Buscar

7-GRUPOS E ORGANIZÃÇÕES (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GRUPOS E ORGANIZÃÇÕES
Fundamentos de Sociologia
Grupos Sociais
Constituídos por duas ou mais pessoas que se identificam e interagem com as outras.
Características dos grupos sociais
Os grupos sociais são constituídos por pessoas que:
1 – se definem como seus membros;
2 - Interagem freqüentemente de acordo com determinados padrões;
3 - Esperam certos comportamentos dos outros membros, que não esperam de outras pessoas;
4 – são definidas tanto pelos membros do grupo como por não membros pertencentes a um grupo com base em características comuns.
5 – Poder de gerar conformidade dos seus membros, levando ao consenso, a ponto de rejeitar a verdade, em prol de um equívoco.
A interação pode ser: pessoal e íntima (família);
 impessoal e distante (dirigentes e
 empregados de uma grande cor –
 poração.
OBSERVAÇÃO:
Categorias sociais e agregados sociais – apesar de serem conjuntos de pessoas que compartilham características comuns, não são considerados grupos sociais.
Categorias sociais: conjuntos de pessoas que compartilham características comuns, que não precisam estar próximas fisicamente nem manifestar qualquer interação. Podem dar origem a grupos sociais.
Agregados sociais: pessoas que se reúnem, mas embora tenham um objetivo comum e observem determinadas normas, não mantêm praticamente nenhuma interação. As multidões, por sua vez, tendem a ser efêmeras, não têm regras nem controles formais.
Tipos de grupos
Primários, secundários e de referência:
Primários: fundamentais para a existência das pessoas e da sociedade. São pequenos, duradouros, íntimos e não especializados. As pessoas se apegam fortemente a eles, pois atendem a muitas de suas necessidades. É esses grupos que as pessoas recebem as primeiras socializações. Ex.: família, grupos de brinquedos, amigos íntimos, vizinhança etc.
Secundários: contatos impessoais, passageiros, segmentários e especializados. Seus membros não se interessam uns pelos outros enquanto pessoas, mas sim como indivíduos capazes de satisfazer necessidades específicas., requeridas pelo desempenho do papel. Ex.: pessoas que têm negócios em comum, sindicatos, clubes recreativos etc.
Referência: grupos dos quais não participamos, mas que são importantes como modelos. Ex.: o modo de vida dos artistas da novela interessa às pessoas que almejam a carreira de ator.
Tamanho dos grupos
O menor grupo possível é a díade. Pode ser fácil ser coeso e, ao mesmo tempo, ser extinto.
Tríade: oportuniza uma certa coesão. Possibilita que dois membros conspirem contra um terceiro, ou por outro lado, permite que um membro possa apaziguar uma divergência. 
À medida que os grupos crescem em número de participantes tornam-se mais estáveis e capazes de resistir à perda de um de seus membros.verifica-se a tendência à redução da interação pessoal.
Liderança no grupo
Instrumental e expressiva
Instrumental: enfatiza a execução de tarefas. Os líderes se preocupam prioritariamente com o alcance de objetivos. Estão concentrados no desempenho e valem-se usualmente de relacionamentos formais com os membros do grupo. Eles dão ordens e até mesmo punem os membros com vistas a obter sua contribuição. São vistos como autoritários. Pode ser importante para o alcance dos objetivos do grupo imaturo, no entanto, é preciso que o líder seja competente, caso contrário, poderá conduzir o grupo por caminhos incorretos.
Expressiva: volta-se para o bem estar de seus membros. Esforçam-se no sentido de elevar o moral dos participantes e minimizar as tensões e conflitos verificados no seu interior. Procuram conseguir a harmonia do grupo cuidando para que seus membros se sintam bem. Para tanto, procuram estabelecer vínculos pessoais com cada participante. Mostram-se simpáticos e esforçam-se nos sentido de romper as tensões com humor. Tendem a ser vistos como democráticos, e tendem a receber mais afeição. Desde que o grupo apresente maturidade, a ação desses líderes tende a ser positiva.
Organizações
Grupos relativamente duradouros e que foram deliberadamente organizados em torno de um conjunto de regras com o propósito explícito de alcançar determinados objetivos.
À medida que o número de membros dos grupos vai se tornando maior, estes passam a ter mais dificuldade para solucionar seus problemas informalmente, tornando-os mais impessoais e formais.
Tipos de organização formal
Podem ser classificadas segundo critérios diversos:
Katz e Kahn – 
1 – organizações econômicas ou produtivas: dedicam-se a produção de bens e prestação de serviços (primárias, secundárias e terciárias);
2 – organizações de manutenção: dedicam-se à socialização e capacitação das pessoas para desempenhar seus papéis em outras organizações (escolas e igrejas);
3 - organizações adaptativas: dedicam-se à produção, desenvolvimento e difusão do conhecimento necessário para fornecer respostas às questões propostas no âmbito da sociedade (universidades);
4 – organizações político-administrativas: coordenação e controle de pessoas e recursos e com a adjudicação entre grupos em competição. (estado, agências governamentais, sindicatos).
Blau e Scott:
1 – associações de benefícios mútuos: o beneficiário é o quadro social (clubes sociais e entidades)
2 – organizações de interesse comercial: proprietários, investidores, acionistas;
3 – organizações de serviços: o beneficiário é o grupo de clientes (hospitais, universidades, agências sociais);
4 – organizações de Estado: criadas pelo Estado para oferecer algum tipo de serviço (tribunais, correios, polícia)
Amitai Etzioni: distingue as organizações pela natureza do poder que nelas é exercido, conforme três tipos:
1 – org. utilitárias: o poder baseia-se no controle dos incentivos econômicos. Empresários – incentivo econômico – trabalho. Empregados – aceitam os objetivos da empresa – benefícios que podem obter. Ex.: bancos, estabelecimentos comerciais.
2 – organizações normativas: também chamadas de voluntárias. O poder baseia-se no consenso acerca dos objetivos e dos métodos da organização – envolvimento motivacional e moral dos seus membros. Ex.: igrejas, partidos políticos, agremiações sociais e instituições filantrópicas.
3 – organizações coercitivas: o poder é imposto pela força ou pela ameaça de sua utilização. Ex.: prisões, hospitais psiquiátricos, campos de concentração. 
Organizações burocráticas
Burocracia: Weber – a burocracia constitui um requisito necessário para conferir racionalidade às organizações. Modelo organizacional radicalmente elaborado, com vistas a garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos pretendidos
Weber identifica seis elementos que caracterizam a organização burocrática ideal:
Especialização do trabalho: tendência para acentuada divisão do trabalho – os trabalhadores especializam-se numa única tarefa, que tende a se tornar cada vez mais específica.
Hierarquia da autoridade: hierarquia fixa de posições, cada uma delas sob a supervisão de um superior. Os cargos são definidos mediante regras delimitadas específicas. A autoridade decorre da natureza do cargo e não das características de seus ocupantes.
3 - Regras e regulamentos: normas e regulamentos escritos, que definem as atribuições de cada cargo, a forma de fixação de seus salários, os critérios para promoção, procedimentos para serem adotados para lidar com seus públicos internos e externos.
4 – Competência técnica: recrutam seus membros de acordo com critérios bem definidos e regularmente avaliam seu desempenho.
5 - Impessoalidade: a definição das atribuições decorre da descrição dos cargos e funções, procurando não levar em consideração as pessoas envolvidas.
6 – Comunicação escrita: comunicação deve ser realizada por meio de memorandos, comunicados, relatórios e outros materiais escritos – maior garantia de efîciência.
Vantagens e limitações da burocracia
Vantagens:
Racionalidade: cada tarefa é subdividida em pequenas operações e pessoas
são treinadas para realizá-las segundo procedimentos padronizados.
Confiabilidade: atividades são conduzidas segundo regras explícitas, a fim de se evitar erros.
Meritocracia: planos de carreira – oportunidade dos funcionários progredirem em função de seus méritos.
Redução do nível de conflito entre as pessoas: cada funcionário sabe o que é exigido dele e quais os limites entre suas responsabilidades e as dos outros funcionários.
Redução de custos e rapidez nas decisões: regulamentação específica e escrita.
Constância e continuidade: os mesmos tipos de decisões devem ser tomadas nas mesmas circunstâncias.
Alguns problemas:
Conflito de valores: como a burocracia não opera no vácuo social, valores não burocráticos se introduzem nas organizações, conflitando com os padrões estabelecidos. Não há como garantir que todos os procedimentos burocráticos sejam seguidos à risca.
Competição de objetivos: os grupos informais que atuam no âmbito das organizações tendem a defender seus próprios interesses, o que faz com que a divisão especializada do trabalho seja freqüentemente violada. Alguns líderes informais conseguem alcançar mais prestígios que supervisores impopulares. A lealdade de algumas pessoas aos seu próprio grupos pode levar à competição departamental, interferindo na racionalidade da organização.
Competição de normas: alguns grupos adotam critérios de julgamento baseados não nos padrões gerais, mas em casos individuais. Parentes e amigos são tratados diferentemente e os burocratas utilizam sua influência para promover pessoas.
Conflito entre staff e linha: staff – especialistas de diferentes áreas, cujas atividades não se relacionam diretamente aos produtos finais da organização. Linha: pessoas incumbidas da gestão dos diferentes setores da organização, tais como finanças, produção e recursos humanos. O staff quer ter autoridade para tomar decisões políticas. A linha tende a resistir às suas recomendações.
Indiferença em relação às necessidades humanas: impessoalidade.
Ritualismo: apego exagerado aos regulamentos.
Inércia: estabilidade – perpetuação de si mesmas.
Excesso de formalismo e papelório: necessidade de documentar e formalizar as comunicações.
Associações voluntárias
Organizações que funcionam com base no associativismo voluntários e se empenham na melhoria das condições de grupos sociais e na própria transformação da sociedade. Elas atuam na provisão de bens públicos, ocupando espaços abandonados pelo Estado e não disputados pelo mercado.
Terceiros Setor: (Primeiro Setor – público; Segundo Setor – privado): nem público, nem privado, mas suas organizações utilizam recursos tanto de Estado quanto de organização privadas – organizações sem fins lucrativos, não submetidas ao controle direto do Estado, que realizam trabalhos voltados ao atendimento de segmentos da população ou da sociedade como um todo. Ex.: Santas Casas, partidos políticos, instituições religiosas, sindicatos, movimentos populares, ONGs, organizações sociais e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos.
5 atributos: organização formal, estrutura não governamental, sem fins lucrativos, gestão própria, participação voluntária.
Objetivos: defender interesses de grupos, fornecer uma identidade e mesmo um propósito para a vida, ajudar a governar a nação e a manter a ordem social, mediar governo e cidadãos, capacitar pessoas para que possam ascender no trabalho, incluir grupos em desvantagem na vida política normal e desafiar as concepções sociais do que é normal ou socialmente aceitável.
Mudança organizacional
Provocadas normalmente pela ação dos governos. A edição de normas para seu funcionamento, a criação de restrições à sua atuação, a cobrança de impostos e taxas, assim como exigências quanto à contratação de pessoal e aquisição de equipamentos
Políticas governamentais, como as voltadas á proteção de minorias étnicas e pessoas com deficiências. As mudanças ocorrem a fim de ajustar as organizações ao novo contexto.
As mudanças podem ser provocadas motivadas por alterações em seus próprios objetivos.
Mudanças – imperativo com o avento da globalização – resistência à mudança – valores culturais.
QUESTÃO
1 – Identifique grupos primários e secundários com os quais você se relaciona
2 – como a eficácia na adoção de um estilo de liderança depende principalmente das características do grupo?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando