Buscar

Resenha Crítica de Livro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito: subtítulo. Cidade: Editora, ano.
Nome completo do autor da RESENHA[1: Titulação; formação e filiação institucional do autor da resenha.]
Resenha é um documento que apresenta uma obra, seja um livro ou um artigo. Existem resenhas jornalísticas, didáticas e críticas. O modelo mais usado para resenhar uma obra com fins acadêmicos é a resenha crítica, que é o tipo recebido pela revista Dialgous.
Uma resenha crítica contém:
Uma apresentação descritiva da obra, seguida de comentários sobre as finalidades de o autor tê-la produzido;
Apresentação resumida das principais ideias apresentadas na obra. Quando se trata de uma teoria é de praxe comentar suas possíveis aplicações. Aqui, empregam-se tanto textos do tipo descritivo, narrativo e dissertativo; no caso de crítica literária ou tradução, comentar com amparo teórico e oferecer referências;
Segue-se uma crítica da obra pelo resenhador, apresentando um texto argumentativo sobre a obra, principalmente levando em conta se o autor conseguiu alcançar seu objetivo. Nesse item o resenhador deve apontar sua crítica com base em outros autores, se necessário.
A apresentação e a formatação de uma resenha crítica devem seguir o modelo dos trabalhos técnicos universitários, ou seja, precisam obedecer às normas recomendadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por tais normas (ABNT), uma resenha pode ter de três a cinco páginas, para os modelos universitários, sem referências bibliográficas (pode usar o recurso da nota de rodapé para citar os autores) e sem anexos.
Finalmente é importante frisar que a revista Dialogus só recebe resenhas críticas de obras com, no máximo, dois anos de publicação.
Orientação normativa
Use fonte Arial Narrow 11, espaçamento simples, com espaçamento duplo entre citações com mais de três linhas, tabelas, quadros e figuras. No topo da página coloque a citação completa da obra, de acordo com ABNT, centralizada. Abaixo, alinhado à direita coloque o nome completo do resenhador seguido de uma chamada numérica (no rodapé desta primeira chamada coloque formação e filiação institucional). Configuração da página: 7,3 superior e inferior; 5,3 direita e esquerda; papel A4.
Como fazer a referência de acordo com a ABNT:
Para Artigo:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Veículo [onde foi publicado]. Cidade, data, pág. Inicial-final.
Para livro:
SOBRENOME, Nome. Título da obra. Tradutor. 2.ed. ou mais. Cidade: Editora, ano.
Para capítulo de livro:
SOBRENOME, Nome. Título do Capítulo. In: Nome SOBRENOME. Título do livro. Edição. Cidade: Editora, ano, p. [página inicial e final do capítulo resenhado]

Outros materiais