Buscar

CIMENTO PORTLAND

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CIMENTO PORTLAND
Cimento Portland, foi o nome dado pelo químico britânico Joseph Aspdin ao tipo pó de cimento, em 1824, em homenagem à ilha de Portland devido às semelhanças de seu produto final, com as rochas que eram extraídas nesta pequena península inglesa.
 Cimento é uma palavra originada do latim caementu, ou seja, pedra proveniente de rocno hedos. 
 No Egito antigo, utilizavam uma espécie de gesso calcinado. Roma e Grécia antiga usavam em seus monumentos uma hidratação de cinzas vulcânicas. Nas mãos do inglês John Smeaton ganhou desenvolvimento em suas pesquisas para construir o farol de Eddystone em 1756.Com James Parker, que descobriu em 1791 e patenteou em 1796 um cimento com o nome de Cimento Romano, composto por sedimentos de rochas da ilha de Sheppel.
 Mas foi o inglês Joseph Aspdin, envolvendo processos de misturas, queima e moagem da argila e pó de pedra calcária retirada das ruas, conseguiu um materia pulverulento na qual ele acrescentou uma quantidade de água, produzindo uma argamassa. Depois, deixava-a secar, conseguindo um material de dureza parecida com as pedras utilizadas nas edificações. Por fim, o construtor patenteou este pó em 1824, com o nome de cimento Portland.
Materiais do Cimento Portland:
 Os principais componentes do cimento portland são: Alita e belita, C3A e C4AF Alita na sua composição pura 3CaO.SiO2
 C3S(Alita): SilicatoTricalcio(3CaO.SiO2)-é um dos constituintes essenciais do clínquer(40 a 70%).
 C2S(Belita):Silicato Bicálcio(2CaO.SiO2)-é muito importante também,contribuindonas resistência mecânica do cimento.
No Brasil
 No Brasil, a primeira tentativa de produção do Cimento Portland ocorreu em 1888, quando o Comendador Antonio Proost Rodovalho instalou uma fábrica em sua fazenda em Sorocaba (SP). A produção regular do cimento, no entanto, só ocorreu em 1926, quando a Cia. Brasileira de Cimento Portland Perus, localizada no município de Perus (SP), foi autorizada pelo governo a produzir o insumo no País.
 O Brasil é o 10º maior produtor de cimento do mundo, atrás de 1º China, 2º Índia, 3º Estados Unidos, 4º Japão, 5º Espanha, 6º Rússia, 7º Coréia do Sul, 8º Itália e 9º Turquia.
Tipos de Cimentos:
 Atualmente, existem 8 tipos básicos de cimento Portland normalizados e disponíveis no mercado brasileiro. 
 o Cimento Portland Comum (CP I) 
 o Cimento Portland Composto (CP II) 
 o Cimento Portland de Alto-Forno (CP III) 
 o Cimento Portland Pozolânico (CP IV) 
 o Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI) 
 o Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS) 
 o Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC) 
 o Cimento Portland Branco (CPB)
 A esses tipos se somam subtipos, em função da natureza da adição e classes de resistência, que levam à existência de mais de duas dezenas de produtos normalizados no mercado. Os produtos ofertados pelos fabricantes são baseados na disponibilidade de matéria-prima e adições, bem como dos equipamentos de moagem e armazenamento de cada regional. Vale lembrar que os diferentes tipos de cimento se destinam a todas as aplicações. Alguns apresentam características adicionais que os qualificam para fins específicos, como o cimento Portland de alta resistência inicial (CP V), indicado para aplicações em que é fundamental a elevada resistência às primeiras idades. 
 Já os cimentos Portland de alto-forno e pozolânicos, CP III e CP IV, respectivamente, são usados nos grandes centros urbanos devido à proteção que oferecem contra chuva ácida, fuligem de automóveis e fábricas, bem como de águas contaminadas de rios e córregos. Este tipo de cimento também é indicado para a construção de barragens, fundações, tubos e canaletas expostas a líquidos agressivos, obras submersas ou de zona costeira.

Outros materiais