Buscar

Atividade Domiciliar 1ª Avaliação Psicologia do Desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Pio Décimo
Departamento de Psicologia
Psicologia do Desenvolvimento Humano I 
Prof. M.Sc. Othon Cardoso de Melo Neto Data: ______/______/______
Aluno:____________________________________________________________________ Matrícula:__________________
Primeira Avaliação
(2,0 pontos) O que faz alguém se comportar como se comporta? Entender os elementos que explicam são verdadeiras molas propulsoras na instiga da pesquisa científica entre profissionais da psicologia. Este tipo de busca fortalece um grande debate entre o que inato e aquilo que é aprendido. Uma forma sólida e contumaz que a psicologia usa para buscar respostas está no estudo de inteligência de gêmeos; estes estudos mostram que gêmeos advindos de um zigoto somente (monozigóticos) possuem medidas de inteligência maiores entre eles do que quando comparado com gêmeos produzidos de dois zigotos distintos (dizigóticos). Estas diferenças sobressaem principalmente na vida pós-adolescência (adulta). Marque a opção em que esses resultados coadunam com a afirmação: 
A) o ambiente neutraliza o papel da hereditariedade na determinação da inteligência. 
B) as medidas de inteligência em gêmeos monozigóticos distanciam-se na vida adulta. 
C) a determinação genética desvincula-se da história de vida, ao tratar de inteligência. 
D) as medidas de inteligência em gêmeos dizigóticos mantêm-se próximas na vida adulta. 
E) a determinação genética exerce um evidente e mensurável papel na inteligência.
(3,0 pontos) Uma criança considerada saudável está em plena atividade de desenvolvimento cognitivo. Um dos fatores que potencializa este desenvolvimento, é o afeto. Outro a ser fortemente considerada, principalmente na vertente de Vygotsky é a interação social. Com base nesta afirmação, discorra sobre o erro que há na afirmação: 
	“Uma criança que vive em estado de pobreza cognitiva, habitua-se a dificuldades de interação social assim como a altos níveis de bloqueio de construção de esquemas afetivos”
	Para tal discorrimento, embase sua escrita na teoria de Vygotsky.
(3,0 ponto) Erick Erickson – um dos autores estudados na disciplina – estabeleceu uma teoria a respeito do desenvolvimento humano pautada em aspectos psicossociais do desenvolvimento. 
	Descreva e exemplifique claramente os dois estágios abaixo explicitados. Para tal, traga ao menos dois exemplos para cada estágio, bem desenvolvidos, de como estes estágios ocorrem na vida da criança e quais suas consequências na vida escolar.
Estágio A – Confiança básica x desconfiança básica 
Estágio B – Iniciativa x culpa
4. (1,0 ponto) A Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), desenvolvida por Vygotsky em sua teoria, NÃO discorre sobre: 
a) ZDP é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por meio da solução independente de problemas. 
b) A ZDP permite delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento 
c) A ZDP propicia o acesso não somente ao que já foi atingido por meio do desenvolvimento, como também aquilo que está em processo de maturação. 
d) A ZDP provê psicólogos e educadores de um instrumento por meio do qual se pode entender o curso interno do desenvolvimento. 
e) ZDP não é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por meio da solução dependente de problemas.
5. (1,0 ponto) Piaget desenvolveu a teoria genética do desenvolvimento humano. Esta teoria é pauta principalmente por estágios de desenvolvimento. A partir deles, relacione a coluna dos estágios com suas explanações corretas e no fim, marque a opção que descreve a sequência correta 
I. Sensório-motor II. Pré-operatório III. Operatório-concreto IV. Operacional-formal
(	) A operação se realiza através da linguagem (conceitos). O raciocínio é hipotético-dedutivo (levantamento de hipóteses; realização de deduções). Essa capacidade de sair-se bem com as palavras e essa independência em relação ao recurso concreto permite: ganho de tempo; aprofundamento do conhecimento; domínio da ciência da filosofia. 
(	) Desenvolvimento da capacidade simbólica (símbolos mentais: imagens e palavras que representam objetos ausentes); explosão linguística; características do pensamento (egocentrismo, intuição, variância); pensamento dependente das ações externas. 
(	) Capacidade de ação interna: operação. Características da operação: reversibilidade/invariância – conservação (quantidade, constância, peso, volume); descentração/capacidade de seriação/capacidade de classificação. 
 (	) Trabalho mental: estabelecer relações entre as ações e as modificações que elas provocam no ambiente físico; exercício dos reflexos; manipulação do mundo por meio da ação. Ao final, constância/permanência do objeto. 
A sequência correta é: 
a) II, III, IV, I; 
b) III, I, II, IV; 
c) IV, II, III, I; 
d) I, III, II, IV; 
e) I, II, IV, III.
Boa prova.

Continue navegando