Buscar

Fichamento A Interpretação das Culturas Clifford Geertz

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Maria Eduarda Prass 00289364 
Em “Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura”, Geertz analisa que existem muitos conceitos de cultura e tenta explicá-lo a partir da semiótica, isto é, ele diz que a cultura não é uma regra que pode ser estudada com uma ciência exata, mas é uma ciência interpretativa que busca significados. Segundo ele a cultura é uma teia de significados que o próprio homem teceu e se amarrou.
Sendo assim, Geertz cria a tese de que a antropologia pode descrever culturas de uma forma interpretativa a partir de um texto analitico, repleto de interpretações, que tenta entender a cultura a partir do ponto de vista dos “nativos”, e ela não deve conter hipóteses do comportamento das culturas estudadas, isso iria distorcer o resultado final. 
Ao final do capítulo Geertz afirma que nunca conseguiu chegar a fundo de tudo aquilo que escreveu, pois a cultura é muito complexa para ser decifrada, as sociedades são muito particulares para serem analisadas tão profundamente. 
 Em “Um jogo absorvente: Notas sobre a briga de galo Balinesa” Geertz descreve e analisa os significados atribuídos as brigas de galos de Bali. 
As brigas de galo mesmo que proibidas, exceto em datas especiais, estão sempre ocorrendo, e podem ser tanto centrais como periféricas. As lutas se dividem como “jogo a dinheiro”, que são jogos insignificantes e “jogo absorvente”, que são lutas por status, onde quem está se desafiando são os homens e não os animais em si. Ele fala isto ao observar tudo que está envolvido em uma briga, como a competição exagerada, a masculinidade, o orgulho, entre outras características. Os homens são seus galos e isso se observa pela hierarquização que as lutas apresentam, pois estão divididas entre os galos que não podem brigar por fazerem parte do mesmo grupo de parentesco, galos que não podem brigar por serem de grupos de parentescos aliados e galos da tribo.

Outros materiais