Buscar

AV - TÓPICOS EMERGENTES EM FINANÇAS 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

valiação: ADM2681_AV_200902142111 » TÓPICOS EMERGENTES EM FINANÇAS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 200902142111 - ADRIANA COMBAT BOTELHO DE SOUZA
	Professor:
	NYLVANDIR LIBERATO F DE OLIVEIRA
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 11/06/2014 18:07:53
	
	 1a Questão (Ref.: 200902335114)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Quais elementos você consideraria mais importante para montar um mapa conceitual, interligando a administração estratégica ao processo de GC corporativa.
		
	
Resposta: Processos internos, Tecnologia e pessoal, investimentos
	
Gabarito: Pessoas e tecnologia, Processos Internos, Público-alvo, Fortalecimento institucional. Análise setorial de Recursos Humanos, Físicos, Organizacionais e Sustentáveis. Comitê do Conselho de Administração ¿ Finanças, Auditoria e RH, Relações com o Mercado e Produtividade/ Qualidade Total.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200902343004)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Qual é o conceito de commercial-papers ?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: São títulos emitidos por companhias privadas, os quais possuem prazo de realização de até 1 ano
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200902400604)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No Brasil, a governança corporativa vem se desenvolvendo bastante, tanto no meio acadêmico como no profissional, destacando-se :
		
	
	Diversas iniciativas, entre elas, a criação do Novo Mercado da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, a nova Lei das Sociedades Limitadas, o Código do Instituto Brasileiro de Contabilidade e as Recomendações da Comissão de Valores Mobiliários.
	
	Diversas iniciativas, entre elas, a criação do Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo, a nova Lei das Sociedades Limitadas, o Código do Instituto Brasileiro de Governança Pessoal e as Recomendações da Comissão de Valores Imobiliários.
	
	Iniciativas, como a criação do Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo, a nova Lei das Sociedades Econômicas, o Código do Instituto Brasileiro de Contabilidade e Governança Corporativa e as Recomendações da Comissão de Valores Imobiliários.
	
	Poucas iniciativas, como a criação do Novo Mercado de Valores Mobiliários e o Código do Instituto Brasileiro de Contabilidade.
	 
	Diversas iniciativas, entre elas, a criação do Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo, a nova Lei das Sociedades por Ações, o Código do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e as Recomendações da Comissão de Valores Mobiliários.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200902400638)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A maximização do lucro :
		
	 
	Desconsidera não apenas o fluxo de caixa, mas também o risco. Considera-se o fato que, retorno e risco são determinantes--chaves do preço da ação, que representa a riqueza. Quando há risco envolvido, os acionistas esperam obter taxas de retorno mais baixas naqueles com riscos mais baixos.
	
	Considera não apenas o fluxo de caixa, mas também o risco. Desconsidera-se o fato que, retorno e risco são determinantes--chaves do preço da ação. Quando não há risco envolvido, os acionistas esperam obter taxas de retorno mais baixas naqueles com riscos mais altos.
	
	Desconsidera apenas o fluxo de caixa, e não o risco. Considerando-se o fato que, retorno e risco são preços da ação. Quando há risco os acionistas esperam obter taxas de retorno mais altas naqueles com riscos mais baixos.
	 
	Desconsidera apenas o fluxo de caixa. Considerando-se o fato que, retorno e risco são indeterminantes-chaves do preço da ação, que representa a riqueza. Quando há risco envolvido, os diretores esperam obter taxas de retorno mais altas naqueles com riscos mais baixos.
	
	Desconsidera não apenas o risco. Considerando-se o que o retorno é determinante-chave do custo da ação, que não representa a riqueza.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200902335528)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com base no CPC 01, marque a alternativa correta no que diz respeito ao valor recuperável de ativos:
I.O pronunciamento define valor recuperável como o maior valor entre o preço líquido de venda do ativo e o seu valor em uso. Caso um desses valores exceda o valor contábil do ativo, não haverá desvalorização nem necessidade de estimar o outro valor.
II.O valor em uso de ativos será estimado com base nos fluxos de caixa futuros derivados do uso contínuo dos ativos relacionados, utilizando-se uma taxa de desconto para trazer esses fluxos de caixa a valor presente.
III.Os fluxos de caixa futuros devem ser estimados para o ativo em sua condição atual.
IV.A taxa de desconto deve ser uma taxa antes de impostos sobre a renda que reflita as avaliações atuais de mercado do valor da moeda no tempo e os riscos específicos do ativo.
V.Todas as alternativas estão corretas.
		
	
	II e III
	
	II
	 
	I
	
	I e IV
	 
	V
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200902335129)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Não se pode deixar de levar em conta que no Brasil e no mundo existem conflitos de agência e que, talvez, excetuando-se os Estados Unidos e Grã Bretanha, onde há maior pulverização de capital, ocorra grande similaridade no que se refira a Governança Corporativa, impactado diretamente pela relevância do conflito entre majoritários e minoritários. Nessa perspectiva, quem está mais alinhado com a minimização do conflito: empresas endógenas que são mais difíceis de administrar como as de alta tecnologia ou empresas de serviço público, como no Brasil, as empresas de energia com participações elevadas ou controladas pelo governo como as de energia elétrica?. Marque a questão verdadeira:
		
	 
	As duas sentenças estão corretas e a segunda não justifica a primeira.
	
	Apenas a primeira sentença está correta.
	
	Apenas a segunda sentença está correta.
	
	As duas sentenças estão corretas e a segunda justifica a primeira.
	
	Nenhuma das duas sentenças está correta.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200902335277)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em uma entidade com operações no exterior, a existência de diferentes moedas e de regras específicas de conversão influencia a consolidação dos demonstrativos financeiros em uma única moeda. Pode-se inferir, portanto, que:
I. No ambiente internacional, as entidades que operam no exterior enfrentam uma variedade de leis e restrições ao operarem em diferentes países.
II. As complexidades legais e econômicas que existem nesses países são bastante diferentes daqueleas de uma empresa doméstica.
III. A consolidação dos demonstrativos financeiros não seguem os GAAP's (Princípios de Contabilidade Normalmente Aceitos).
IV. No ambiente internacional ficou decidido que os GAAP's (Princípios de Contabilidade Normalmente Aceitos) não vigoram.
V. Em uma empresa doméstica toda a consolidação é baseada em uma única moeda
Assim sendo, é correto afirmar que:
		
	
	Apenas a afirmativa I é a correta.
	
	As afirmativas certas são I, II e III.
	
	As afirmativas corretas são I e III.
	 
	As afirmativas corretas são I, II e V.
	
	As afirmativas corretas são II, IV e V.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200902342992)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É um ativo que, necessariamente, demanda um período de tempo substancial para ficar pronto para seu uso ou venda pretendidos
		
	
	Ativo Fixo
	 
	Ativo Qualificável
	
	Ativo Disponível
	
	Ativo Circulante
	
	Ativo Intangível
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200902343562)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os acionistas estrangeiros estão cada vez mais procurando novas oportunidades nas economias de países emergentes. Para valer-se desse crescente interesse e facilitar o acesso desses investidores ao capital de empresas nacionais e, assim, elevar a captação de recursos externos, as grandes empresas brasileiras utilizam um instrumento muito comum nesses casos: os ADR (American DepositaryReceipts).
		
	 
	Os ADR são recibos dedepósito norte-americano , que representam ações de empresas estrangeiras, não negociáveis no país das empresas emissoras.
	
	Os ADR são recibos de depósito norte-americano, que representam ações de empresas estrangeiras, não negociáveis na América Central.
	
	Os ADR são recibos de depósito norte-americano, que representam ações de empresas brasileiras.
	
	Os ADR são recibos de depósito norte-americano, que representam ações de empresas estrangeiras, negociáveis no Brasil.
	
	Os ADR são recibos de depósito norte-americano, que representam que uma empresa americana comprou ação de uma empresa brasileira no Brasil.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200902400966)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Muitas empresas para crescerem adotam o modelo de desenvolvimento, baseado na aquisição do controle de outras companhias no exterior, estas empresas :
		
	
	Usam as filiais para se expandir no exterior de forma a consolidar operações, esperando que suas ações desvalorizem.
	 
	Usam as fusões para se expandir no exterior de forma a melhorar seu desempenho, esperando que o valor das suas ações cresça.
	
	Usam as fusões para se expandir no interior de forma a melhorar seu desempenho, esperando que o valor das suas ações baixe.
	 
	Buscam as Joints para se expandir no exterior de forma a melhorar suas operações, esperando que o custo das suas ações prevaleça.
	
	Usam as transfusões para se expandir no pais de forma a aumentar sua participação, esperando que o valor das suas ações cresça.
	
	
Observação: Eu, ADRIANA COMBAT BOTELHO DE SOUZA, estou ciente de que ainda existe(m) 1 questão(ões) não respondida(s) ou salva(s) no sistema, e que mesmo assim desejo finalizar DEFINITIVAMENTE a avaliação.
Data: 11/06/2014 18:25:18

Outros materiais