Buscar

Estudo dirigido Fisiologia Sensorial (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Sergipe
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Departamento de Fisiologia
Disciplina: Fisiologia Básica
Professora: Dra Lívia Lins 
Alunos:
Fisiologia Sensorial
Os receptores sensoriais funcionam como transdutores de energia, transformando diferentes tipos de energia em energia elétrica (potencial de ação). Como o receptor sensorial pode ser classificado de acordo com o tipo de estímulo que o ativa? Cite exemplos.
Os receptores sensoriais são células capazes de disparar um potencial de ação após um estímulo, permitindo o indivíduo detectar diferentes tipos de sensibilidade. Os receptores sensoriais podem ser classificados em receptores de adaptação rápida (receptores fásicos) ou receptores de adaptação lenta (receptores tônicos). Caracterize os receptores fásicos e lentos, e cite exemplos de cada um. 
A sensibilidade do tato permite o indivíduo distinguir diferentes estímulos mecânicos aplicados sobre sua pele, bem como reconhecer diferentes formas e tamanhos de objetos por meio da manipulação. Cite os receptores táteis e o estímulo capaz de ativar cada tipo de receptor.
O tato pode ser classificado como tato discriminativo e tato protopático. Descreva as principais diferenças entre eles e cite as vias sensoriais responsáveis pela transmissão das sensações táteis até o Sistema Nervoso Central.
O que é propriocepção? Quais os receptores associados a sensibilidade proprioceptiva? Descreva a função de cada proprioceptor. 
 Cite as vias sensoriais responsáveis pela transmissão da propriocepção consciente e da propriocepção inconsciente, e a importância funcional de cada uma delas.
Nociceptores são terminações nervosas livres responsáveis pela detecção de estímulos potencialmente lesivos ao organismo, associados a sensibilidade dolorosa. Quais estímulos podem ativar um nociceptor?
Qual a importância funcional dos nociceptores serem tônicos ou não se adaptarem (natureza não-adaptativa), ao invés de fásicos?
Diferencie a dor aguda da dor crônica e cite as vias sensoriais responsáveis pela transmissão de cada uma?
Descreva o mecanismo de estimulação dos receptores sensoriais térmicos.
Onde estão localizados os fotorreceptores? Cite as principais características dos fotorreceptores. 
Descreva o processo de fototransdução e a vias neurais envolvidas com a transmissão das informações visuais desde a retina até o córtex visual.
Qual a função da membrana timpânica e do sistema ossicular do ouvido médio?
Descreva o processo de ativação dos receptores auditivos.
Qual a importância do reflexo de atenuação que acontece no ouvido médio?
Explique o que é o potencial endonuclear.
Onde estão localizados os receptores olfativos? Como ocorre o processo de ativação destes receptores?
Os receptores gustativos são quimiorreceptores presentes na superfície dorsal da língua, chamados de botões gustatórios. O ser humano apresenta cinco sensações primárias da gustação. Descreva quais são essas sensações e quais substâncias químicas presentes nos alimentos estão associadas a cada tipo de sensação.
 Quais os nervos cranianos que são responsáveis pela sensibilidade gustatória da língua e da parte superior da faringe?
As áreas sensoriais do córtex recebem informações dos receptores sensoriais. Onde estão localizados o córtex somatossensorial primário, córtex visual primário, córtex auditivo primário, córtex olfatório e córtex gustativo primário?

Outros materiais