Buscar

Conteúdos, Tendências e Metodologias

Prévia do material em texto

Questão 2/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“[...] a criança não foi reconhecida historicamente como um sujeito capaz, racional e que tivesse condições de estabelecer seus próprios fins. Que essa caracterização do infante foi uma escolha baseada em condições históricas e econômicas que, à medida que a sociedade se modifica, novos condicionantes vão surgindo no contexto social e revelam condições de perceber as crianças sob novas perspectivas”. 
Após estava avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHIORI, Alexandre Freitas. O discurso da criança como sujeito de direitos: perspectivas para a educação física na infância.  <https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/viewFile/1980-4512.2012n25p33/20363>. Acesso em 08 abr. 2017. 
Considerando os conteúdos do texto-base Considerações sobre qualidade na Educação Infantil sobre a infância e valores e conceitos que giram ao seu redor, assinale a altiva correta:
	
	A
	Ao longo da história, as crianças sempre foram o principal objeto de atenção do mercado de consumo, o qual, sem pensar em lucros, sempre se preocupou em respeitar os limites, as necessidades e o pleno desenvolvimento do infante.
	
	B
	A história mostra que os infantes sempre tiveram os mesmos sentimentos e sempre foram alvos das mesmas preocupações.
	
	C
	Não há e não houve uma única forma de se compreender e de se relacionar com a infância, já que os sentimentos e os valores se alteram historicamente.
	
	D
	Uma mesma sociedade terá uma mesma constituição econômica, cultural e social, não alterando as relações que envolvem a infância.
	
	E
	Uma mesma sociedade, em seu tempo, comportará, a partir de sua constituição socioeconômica e cultural, um único modelo de infância, pois a criança é universal, com características comuns independente de qualquer outra variável.
	1A
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 3/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61). A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios”. 
Após estava avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PACIEVITH, Thais. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. <http://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/>. Acesso em 08 abr. 2017. 
Considerando os conteúdos do texto-base Considerações sobre qualidade na Educação Infantil a respeito da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A LDB/96 define como finalidade da Educação Infantil o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
	
	B
	A LDB/96 prevê como finalidade da Educação Infantil a oferta de um espaço para a criança passar o tempo, ampliando a possibilidade de trabalho para a família e seu sustento.
	
	C
	A avaliação contemplada pela LDB/96 é de caráter classificatório, com o objetivo exclusivo de promover a criança ao Ensino Fundamental.
	
	D
	A LDB/96 não se propõe a discutir sobre a qualidade e o desenvolvimento integral da criança na fase da infância, somente no Ensino Fundamental e seus consequentes.
	
	E
	A LDB/96 entende que o desenvolvimento integral da criança não contempla os aspectos físicos e psicológicos, somente o intelectual, social e a ação da família e da comunidade.
	1A
	2E
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 4/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia a seguinte afirmativa: 
“[Segundo Steinberg, as] mídias sabem que construir uma Kindercultura pode render não apenas o consumo do presente – festas de aniversário, Natal, como estabelecer uma prática devida, um modo de viver integrado ao consumo como um hábito ou estilo de vida. A cultura massificada da mídia faz parte das culturas socializadoras das crianças e compartilha com as culturas infantis do universo imaginário da infância”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele esta disponível em: BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2028100.pdf>. Acesso em 14 dez. 2016. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Infância nas vozes das crianças: Culturas infantis, trabalhos e resistências sobre culturas produzidas para crianças, assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de kindercultura:
	
	A
	Esse conceito se refere a criar um estilo de vida infantil totalmente ligado à natureza.
	
	B
	Kindercultura é uma cultura que idealiza o aprender sem regras ou normas para o desenvolvimento integral da criança.
	
	C
	O conceito de kindercultura diz respeito a uma cultura que é passada para as crianças por meio de materiais didáticos criados exclusivamente para se trabalhar em sala de aula, tendo em vista o desenvolvimento integral e o bem-estar social do infante.
	
	D
	O termo kindercultura se refere a uma cultura que transmite às crianças informações de valores morais.
	
	E
	Kindercultura é uma cultura que anuncia uma nova ideia de infância a partir, basicamente, do consumismo.
	1A
	2E
	3A
	4(?)
	5(?)
Questão 5/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A educação das crianças de zero a seis anos tem em sua tradição a oferta em jornada de tempo integral em grande parte das instituições. Por trás dessa tradição, existem fatores de naturezas diversas e provavelmente complementares, como os socioeconômicos e os políticos”. 
Após estava avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAUJO, et al. Educação Infantil: Em Jornada de tempo integral dilemas e perspectivas.
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32831-seb-educacao-infantil-em-jornada-de-tempo-integral-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 8 abr. 2017. 
Considerando os conteúdos do texto-base Considerações sobre qualidade na Educação Infantil a respeito do papel que as instituições de educação infantil ocupam na sociedade e das políticas que as envolvem, é correto afirmar que:
	
	A
	As políticas tímidas para a educação infantil ajudam a impulsionar o debate sobre o papel da educação sem necessidade de pressão, de cobrança.
	
	B
	A tradição da maioria das creches e pré-escolas para a população de baixa renda é marcada por um atendimento de primeira qualidade.
	
	C
	Atualmente, as escolas também ocupam o papel de liberação da mulher para o mercado de trabalho com a possibilidade de períodos de atendimento variados.
	
	D
	A questão da qualidade deve ficar centrada nos centros de excelência, uma vez que essas instituições garantem o atendimento gratuito a toda população.
	
	E
	A escola não é um recurso necessário como mecanismo de liberação da mulher para o mercado de trabalho; a escola deve se limitar à educação, para tal, precisa ficar alheia às necessidades das famílias dos infantes.
	1A
	2E
	3A
	4C
	5(?)
1 Apol - Questão 1/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias - tirei 80 pontos 
 
Leia o seguinte frag mento de texto: 
“A Lei de Diretr izes e Bases d a Educaç ão Brasileir a (LDB 9394 /96) é a legisl açãoque regulamenta o sistema educacional (públi co ou pr ivado) do Brasil 
(da educação básica ao ensino superior ). Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Dire trizes e Bases da 
Educação, que regulamenta todos o s seus níveis. A pr imeira LDB fo i pr omulgada em 1961 (LD B 4 02 4/61). A LDB 9394/96 reafirma o direito à 
educação, gar antido pela Constituição Fed eral. Estabelece os princípios da educação e os de veres do Estado em r elação à educ a ção escolar pública, 
definindo as respon sabilidades, em regime de cola boração, entre a U n ião, os Estados, o D istrito Federal e os Municípios”. 
Após estava avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele e stá disponível em: PACIEVITH, Thais. Lei de Diretrizes e Bases da Ed ucação. < http://www.infoescola.com/educac ao/lei-de-diretrizes-e -bases-da-educacao/>. 
Acesso em 08 abr. 2017. 
Considerando os cont eúdos do texto -base Consid erações sobre qualidad e na Educação I nfantil a r espeito da nova Lei de Diretrizes e Bases da 
Educação Nacional d e 1996, assinal e a alternativa corr eta: 
 
A 
A LDB/96 define co mo finalidade da Educaç ão Infantil o desenvolvim ento integr al da criança até 6 anos de idade, 
em seus aspectos físico, p sicológico, intelectual e social, complementando a aç ão da família e da com unidade . 
 
B 
A LDB/96 prevê como finalidade da Educaç ão Infantil a oferta de um espaço para a criança pas sar o tempo, 
ampliando a poss ibilidade de trabalho par a a família e seu sustento. 
 
C 
A avaliação contemplada pela LDB/96 é de carát er classificatório, co m o objetivo exclusivo de pr omover a criança 
ao Ensino Fundamental. 
 
D 
A LDB/96 não se propõe a discutir sobr e a qualidade e o desenvolvi mento integral da cr iança na fase da infância, 
somente no Ensino Fund amental e seus co nsequentes. 
 
E 
A LDB/96 entende que o desenvolvimento integr al da criança não cont empla os aspectos f ísicos e psicol ógicos, 
somente o intelectual, social e a ação da família e da comunidade. 
 
Questão 2/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias 
 
Leia o seguinte fragmento de texto: “A educação das crianças de zero a seis anos tem em sua tradição a oferta em jornada de tempo 
integral em grande parte das instituições. Por trás dessa tradição, existem fatores de naturezas diversas e provavelmente 
complementares, como os socioeconômicos e os políticos”. 
Após estava avaliação , caso queira ler o texto integralme nte, ele está disponível em: ARAUJO, et al. Educação Infantil: Em Jornada de tempo integral dilemas e perspectivas. 
<http://portal.mec .gov.br/i ndex.php? o ption=com_docma n&view =dow nload& alias=328 31 -seb-educa cao -infa ntil-em-jornada-de- tempo-integral-pd f&Itemid=30192>. Acesso em: 8 abr. 201 7. 
 
Considerando os conteúdos do texto-base Considerações sobre qualidade na Educação Infantil a respeito do papel que as instituições 
de educação infantil ocupam na sociedade e as políticas que as envolvem, é correto afirmar que: 
 
A 
As políticas tímidas para a educação infantil ajudam a impulsionar o debate sobre o papel da educação sem 
necessidade de pressão, de cobrança. 
 
B 
A tradição da maioria das creches e pré-escolas para a população de baixa renda é marcada por um atendimento de 
primeira qualidade. 
 
C 
Atualmente, as escolas também ocupam o papel de liberação da mulher para o mercado de trabalho com a 
possibilidade de períodos de atendimento variados. 
 
D 
A questão da qualidade deve ficar centrada nos centros de excelência, uma vez que essas instituições garantem o 
atendimento gratuito a toda população. 
 
E 
A escola não é um recurso necessário como mecanismo de liberação da mulher para o mercado de trabalho; a escola 
deve se limitar à educação, para tal, precisa ficar alheia às necessidades das famílias dos infantes. 
Questão 3/5 - Co nteúdos, Tendênci as e Metodologias 
 
Leia o seguinte frag mento de texto: “[...] a crianç a não foi reconhecida histor icamente como um sujeito c apaz, racional e que tivesse condições de 
estabelecer seus pr óprios fins. Que essa car acterização do infante fo i uma escolha baseada em co ndições históricas e econômic as que, à medid a que a 
sociedade se modific a, novos condicionantes v ão surgindo no contexto social e revelam condiçõ e s d e perceber as crianças sob novas perspectivas”. 
Após estava avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele e stá disponível em: MARCHIORI, Alexandre Freitas. O discurso da criança como suj eito de direitos: perspectivas para a ed ucação física na infância. 
<https://periodicos.ufsc.br/index.php/z eroseis/article/viewFile/1980- 4512.2012n25p33/20363>. Acesso e m 08 abr. 2017. 
 
Considerando os cont eúdos do texto -base Consid erações sobre qualidad e na Educação I nfantil sobr e a infância e valor es e conceitos qu e giram ao 
seu redor, assinale a alti va correta: 
 
A 
Ao longo da histór ia, as crianças sempre for am o principal objeto d e atenção do mercado de co nsumo, o qual, sem 
pensar em lucros, se mpre se preocupou em re speitar os limites, as necessid ades e o pleno d esenvolvimento do 
infante. 
 
B 
A história mostra q ue os infantes sempre ti veram os mesmos s entimentos e sempr e foram alvos das mesma s 
preocupações. 
 
C 
Não há e não houv e uma única forma de se compre ender e de se relacion ar com a infância, já que os sentime ntos e 
os valores se alteram h istoricamente. 
 
D 
Uma mesma sociedade ter á uma mesma constituição econômica, cultural e soci al, não alterando as relaçõ es que 
envolvem a infância. 
 
E 
Uma mesma sociedade, e m seu tempo, comportar á, a partir de sua constit uição socioeconômica e cult ural, um único 
modelo de infância, poi s a criança é universal, com c aracterísticas comun s independente de qualqu er outra variável. 
 
DE 21 PÁGINAS
Questão 4/5 - Conteúdos, Tendências e Metodologias 
 
Considere o trecho de texto a seguir: “A atividade da escuta não é algo fácil de praticar, ainda mais quando o interlocutor em questão é uma 
criança. Considerada um dos grandes desafios na Educação Infantil, encarar o aluno que tem menos de 6 anos como um sujeito ativo, 
protagonista de sua própria trajetória é fundamental para a construção de um modelo de escola emancipatória”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIRA, Davi. A criança é um sujeito ativo e deve ser escutada . 
<http://porvir.org/a-crianca-e-um -sujeito-ativo-deve-ser-escutada/>. Acesso em 15 dez. 2016. 
 
Conforme os conteúdos do texto-base A atitude do educador de infância e a participação da criança como referenciais 
de qualidade em educação, ouvir, escutar e compreender são instrumentos de apoio à intervenção do educador infantil. A 
esse respeito, é correto afirmar que o processo de escuta envolve: 
 
A 
Um ato e um processo de observar, escutar e compreender a criança. 
 
B 
Escutar as crianças para assim repreendê -las em suas ações enérgicas. 
 
C 
Escutar a criança de modo que seus desejos sejam sempre atendidos. 
 
D 
A possibilidade de impor regras à criança, obrigando -a a observar e aceitar o mundo na perspectiva 
do professor. 
 
E 
Questão 5/5 - Co nteúdos, Tendênci as e Metodologias - 
 
Considere o seguinte extrato de texto: “[...] podemos r eivindicar três funções indi ssociáveis para as creches e pr é -escolas. Prim eiramente uma função 
social, que consiste em acolher, para educar e cuidar, crianças entre 0 e 6 anos e 11 meses, co mpartilhando c om as famílias o pro cesso de formação e 
constituição da cr iança pequena em sua integralid ade”. 
 
Após estava avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele e stá disponível em: BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Práticas cotidianas na educa ção infantil bases para a reflexão sobre as orientações curricula res. 
<http://portal.mec.gov.br/dmdocumen ts/relat_seb_praticas_cotidianas.pdf>. Ac esso em 8 abr. 2017. 
 
Considerando os cont eúdos do texto -base Consid erações sobre qualidad e na Educação I nfantil sobr e educação e cuidado e a superação da dicotom ia 
entre assistência e educação, é cor reto afirmar que: 
 
A 
É consenso que a ideia de “c uidado” não tem como ser incluído no conceito de ‘educar’, poi s são tarefas que até ho je 
são consideradas oposta s entre si. 
 
B 
Atualmente, as cr eches precisam direcionar seu trabalho somente para o “edu car”, isto é, para o fazer pedagógico, 
enquanto que as pr é-escolas precisam se pr eocupar apenas com o “cuid ar”, entendido apenas co mo 
“assistencialismo”. 
 
C 
O conceito de educar envolve som ente as creches e as pré -escolas, tendo e m vista que as crianças de 0 a 6 anos 
precisam de maior cuidado para garantir sua educação. 
 
D 
O cuidar e o educar são aspectos que per fazem os objetos educacionai s, não sendo considerados exc lusivos à 
determinada par cela da sociedade. 
 
E 
Os trabalhos nas cr eches e nas pré -escolas precisa m ser direcionados exclusi vamente com o “cuidado”, entendido 
apenas como “assistenci alismo”, e não com o pedagóg ico, visto que são cr iança de 0 a 6 anos que nece ssitam 
somente desse cuid ar qu e envolve amor e carinho por parte dos educadores. 
PARA ESTUDAR 
 
1- “Propiciando a brincadeira, [...] cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma 
compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos”. 
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto i ntegralmente, ele está dispo nível em: BRASIL. Ref erencial Nacional para a Educa ção Infantil. 
Ministério da Educação e do Desporto , Secretaria de Educação Fund amental. Brasília: MEC/SE F, 1998, vol. 1 -3. 
 
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf>. Acesso em 08 abr. 2017. 
 
De acordo com a dada afirmação e os conteúdos do texto-base: Temas das brincadeiras de papéis na educação infantil. 
Assinale a alternativa correta sobre a escolha dos temas das brincadeiras de papéis sociais pelas crianças: 
 
 A - As crianças não devem ter opção para a escolha do tema, uma vez que não conseguem explorar a brincadeira de 
forma mais enriquecedora. 
 B - O professor deve sempre participar das brincadeiras, de terminar o tema e escolher ele próprio os objetos que as 
crianças irão utilizar, não permitindo a escolha nem a interferência das crianças. 
 C - Temas como mocinho e bandido não devem ser aceitos pelo professor por ser um tema que poderá determinar a 
personalidade violenta da criança. 
 D - O conteúdo representado nas brincadeiras de papéis sociais não reflete condutas fundadas em normas e valores 
sociais. 
E- Os temas para desenvolvimento das brincadeiras de papéis sociais podem conter tanto a sugestão do professor 
como também acolher temas que reflitam a vivencia das crianças. 
 
2 - Leia o excer to de tex to a seguir : “A discu ssão acerc a da qualidad e da ed ucação r emete à d efinição do que se entende por educa ç ão. P ara algu ns, 
ela se restringe às di ferentes et apas d e escolarização que se a presentam de modo siste mático por meio do siste ma esco lar. Para outros, a educaç ão 
deve ser entendida c omo espaço múltiplo, que co mpreende diferentes atores, espaços e di nâmicas formativas, efetivado por meio de processos 
sistemáticos e assist emáticos”. 
 
Após estava a valiação, caso queira ler o texto integralmente, ele est á disponível e m: DOURADO, Luiz F ernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de . A qualidade da 
educação: perspectivas e desafios. Cad. CEDES, Ca mpinas, v. 2 9, n. 7 8, p. 201 -215, ago. 2009. -- <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-
32622009000200004&lng=en&nrm=iso>. 
Acesso em 08 abr. 2017. 
 
Considerando os cont eúdos do texto -base Con siderações sobre qualidade n a Educação Infantil s obr e a questão da qualidade d a educação no Brasil , 
analise as afirmativa s a seguir: 
 
I. O termo qualidad e não se traduz em um conc eito único, universal e absolu to, já que diferente s setores da sociedade e difer entes polític as 
educacionais pod em compreendê-lo de modo distinto. 
 
II. O termo qualid ade é único e absoluto, as sim sendo, não depende de co mo os diferentes setor es da sociedade e diferentes po líticas educacionais o 
compreendem. 
 
III. Uma boa educaç ão tem um custo e ele não é baixo; portanto, falar e m qualidade na educaç ão implica nec essariamente discutir recursos para o seu 
financiamento. 
 
Está correto apena s o que se afirma em: 
 A - I e II I 
 B - I e II 
 C - II e III 
 D - II 
 E - I 
 
3- “Os educadores devem, tanto quanto po ssível, ajudar as crianças a ultrapassar as suas dificuldades, r espeitando a sua 
maturidade, o seu pensamento e a sua individualidade. A relação do educador com o grupo de cr ianças e com cada uma delas 
em particular é constante e dá-se no decurso de cada dia letivo, tanto na sala de aula como no recreio”. 
 
Após esta avaliação, c aso queira ler o texto i ntegralmente, ele está disponív el em: SOUS A, Só nia Mar garida Ol iveira. A a fetiv idade do educador na 
promoção de atitudes de inclusão no contexto da ed ucação pré -escolar. 2016. 138 f. Diss ertação d e Mestrado. Univer sidade F ernando Pessoa, Porto, 
2013. <http://bdigital.u fp.pt/bitstream/ 10284/3992/1/TESE%20S %C3%B3nia%20Sou sa%20(Corpo).pdf>. Acesso em 15 dez. 2016. 
 
Tendo em vista os conteúdos do texto-base. 
A atitude do ed ucador de infância e a participação da criança como referenciais de qualidade em educação sobre a atitude 
experiencial do educador infantil, é correto afir mar que os instrumentos de apoio que sustentam a pr á tica do profissional da 
educação e o ajudam a consciencializar -se r elativamente das oportunidades de participação que oferece (ou não) à criança/ao 
grupo com quem está no quotidiano educativo são denominados de: 
 
Assinale a correta: 
 
A - Instrumentos reguladores 
B - Instrumentos institucionais 
C - Ferramentas profissionais 
D - Ferramentas que substituem o professor 
 E - Ferramentas autoritárias 
 
 4- “ Segundo Stein Berg, as mídias sabem que construir uma Kindercultura pode render não apenas o consumo do presente – 
festas de aniversário, Natal, como estabelecer uma prática de vida, um modo de viver integrado ao consumo como um hábito ou 
estilo de vida. A cultura massificada da mídia faz parte das culturas socializadoras, das crianças e compartilha com as culturas 
infantis do uni- verso imaginário da infância” . 
 
Após est a av ali ação, c aso q u eir a ler o t e xto int eg r almen te, ele est a dispo ní vel e m: B ARBOS A, Maria Carm en Silveira. Cult uras escol ar es, c ultur as 
de inf ância e cult ur as f a mil iares: as s ocial izaç ões e a escolari zaç ão n o e ntret ecer dest as c ulturas. < h tt p:// w ww.sciel o.br / pdf/ es/ v28n 10 
0/a2028 10 0.p df> . Acesso e m 1 4 dez. 20 16. 
 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do texto - base : Infância nas vozes das crianças: Culturas infantis , 
trabalhos e resistências: sobre culturas produzidas para crianças. Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de 
Kindercultura: 
 
A - Esse conceito se refere a criar um estilo de vida infantil totalmente ligado à natureza. 
 
B - Kindercultura é uma cultura que idealiza o aprender semregras ou normas para o desenvolvimento integral da criança. 
 
C - O conceito de Kindercultura diz respeito a uma cultura que é passada para as crianças por meio de materiais didáticos criados 
exclusivamente para se trabalhar em sala de aula, tendo em vista o desenvolvimento integral e o bem- estar social do infante. 
 
D - O ter mo Kindercultura se refere a uma cultura que transmite às crianças informações de valores morais. 
 
 E - Kindercultura é uma cultura que anuncia uma nova idéia de infância a partir, basicamente, do consumismo
 
 
 
DE 21 PÁGINAS

Continue navegando