto nível.
A marcação por zona tem por objetivos principais:
- Diminuir as chances de arremesso ao gol, por parte da equipe adversária;
- Trabalhar o jogo de forma coletiva, ou seja, todos os jogadores são importantes na defesa;
É interessante, nesse momento, ressaltar que; mesmo sendo um sistema de marcação onde todos os jogadores são importantes na sua zona de atuação, o mesmo permite que os companheiros de equipe se auxiliem na marcação, caso ocorra erro por parte de algum deles – nesse momento há possibilidade de cobertura e reforço na marcação .
Além disso, esse sistema causa dificuldade nas infiltrações do adversário, pois a marcação não permite o jogo próximo dos seis metros, levando-os ao jogo próximo a linha dos nove metros, onde a marcação e interceptação de arremessos é facilitada.
Pode-se defender por zona, utilizando os seguintes sistemas de jogo, que serão explicitados a seguir: 6:0; 5:1; 4:2; 3:3; 3:2:1.
HANDBEACH
É importante lembrar que o handebol de areia tem como base o Fair Play, ou seja, as partidas são rápidas e não são admitidas a quebra de regras e a falta de respeito com a integridade física dos atletas.
A quadra
A quadra de jogo deve ter o tamanho de 12m x 27m. Sendo que a superfície deve ser comporta por areia, com no mínimo 40 centímetros de profundidade.
Tamanho da quadra de handebol de areia/ Imagem: divulgação
Tamanho da quadra de handebol de areia/ Imagem: divulgação
A bola
A bola usada nos jogos deve ser lisa e de borracha antiderrapante. No naipe masculino deve pesar aproximadamente 360g com um diâmetro de 17,5cm. Jáno feminino aconselha-se que a bola pese aproximadamente 290g com um diâmetro de 16,5cm. Para as categorias de base as bolas devem ser menores, com peso e diâmetro de acordo com a faixa etária dos atletas.
As equipes
Cada equipe deve ser composta por oito jogadores, sendo que no início da partida é necessário que estejam presentes no mínimo seis. Cada time deve manter durante todo o jogo quatro jogadores na quadra (1 goleiro e 3 na linha). O número de substituições é ilimitado. Se o número de jogadores durante o jogo for menor que quatro, a partida termina e o time concorrente vence o jogo.
As substituições são ilimitadas durante a partida, mas apenas podem ser feitas na Linha Lateral, e do lado em que se encontre a mesa dos Oficiais de Mesa. No caso dos goleiros, essa substituição pode ser feita pela linha do gol.
Uniformes
Os atletas devem jogar descalços, porém podem usar meias e bandagens. O uniforme deve ser composto por camiseta sem mangas e shorts, para o masculino; e para o feminino top e short. Ambos devidamente numerados.
Os goleiros devem estar vestidos com cores contrárias dos uniformes dos jogadores de linha, tanto da sua equipe tanto da equipe rival.
O goleiro
O goleiro pode deixar a área de gol, quando não está em posse da bola, e atuar como um jogador de linha normal, com o resto do time. Se o goleiro estiver atuando linha e marcar um gol, o seu time ganha 1 ponto extra.
Após cada gol é o goleiro quem dá continuidade ao jogo, lançando a bola de sua área.
O Gol
Um Gol é marcado quando a bola ultrapassa a Linha do Gol e vale a princípio 1 ponto. Mas nas seguintes situações ocorrem bonificações:
* Vale 2 Pontos se o Gol for marcado em jogada aérea. Caso o goleiro, jogando na linha, faça o Gol.
*Vale 3 pontos caso o goleiro faça o gol sem sair da sua área de atuação.
O escanteio
O escanteio é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro desta tenha encostado na bola). O lance é executado no ponto de interseção da linha de 6 metros e a linha lateral, do lado onde a bola tenha saído.
O lance lateral
O lance lateral é aplicado quando a bola passa pela “Linha Lateral”, tendo tocado no time adversário. O lance lateral é cobrado do lugar de onde a bola saiu, mas se a bola saiu pela área do gol é cobrada na intersecção da Linha Lateral com a linha de 6 metros. Durante a cobrança os jogadores de defesa devem estar a uma distância mínima de um metro.
Lance livre
Após a infração de alguma regra, o time adversário ganha um Lance livre, e este deverá ser cobrado no local em que foi realizada a falta. Durante a cobrança os jogadores de defesa devem estar no mínimo de um metro de distância da cobrança e alinhados na linha de 6 metros.
Lance de 6 metros
Assim como no handebol de quadra, o lance de seis metros acontece sempre que um jogador sofrer um falta grave. Na cobrança o atleta não deve tocar ou cruzar a linha da área do gol até o arremesso da bola. O goleiro e os outros jogadores devem manter-se a uma distância mínima de 1 metro do arremessador. Se um gol for marcado em uma cobrança de 6 metros, o time é bonificado com um ponto extra.
Tempo regulamentar
O tempo regulamentar de uma partida de handebol de areia é de três sets de 10 minutos cada. Ganha a equipe que vencer mais sets.
Os treinadores têm o direito de pedir uma pausa técnica durante cada período normal de jogo, porém só poderá usar esse direito quando as suas equipes estiver com posse da bola e mostrando para os Oficiais de Mesa um cartão verde. O árbitro decidirá quanto tempo durará essa intervalo.
QUAIS OS GOLS QUE VALE 2 GOLS NO BEACH
GOL DO GOLEIRO
GOL DE 360º
GOL DO CURINGA
GOL DE COSTAS
GOL AEREO
GOL DE 6 METROS
 JOGADORES CIRCULANDO NO JOGO SÃO 5
3 NA LINHA E 1 NO GOL E O CURINGA.
NA QUADRA SÃO 6 JOGADORES E NO BANCO TOTAL DE 10.

Continue navegando