Buscar

A construção de Relações Internacionais como campo de pesquisa, claro, também gerou disputas entre seus agentes e interpretadores. O primeiro debat...

A construção de Relações Internacionais como campo de pesquisa, claro, também gerou disputas entre seus agentes e interpretadores. O primeiro debate no campo das RI se deu entre Realistas e Liberais, que, respectivamente, defendiam:

  1. Que a guerra jamais poderia ser eliminada completamente, e o equilíbrio de poder era a melhor forma de gerenciar os conflitos entre os Estados; que as instituições internacionais poderiam eliminar a guerra ao obrigarem os Estados a respeitarem a Liga das Nações.
  2. Que as instituições internacionais deveriam pautar a política internacional; que o equilíbrio de poder seria melhor representado segundo o princípio da segurança coletiva.
  3. Que a guerra jamais poderia ser completamente eliminada das relações internacionais, mas poderia ser gerenciada pela política de equilíbrio de poder; que as instituições internacionais seriam o melhor caminho para o estabelecimento, gradativo, de uma ordem internacional mais justa e harmônica.
  4. Que a ONU não poderia eliminar a guerra, pois o poder na política internacional reside nos Estados; que a ONU poderia eliminar a guerra, por meio da dissuasão imposta pela segurança coletiva.
  5. Que o equilíbrio de poder deveria ser implementado pelas instituições; que a guerra poderia ser superada por meio de um regime unipolar, com uma superpotência capaz de impor a ordem.


💡 2 Respostas

User badge image

LEANDRO SANTANA DE MATTOS

Realistas e Liberais diferem, essencialmente, a respeito de como lidar com a estrutura anárquica da política internacional. Enquanto os primeiros não veem saída para os dilemas de segurança que compelem os Estados a se respaldarem militarmente e jamais abandonarem os cálculos de poder, os segundos entendem que, através das instituições internacionais, as práticas podem exercer poder pedagógico, reorientando a política em uma direção mais cooperativa e segura para todos.


Resposta n. 3

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 1: "Que a guerra jamais poderia ser eliminada completamente, e o equilíbrio de poder era a melhor forma de gerenciar os conflitos entre os Estados; que as instituições internacionais poderiam eliminar a guerra ao obrigarem os Estados a respeitarem a Liga das Nações."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais