Buscar

ATIVIDADE SOB A NEVOA DA GUERRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO
DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DANIELLE GONÇALVES PASSOS DO NASCIMENTO
INSTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
Documentário: Sob a Névoa da Guerra.
Liste todos os atores (agentes estatais) e atores secundários que aparecem no documentário “Sob a Névoa da Guerra”, relacionando com seus personagens.
No documentário, os atores estatais estão representados por figuras públicas dos governos envolvidos nos conflitos:
Robert McNamara: O entrevistado do documentário, foi analista estatístico do Corpo Aéreo do Exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, mas virou um agente estatal importante no governo do presidente Kennedy, quando ocupou o cargo de Secretário de Defesa dos Estados Unidos e durante parte do governo de Lyndon Johnson, atuando com enfoque no conflito com o Vietnã. 
John F. Kennedy: Foi o 35º presidente dos EUA, citado várias vezes por McNamara, o presidente teve papel importante na crise dos mísseis cubanos de outubro de 1962, um conflito que envolveu a antiga URSS, Cuba e os EUA. Foi no governo dele que se inicia os conflitos com o Vietnã, porém foi assassinado antes de um maior envolvimento dos EUA.
Lyndon B. Johnson: Foi o 36º presidente dos EUA. Era vice do presidente Kennedy e subiu ao posto de presidente com a morte dele. Tinha grande aprovação da população durante seu governo, mas com a intensificação da guerra com o Vietnã, o povo já não acreditava mais nas decisões políticas que tomava. McNamara trabalhou com ele, mas não tinham uma relação muito boa, pois o presidente culpava McNamara pelas más ações durante a guerra do Vietnã.
Tommy Thompson: Ex-embaixador americano em Moscou, que por ter proximidade com o presidente Russo, auxiliou Kennedy na tomada de decisões sobre os ataques a Cuba e a URSS.
Curtis LeMay: Era General da Força Aérea do Exército Americano, e sob o comando dele, foram feitos vários ataques ao Vietnã. No conflito com Cuba, acreditava que os EUA deveriam atacar o inimigo, e não acreditou em uma vitória, quando houve o fim do conflito.
Fidel Castro: Fidel Castro foi presidente de Cuba desde a Revolução Cubana, e foi citado por McNamara pois era presidente do país, e estava em conflito com os EUA, além de ter apoio da URSS no conflito de mísseis nucleares durante a guerra fria.
Nikita Khrushchev: Líder Soviético no período da Guerra Fria, e teve papel fundamental na crise dos mísseis em Cuba.
Os atores secundários que estão representados pela opinião pública, quando civis americanos vão as ruas pedir o fim da guerra no Vietnã e a volta dos soldados americanos e além de pressionarem os governos em relação ao tempo de duração do conflito, que precisava chegar ao fim. 
Descreva os atores preponderantes na tomada de decisão, exemplificando com cenas do documentário.
Os agentes estatais tomaram a maioria das decisões durante os conflitos descritos no documentário. O presidente Kennedy quando recebe as mensagens enviadas pelos russos, uma de forma agressiva que tornaria o conflito mais incisivo (“Se vocês atacarem, estamos preparados para o confronto com enorme poderio militar”) se fosse respondida com uma retaliação e outra que tentava amenizar a situação (“Garantam que não invadirão Cuba, e nós retiramos os mísseis”), com o auxílio do ex- embaixador Americano em Moscou, Tommy Thompson entendem que a melhor opção era responder a carta mais branda dos russos e tentar uma negociação para a retirada dos mísseis. Assim como o General da Força Aérea do exército americano, tomou a decisão de enviar os aviões tripulados para bombardear o Japão, mesmo sabendo que existia um risco de dano aos aviões e aos pilotos na hora de despejar os projéteis. O presidente Lyndon Johnson também tomou decisões importantes, como um ataque aos vietnamitas, acreditando que seria um contra-ataque visto que eles enviaram mísseis aos navios americanos, entretanto, o primeiro ataque sofrido pelos americanos não foi feito pelos vietnamitas, apenas o segundo, sendo, e a resposta então seria ao segundo ataque.
Analise no texto de Ricardo Seintenfus o organograma do Departamento de Estado dos EUA e teste sua compatibilidade com a hierarquia mostrada no documentário.
Ao analisar o organograma do Departamento de Estado dos EUA, podemos perceber que existe uma vasta divisão de cargos e assuntos abordados, assim como demonstrado no documentário. Para cada setor existe um responsável que toma as decisões necessárias em relação a algo de sua competência. Exemplo disso é a relação dos envolvidos no documentário, General LeMay comandava os militares do exército, mas também deveria obedecer às ordens do secretário de defesa que era o McNamara, e este recebia ordens diretas do presidente. Dessa forma criando uma rede hierárquica muito grande, que pode tanto ser um ponto positivo quanto negativo.

Outros materiais