Buscar

2 Avaliando o Aprendizado HDB CCJ0105

Prévia do material em texto

Disciplina: CCJ0105 - HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO  
	Período Acad.: 2017.2 (G)
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		1.
	
		Com relação a algumas das principais características do texto produzido pela Assembleia Constituinte de 1823 e que se converteria na primeira constituição brasileira, caso a Assembleia não houvesse sido dissolvida pelo Imperador D. Pedro I, é CORRETO afirmar que:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	
	Adotava, para a escolha dos representantes na Câmara dos Deputados e no Senado, o voto direto e obrigatório para todos os brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos.
	
	
	Procurava, através do fortalecimento da representação nacional, limitar o poder do Imperador.
	
	
	Possuía nos seus artigos um espírito liberal e democrático, baseado nos princípios da Revolução Francesa, permitindo a ampla participação popular nos processos decisórios através de práticas plebiscitárias.
	
	
	Propunha que o Estado Brasileiro assumisse a forma federativa, sob o regime monárquico de perfil parlamentarista.
	
	
	Possuía dispositivos que permitiam a ampla participação de escravos e de ex-escravos na administração pública e na condução dos assuntos políticos do país.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		2.
	
		A divisão e o exercício dos poderes são temas de grande relevo de que deve tratar a constituição de um país, que é a Lei Maior de um sistema jurídico nacional. É também comum ouvirmos que um regime será tão mais democrático quanto maior for a participação da sociedade civil nas decisões da comunidade política. A Constituição de 1824, nossa primeira Carta Magna, como não poderia deixar de ser, tratou da divisão, do exercício (competência) e da correlação dos poderes do Estado em seu texto. Este é um tema que está sempre em destaque.. Em reportagem extraída em 04/10/2008, do endereço http://noticias.busca.uol.com.br/buscar.html, ,Garibaldi Alves (PMDB-RN), na oportunidade em que presidia o Congresso, criticou o excesso de poderes que a Constituição oferece ao Poder Executivo - principalmente no que diz respeito ao excesso de medidas provisórias editadas pelo Presidente da República. Segundo o texto da reportagem, afirmou o Senador: "Eu diria que ela, a despeito de ser uma Constituição que nasceu com vocação para o Parlamentarismo, terminou permitindo o Presidencialismo imperial. Com o enfraquecimento do Poder Legislativo, ela deu a oportunidade do Executivo legislar, gerando uma certa hipertrofia entre os Poderes". 
Assim, no que se refere aos poderes do Estado brasileiro e à sua organização previstos na Constituição de 1824, é CORRETO afirmar que:
 
		Quest.: 2
	
	
	
	
	
	O Poder Legislativo se organizava em uma única Câmara, cujos membros eram vitalícios.
	
	
	O Poder Judicial se organizava em dois níveis, o central e o das províncias, revelando o caráter federativo do Estado monárquico brasileiro.
	
	
	Havia a previsão, no texto constitucional, de que o Poder Executivo era exercido por um Presidente de Gabinete, com ministros eleitos por voto direto da população e referendados pelo Imperador.
	
	
	Neste texto constitucional, foi mantida a indiferenciação dos poderes do Estado, tal como ocorria no período colonial.
	
	
	O Poder Moderador, previsto nesta constituição, se constituía como a chave de toda a organização política do Império e cabia privativamente ao Imperador.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		3.
	
		"Seguindo a mesma função dos cursos europeus, a criação das Faculdades de Direito no Brasil obedeceu à lógica das classes dirigentes, que necessitava de quadros aperfeiçoados para administrar o Estado. O ensino superior atual nasceu junto com o Estado nacional gerado por ele e para cumprir, predominantemente, as funções próprias deste. O papel da independência de 1822 foi o de acrescentar dois cursos, de Direito, ao rol dos já existentes, seguindo a mesma lógica de promover a formação dos burocratas, na medida em que eles se faziam necessários. São essas escolas superiores, principalmente as de Direito, nas quais estavam matriculados, ao fim do império, mais da metade dos jovens alunos oriundos das grandes famílias proprietárias de terras e de escravos, que desempenharam um papel central no recrutamento e na formação dos mandarins, isto é, da nova burocracia emergente, formada por juízes, administradores, parlamentares e funcionários públicos. Caso fosse beneficiado com o privilégio de algum apadrinhamento político, poderia concorrer a algum cargo eletivo."(OLIVIO, Luís Carlos Cancellier de. "Origens históricas do ensino jurídico brasileiro". In: RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Ensino jurídico para que(m) - Florianópolis: Fundação Boiteux, 2000, p. 47-64).
Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa correta: 
I. O Código Criminal de 1830 revogou as Ordenações Filipinas e tinha por objetivo manter a ordem social, tratando dos crimes e dos delitos e suas respectivas penas. 
II. No que se refere aos operadores do direito, grande parte era da classe média, e sua presença no funcionalismo real demonstrava o uso que faziam da carreira de juristas como canal de ascensão social. 
III. O Código de processo Criminal de 1832 dava fim à investigação criminal filipina, baseada na devassa, de tom inquisitorial, distinguia crime público de particular, dispunha sobre processo em geral, entre outras características. 
IV. Para ingressar na carreira jurídica, a única condição indispensável era ser graduado na Universidade de Coimbra. 
		Quest.: 3
	
	
	
	
	
	apenas as assertivas II, III, IV são corretas.
	
	
	apenas as assertivas I, II, III são corretas.
	
	
	apenas as assertivas I, II, III, IV são corretas.
	
	
	apenas as assertivas I, III, IV são corretas.
	
	
	apenas as assertivas I, II, IV são corretas.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		4.
	
		Observando a organização do Estado conforme as normas constitucionais da Carta Política do Império Brasilerio de 1824, pode-se afirmar que:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	
	O Poder Legislativo organizou-se de forma bicameral, ou seja, Câmara de Deputados e Senado, sendo ambos com mandatos eletivos temporários.
	
	
	O Estado Imperial brasileiro era laico, com total liberdade de expressão e religião, inclusive para os escravos.
	
	
	O exercício do Poder Moderador se constituía em prerrogativa intransferível do Imperador, sendo ele considerdo inimputável pela norma constitucional imperial.
	
	
	O Poder Judicial foi exercido por magistrados nomeados pelo Imperador, tendo como garantias constitucionais do exercício da magistratura durante a vigência da forma de governo monárquico no Brasil, a irredutibilidade de vencimentos, a vitaliciedade e a inamovibilidade.
	
	
	O Poder Executivo se organizou na forma presidencialista, cuja legitimidade do poder consagra-se através de eleições diretas para Presidente.
	
	Faltam 5 minutos para o término do simulado.
	
	
		5.
	
		De acordo com o cientista político, Jairo Nicolau (História do voto no Brasil, Jorge Zahar Editora, 2002), poucos países apresentam uma história eleitoral tão intensa quanto a do Brasil. Ao longo das diversas fases de nossa história política, os processos eleitorais sempre se fizeram presentes na escolha dos representantes da população, exceção feita ao período do Estado Novo (de 1937 a 1945) quando então as eleições para a Câmara dos Deputados foram suspensas. Assim, a respeito das eleições para os cargos legislativos (Câmara dos Deputados, Senado e Conselhos Gerais de Províncias) previstas pela Constituição Imperial brasileira de 1824, podemos afirmar que:
I - De maneira pioneira, no que se referia à ambiência política mundial das primeirasdécadas do século XIX, deputados, senadores e membros dos Conselhos Gerais de Províncias eram escolhidos por meio de votação direta da qual participavam, obrigatoriamente, todos os cidadãos brasileiros maiores de 21 anos.
II - Dentre os que estavam aptos para o exercício do voto nas eleições legislativas podemos destacar homens e mulheres livres maiores de 25 anos e os libertos (ex-escravos), independentemente de serem alfabetizados ou não.
III - Nas eleições primárias (ou seja, nas eleições paroquiais, conforme denominação fixada no caput do art. 90 da Constituição de 1824) o conjunto de votantes (que, dentre outros critérios para o exercício do voto, deveriam possuir uma renda líquida de, no mínimo, cem mil réis provenientes de bens de raiz, indústria, comércio ou emprego) escolhia os eleitores de província os quais eram os responsáveis pela escolha dos deputados, senadores e representantes dos Conselhos Gerais de Províncias.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	
	Somente a afirmativa II está errada.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.

Continue navegando