Buscar

AV2 - ECA - 1

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0022_AV2_201201389054 » DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Tipo de Avaliação: AV2
 1a Questão (Ref.: 201201570938)	Pontos: 0,5  / 0,5
CESPE - 2010 - MPE-SE - Promotor de Justiça - Adaptada - Tendo em vista o conteúdo estudado em aula, marque a opção CORRETA. A competência da Justiça da Infância e da Juventude inclui:
 	a aplicação de penalidades administrativas nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente, bem como a tomada de conhecimento de casos encaminhados pelo Conselho Tutelar e a aplicação das medidas cabíveis.
	o conhecimento de ações decorrentes de irregularidades em entidades de atendimento e a aplicação das medidas adequadas, bem como a administração do funcionamento dessas entidades, homologando a admissão e dispensa de seus funcionários.
	o impedimento do trâmite processual de ações civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente.
	o conhecimento de representações promovidas pelo Ministério Público, para apuração de ato infracional atribuído a adolescente, com a aplicação das medidas apropriadas, bem como a promoção do o cadastramento do adolescente infrator no sítio do Ministério da Justiça para posterior controle de sua prestação de serviços à comunidade.
	a promoção de ressocialização dos adolescentes infratores por meio da dupla jornada laborativa, que deve ser desenvolvida nas entidades de atendimento social da infância e da adolescência mantidas sob intensa auditoria judicial.
 2a Questão (Ref.: 201201567552)	Pontos: 1,0  / 1,0
CEPERJ - 2007 - DEGASE - Auxiliar Administrativo - Adaptada: Tendo em vista o conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. Em seu artigo 88, o ECA relaciona algumas diretrizes da política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, dentre as quais estão: a municipalização do atendimento e a criação de conselhos municipais, estaduais e nacional dos direitos da criança e do adolescente. Nessas duas diretrizes, estão presentes, respectivamente, os seguintes princípios propostos pelo ECA para a política de atendimento:
 	Descentralização e Participação.
	Mobilização e Fragmentação.
	Federalização e Sustentação.
	Centralização e Delegação.
	Impugnação e Desconcentração.
 3a Questão (Ref.: 201201601512)	Pontos: 0,0  / 0,5
Julieta chega ao hospital olho que tudo vê com sinais que denotam a prática de abusos, pois possui hematomas, vermelhidões e duas marcas de mordidas. A mãe da criança informa que os ferimentos são decorrentes de uma briga com uma coleguinha de escola. Após o tratamento, o hospital libera Julieta, sem tomar qualquer outra providência. Pode-se afirmar que tal conduta, por parte do hospital, caracteriza:
 	infração administrativa
	indiferente administrativo
	infração penal
	contavenção
 	crime e infração administrativa
 4a Questão (Ref.: 201201513118)	Pontos: 1,5  / 1,5
Alfredo (46 anos) e sua esposa Ana (43 anos) são conhecidos no bairro onde residem por suas ações sociais voltadas para a proteção de crianças e adolescentes. Ambos se candidataram a membros do mesmo Conselho Tutelar da localidade onde moram. Diante do exposto, pergunta-se: Neste caso ambos poderão ser eleitos e exercer a função de conselheiros no mesmo Conselho Tutelar? Justifique.
Resposta: Não, pois segundo o ECA é vedado a marido e mulher trabalharem juntos, no mesmo Conselho Tutelar.
Gabarito: Gabarito: Não poderão exercer juntos a função devido ao impedimento legal por serem marido e mulher conforme estabelece o art. 140 do ECA que diz ¿São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado¿.
 5a Questão (Ref.: 201201631070)	Pontos: 0,0  / 0,5
X EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Acerca da colocação da criança ou do adolescente em família substituta na modalidade adoção, assinale a afirmativa correta.
	A adoção produz os seus efeitos a partir do trânsito em julgado da sentença declaratória do estado de filiação, porém, se o adotante vier a falecer no curso do procedimento os efeitos retroagirão à data do óbito.
	a adoção não produz qualquer efeito jurídico.
 	A adoção depende do consentimento do adotando, se maior de 12 anos de idade, e dos pais do adotando ou do representante legal deste ou do guardião legal ou de fato, na falta dos primeiros.
 	A adoção produz os seus efeitos a partir do trânsito em julgado da sentença constitutiva, porém, se o adotante vier a falecer após inequívoca manifestação de vontade no curso do procedimento, os efeitos retroagirão à data do óbito.
	A adoção extingue os vínculos pretéritos entre o adotado e a família anterior, porém, excepcionalmente, no caso de falecimento dos adotantes, o poder familiar dos pais naturais poderá ser restabelecido, se atender ao melhor interesse do menor.
 6a Questão (Ref.: 201201501009)	Pontos: 0,5  / 0,5
Assinale a alternativa CORRETA:
 	A adoção é a única das modalidades de colocação em família substituta que é irrevogável
	O grau de parentesco não constitui um dos critérios que devem ser considerados na colocação em família substituta
	O estado de miserabilidade dos pais por si só é suficiente para destituição do poder familiar
	Um ambiente familiar inadequado não constitui causa de indeferimento de colocação em família substituta
	Todas as alternativas estão corretas
 7a Questão (Ref.: 201201513013)	Pontos: 0,0  / 0,5
Sobre os direitos fundamentais a profissionalização e ao trabalho previstos pelo ECA, assinale a alternativa CORRETA:
É expressamente vedado ao adolescente o trabalho:
I - noturno (realizado entre as vinte e duas horas de um dia e às cinco horas do dia seguinte).
II- perigoso, insalubre ou penoso.
III - ou realizado em horários e locais que inviabilizem a freqüência à escola.
 	São corretas apenas as afirmativas I e III.
	São corretas apenas as afirmativas I e II.
 	São corretas as afirmativas I, II e III.
	São corretas apenas as afirmativas II e III.
	Todas as afirmativas estão incorretas
 8a Questão (Ref.: 201201609350)	Pontos: 0,0  / 1,0
FCC - 2011 - MPE-CE - Promotor de Justiça - Como estratégia para prevenir violação de direito da criança e do adolescente, bem como responsabilizar os violadores, o Estatuto da Criança e do Adolescente tipificou como
	infração administrativa a venda de fogos de estampido ou de artifício a criança ou adolescente.
	crime exibir filme classificado pelo órgão competente como inadequado às crianças e adolescentes admitidos ao espetáculo.
 	infração administrativa deixar a autoridade competente de efetuar a inclusão de crianças em condições de serem adotadas no respectivo cadastro.
	infração administrativa deixar a autoridade policial de comunicar a apreensão da criança ou adolescente à família do apreendido.
 	crime deixar o médico responsável por estabelecimento de atenção à saúde de comunicar à autoridade os casos de que tenha conhecimento envolvendo suspeita de maus tratos contra criança.
 9a Questão (Ref.: 201201500987)	Pontos: 0,0  / 0,5
Assinale a alternativa correta e indique o fundamento legal do ECA: Sobre a possibilidade de colocação da criança em família substituta, é possível afirmar que:
 	Trata-se de medida excepcional que só pode ocorrer quando os direitos fundamentais do menor estiverem ameaçados;
	Não é possível a colocação da criança em família substituta.
	Dentre os critérios para colocação da criança em família substituta, não deve ser considerada a opinião da criança;
 	É possível a colocação da criança em família substituta através da adoção;
	O estado de miserabilidade dos pais é suficiente para destituição do poder familiar;
 10a Questão (Ref.: 201201609360)	Pontos: 1,5  / 1,5
Considerando os crimes previstos no Estatuto da criança e do adolescente, seria correto afirmarque a ação penal, excepcionalmente, pode ser condicionada à representação?
Resposta: Não, a regra é que a ação penal seja pública incondicionada.
Gabarito: Não, pois todos os crimes do ECA são de ação penal pública incondicionada
	Período de não visualização da prova: desde 21/11/2013 até 03/12/2013.

Continue navegando