Buscar

CASO UM

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO № 1
O aluno deverá assistir aos seguintes filmes:
"Desmundo" (dirigido por Alain Fresnot, roteiro baseado no livro Desmundo, de Ana Miranda) - ambientado em 1570, época em que os portugueses enviavam órfãos ao Brasil para que casassem com os colonizadores, com a finalidade de minimizar o nascimento de filhos com índias. (http://www.youtube.com/watch?v=oxQe_BeRba0).
"Como era gostoso o meu francês" (dirigido por Nelson Pereira dos Santos) - No Brasil de 1594, um aventureiro francês prisioneiro dos Tupinambás escapa da morte graças aos seus conhecimentos de artilharia. Segundo a cultura Tupinambá, é preciso devorar o inimigo para adquirir todos os seus poderes, no caso saber utilizar a pólvora e os canhões. Enquanto aguarda ser executado, o francês aprende os hábitos dos Tupinambás e se une a uma índia e através dela toma conhecimento de um tesouro enterrado e decide fugir. A índia se recusa a segui-lo e após a batalha com a tribo inimiga, o chefe Cunhambebe marca a data da execução: o ritual antropofágico será parte das comemorações pela vitória. (http://www.youtube.com/watch?v=MVoP4IxV10w).
ATIVIDADE EXTRACLASSE OBRIGATÓRIA: 
OS DIREITOS HUMANOS - SUA HISTÓRIA E ATUALIDADE
AFINAL, O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?
OBJETIVO:
Esta primeira atividade busca capacitar o auno a conceber  o que são os Direitos Humanos, a partir da apresentação de vídeos de situações reais de violações, combinado com a leitura reflexiva de  texto retirado de sítio da Internet. 
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
Proporcionar ao aluno uma visão conceitual acerca dos Direitos Humanos, em particular, a partir da consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço.
DESENVOLVIMENTO:
Muita gente tem a idéia de que "esse negócio de Direitos Humanos é coisa prá bandido". Será que é isso mesmo? Afinal, o que são os Direitos Humanos e quem são os seus titulares? Para responder a estas perguntas esta primeira fase de nossa Atividade Estruturada, propõe:
1.    O aluno deve assistir aos vídeos (Youtube) encontrados nos sítios: 
a)    O Trabalho Infantil http://www.youtube.com/watch?v=CQswJT7qOKI&NR=1
b)    Violação aos Direitos Humanos
http://www.youtube.com/watch?v=vL4wKEKTg-I
2.    Depois, ler o texto intitulado: Direitos humanos: Sobre a universalidade rumo aos Direitos Internacional dos Direitos Humanos.
No seguinte sítio: http://www.dhnet.org.br/direitos/brasil/textos/dh_univ.htm
PRODUTO/RESULTADO:
Texto elaborado pelo aluno, com o título: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS.
OS DIREITOS HUMANOS - SUA HISTÓRIA E ATUALIDADE
AFINAL, O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?
Historicamente os direitos humanos são conquistas históricas, e por isso estão em contínuo processo de aprimoramento cultural no tempo e no espaço. Para que eles se efetivem como referência ética de hoje e das futuras gerações, há necessidade de serem refletidos criticamente, divulgados, protegidos e vivenciados a cada dia. Quando falamos em direitos humanos, estamos nos referindo a um conjunto de valores ético-políticos considerados fundamentais para garantir o respeito à dignidade do ser humano, tais como o direito à proteção à vida, à liberdade, à saúde, ao salário digno, à educação, à cultura, ao lazer e a tantos outros.
Os chamados direitos humanos, assim como a compreensão ocidental do que seja a dignidade humana, foram construídos historicamente por meio de muitas lutas do povos contra todo tipo de opressão e violência. Transformados em documentos internacionais e leis nacionais, os direitos humanos avançam como referencial ético laico e em sua efetivação prática a ser conquistada a cada dia.
O primeiro conjunto de direitos fundamentais foi elaborado na modernidade ocidental, fruto das revoluções burguesas dos séculos XVII e XVIII: a inglesa (1688), a americana (1776) e a francesa (1789). São direitos que protegem o indivíduo da opressão de um Estado totalitário. Incluem-se nessa 1ª geração, o direito à vida, segurança, propriedade privada, organização política, liberdade de pensamento, expressão e crença religiosa, ao voto, entre outros direitos civis e políticos. 
As lutas populares do século XIX por condições dignas de trabalhos e as revoluções socialistas do início do século XX também deixaram importante legado na construção do conjunto dos direitos humanos. São direitos sociais, econômicos e culturais que visam a garantir condições dignas de vida social para toda a população. Os direitos da 2ª geração são garantias sociais do Estado frente à opressão e violência entre os indivíduos, como direito ao trabalho e salário dignos, à assistência social, educação, saúde, moradia, cultura, livre associação sindical, greve, ao saneamento básico, lazer, etc. 
Os direitos de 1ª e 2ª geração foram proclamados mundialmente pela ONU, em 1948, na Declaração Universal dos Direitos Humanos. 
Por serem conquistas históricas, novos direitos fundamentais foram elaborados na segunda metade do século XX. Surgiram os direitos humanos de 3ª geração, que buscam proteger os grupos humanos: os povos, as nações e a própria humanidade. Por isso, referem-se à paz e à solidariedade entre os povos, aos cuidados com os recursos naturais, à dignidade das diversas culturas e às relações mais justas, igualitárias e pacíficas entre os povos. Hoje já se fala em direitos humanos de 4ª geração, ligados à bioética e à tecnologia na medicina, ao respeito ao patrimônio genético dos indivíduos e grupos étnicos.
Ao longo do século XX, no período da Guerra Fria entre EUA e URSS, houve uma disputa ideológica sobre a hegemonia entre os direitos humanos liberais, de 1ª geração, e os sociais, de 2ª geração. Todavia, a Conferência Mundial de Direitos Humanos de Viena, em 1993, reafirmou enfaticamente a interdependência a a indivisibilidade do conjunto de direitos humanos, proclamados nos diversos documentos, tratados e declarações internacionais. A Declaração de Viena também conclama os Estados membros da ONU a implementarem programas nacionais de direitos humanos afim de avançar a efetiva aplicação e vivência de todos eles.
 
	Em relação ao eixo 5, o PNDH-3 explicita que “a educação e a cultura em Direitos Humanos visam à formação de nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância. Como processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos, seu objetivo é combater o preconceito, a discriminação e a violência, promovendo a adoção de novos valores de liberdade, justiça e igualdade”.

Continue navegando