Buscar

Histologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Histologia do Sistema Cardiovascular
 O sistema circulatório abrange o sistema vascular sanguíneo e o sistema vascular linfático. O vascular sanguíneo é composto pelo coração, artérias, veias e vasos capilares.
- Artérias: vasos que saem do coração e têm calibre diminuído à medida que se ramificam.
- Capilares: vasos muito delgados por meio de cujas paredes ocorrem as trocas gasosas entre o sangue e os tecidos adjacentes.
- Veias: resultantes da convergência de capilares, têm calibre aumentado à medida que se aproximam do coração, pra onde transportam sangue proveniente dos tecidos.
 O sistema vascular linfático tem início nos capilares linfáticos, que se juntam para formar tubos de diâmetro crescente. Esses vasos, por sua vez, desembocam em grandes veias próximas ao coração.
 Tecidos que compõem a parede dos vasos
- Endotélio: camada mais interna dos vasos, esse epitélio que forma uma parede semipermeável interposta entre o plasma sanguíneo e o fluido intersticial. Constitui a túnica íntima.
- Músculo Liso: suas células compõem a túnica média, que faz parte de todos os vasos, exceto capilares e vênulas pericíticas. Cada célula muscular é envolta por uma lâmina basal e por quantidade variável de tecido conjuntivo.
- Tecido Conjuntivo: seus componentes são as fibras colágenas, as fibras elásticas e a substância fundamental.
 Fibras colágenas: encontradas entre as células musculares, na camada adventícia e na camada subepitelial de alguns vasos. Os colágenos se encontram nas membranas basais, na túnica média e na adventícia. 
 Fibras elásticas: fornecem resistência e predominam em grandes artérias.
 Substância fundamental: forma um gel nos espaços extracelulares da parede dos vasos e contribui com as propriedades físicas dessas paredes. 
 Plano estrutural e componentes dos vasos sanguíneos:
- Túnica íntima: camada de células endoteliais (pavimentosa simples) apoiadas em tecido conjuntivo frouxo (camada subendotelial), no qual pode haver, ocasionalmente, células musculares lisas. Essa túnica está separada da média por uma lâmina elástica interna, que é o componente mais externo da íntima. Esta lâmina possui fenestras que permitem a difusão de substâncias para nutrição de células das camadas mais profundas dos vasos. 
OBS: A lâmina elástica interna tem aspecto ondulado ao microscópio.
- Túnica média: consiste em camadas de células musculares lisas interpostas por matriz extracelular em quantidade variável. Esta matriz é composta de fibras e lamelas elásticas, fibras reticulares, proteoglicanos e glicoproteínas – todas moléculas formadas pelas células musculares lisas. Em artérias do tipo elástico, a maioria das fibras é elástica. Em artérias musculares menos calibrosas, a túnica média possui uma lâmina elástica externa no limite da túnica adventícia.
- Túnica adventícia: Formada por tecido conjuntivo propriamente dito, consiste principalmente em colágeno tipo I e fibras elásticas. É contínua externamente aos tecidos adjacentes aos vasos. 
Vasa vasorum: são arteríolas, capilares e vênulas, comuns em vasos grandes e que se ramificam na adventícia e, em menor quantidade, na túnica média. Os vasa vasorum são atores da nutrição das paredes de vasos muito calibrosos, visto que as camadas são muito espessas para serem nutridas exclusivamente por difusão a partir do sangue circulante no lúmen do vaso.
 Inervação:
 A maioria dos vasos que contêm músculo liso é provida de fibras não mielínicas da inervação simpática, cujo neurotransmissor é a norepinefrina – a descarga desta causa vasoconstrição. Como as terminações nervosas não penetram a túnica média, o neurotransmissor abre espaço pelas junções intercelulares das células musculares lisas, se propagando para as camadas mais distantes.
 Estrutura dos vasos sanguíneos:
- Grandes artérias elásticas: incluem a aorta e seus grandes vasos. Têm cor amarelada em virtude do acúmulo de fibras elásticas na túnica média.
Túnica íntima: mais espessa do que nas artérias musculares. Abaixo desta encontra-se a...
Lâmina elástica interna: dificilmente distinguida das lâminas elásticas existentes entre as camadas musculares. Abaixo desta encontra-se a...
Túnica média: consiste de fibras elásticas, células musculares lisas, fibras de colágeno, proteoglicanos e glicoproteínas. Abaixo desta encontra-se a...
Túnica adventícia: pouco desenvolvida.
- Corpos carotídeos: São aglomerados teciduais esféricos formados por células Tipo I e Tipo II, estes são quimiorreceptores ricamente irrigados por capilares fenestrados. A maioria dos seus nervos são fibras aferentes. As células do Tipo I realizam função similar a dos astrócitos e as células do Tipo II realizam função similar a da célula de Schwann
- Seios carotídeos: são dilatações nas artérias carótidas internas e contêm receptores que detectam variações na pressão sanguínea, transmitindo-as ao SNC. Nesses seios, a túnica média é mais delgada e a íntima e a adventícia são ricas em terminações nervosas.
- Artérias musculares lisas: 
Túnica íntima: tem uma camada subendotelial mais espessa do que a das arteríolas.
Lâmina elástica interna: proeminente.
Túnica média: formada essencialmente por células musculares lisas, pode conter 40 camadas. Além destas e das fibras elásticas, contêm fibras reticulares e proteoglicanos.
Lâmina elástica externa: último componente da média, só é encontrada nas artérias musculares maiores.
Túnica Adventícia: formada de tecido conjuntivo frouxo, também tem vasa vasorum, capilares linfáticos e nervos.
- Arteríolas: 
Camada subendotelial: muito delgada.
Lâmina elástica interna: ausente.
Túnica média: composta por apenas uma ou duas camadas de células musculares lisas, não tem lâmina elástica externa.
- Capilares: são compostos de uma única camada de células endoteliais e uma lâmina basal. As células endoteliais se unem umas às outras por zônulas de oclusão. Os capilares sanguíneos podem ser reunidos em quatro grupos:
Capilar contínuo ou somático: sem fenestras nas paredes das células endoteliais. Esses capilares são encontrados no sistema muscular, nervoso, conjuntivo.
Capilar fenestrado ou visceral: apresenta fenestras (orifícios) nas paredes das células endoteliais. Essas fenestras são obstruídas por um diafragma mais delgado do que uma membrana. A lâmina basal dos capilares fenestrados é contínua. Esses capilares são encontrados no intestino.
Capilar fenestrado destituído de diafragma: na altura das fenestras, o sangue está separado dos tecidos por um espessa e contínua lâmina basal.
Capilar sinusóide: tem diâmetro maior do que os demais tipos e suas células endoteliais , bem como sua lâmina basal, formam uma camada descontínua. Possui fenestras destituídas de diafragma e também macrófagos entre as células endoteliais. Esses capilares são encontrados na medula óssea e fígado.
- Vênulas: têm parede formada por células endoteliais, em volta das quais encontram-se células pericíticas. A maioria das vênulas é do tipo muscular, motivo pelo qual contêm algumas células musculares lisas. 
Túnica íntima: composta por endotélio e delgada camada subendotelial;
Túnica média: inexiste ou é formada por poucas fibras musculares lisas;
Túnica adventícia: composta de tecido conjuntivo. É mais espessa.
- Veias: são, em sua maioria, de médio e grande calibre e contêm células musculares lisas em suas paredes. As veias contêm válvulas no seu interior. As válvulas são pares de dobras da camada íntima, em forma de semilua. São constituídas por tecido conjuntivo com fibras elásticas.
Túnica íntima: camada subendotelial fina composta de tecido conjuntivo.
Túnica média: células musculares lisas entrepostas a fibras reticulares
Túnica adventícia: é a mais espessa e mais bem desenvolvida das túnicas.
-Vasos Linfáticos: vasos revestidos por endotélio, que recolhe o líquido tecidual e o devolvem ao sangue. O liquido contido nesses vasos recebe o nome de linfa, e, ao contrário do sangue , circula exclusivamente em uma direção, ou seja,dos órgãos para o coração.
Os capilares linfáticos são constituídos de endotélio e lâmina basal incompleta. Estes capilares prendem-se firmemente ao conjuntivo adjacente por meio de feixes de filamentos.
Apresentam estrutura parecida com a das veias, com paredes mais delgadas e sem separação nítida entre as três camadas: íntima, média e adventícia. Possuem um maior número de válvulas no seu interior. A linfa circula nos vasos linfáticos devido à ação de forças externas, como, por exemplo, a contração dos músculos esqueléticos sobre a parede destes vasos. Estas forças associadas a grande quantidades de válvulas impulsionam a linfa. Sendo que, também, a contração rítmica da musculatura lisa da parede dos vasos linfáticos maiores favorece a circulação linfática.
Coração
Sua parede é constituída por três túnicas:
Túnica interna ou Endocárdio: Homólogo à camada íntima dos vasos; Constituída por endotélio apoiado sobre uma delgada camada subendotelial, de tecido conjuntivo frouxo; Entre o miocádio e a camada subendotelial, encontra-se o estrato subendocárdio (tec. Conj.), onde correm vasos, nervos e ramos do aparelho condutor.
Túnica média ou Miocárdio: Constituído por fibras musculares cardíacas; Disposição das fibras variáveis.
Túnica externa ou Pericárdio: É um saco seroso onde está contido o coração; Externamente ao coração encontra-se o epicárdio (pericárdio visceral) que é a camada visceral do pericárdio. É constituído por tecido conjuntivo frouxo que contém vasos, nervos e gânglios nervosos.
Obs.: o coração apresenta-se coberto externamente por um tecido epitelial pavimentoso simples (mesotélio) apoiada em delgada camada conjuntiva (epicárdio).

Outros materiais