Buscar

Relatório visitas APAE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório de visita – APAE – Alfenas
Foi realizada a primeira visita à APAE de Alfenas, onde desenvolvemos atividades motoras através de desenhos para colorir relacionados à odontologia. Apresentamos os elementos presentes no desenho (escova de dente, pasta de dente e fio dental) aos alunos e explicamos suas aplicações nos cuidados bucais. Recebemos o alerta da professora que apesar de nossos esforços em explicar, muitos ali não entenderiam o que estávamos falando.
É possível observar a singularidade de cada aluno ali presente. Cada um possui personalidades e dificuldades distintas. Foi observado que alguns alunos para estabelecer um contato social conosco – alunos- necessitavam de alguma forma chamar nossa atenção, fosse esta com tapinhas, ou mostrando com carinho os seus desenhos coloridos. O toque e o contato físico com alguns alunos são utilizados ali algumas vezes como “moeda de troca”, onde o aluno que se comportar possa talvez ganhar um abraço ou um beijo da professora. Também em relação a esse tipo de troca entre professora e alunos, foi observado um momento triste, onde a professora disse ao aluno que: “Se ele não se comportasse, no outro dia ele não almoçaria”. Ele ficou quieto e voltou a fazer sua atividade.
Existiam também alguns alunos que se recusavam a fazer a atividade proposta e, segundo a professora, isto é algo recorrente e normal dado que cada um tem sua própria limitação e maneira de agir dentro de sala. A maneira com que os alunos são tratados também é algo que chamou nossa atenção, pois apesar de saberem que cada pessoa ali presente possui uma dificuldade, o modelo biopsicossocial deixa a desejar a partir do momento que as pessoas ali não possuem um tratamento individual adequado à suas necessidades fisiológicas, neurológicas e psicológicas.
	Ingrid Filgueiras e
	Wiliam Alves

Continue navegando