Buscar

A VELOCIDADE NO PASSE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A VELOCIDADE NO PASSE
Prof. Fernando Ferreti
CREF 3.000-G/SC
Treinador da Seleção Brasileira de Futsal e da Malwee/SC 
Há algum tempo, pessoalmente eu defendia a tese de que passe bom é só o que chega ao seu destino. O Futsal, por ser um jogo de caráter essencialmente associativo, depende muito da qualidade deste que é o mais importante dos fundamentos. Por onde passo, nos cursos que ministro, venho discutindo com as platéias que tem a paciência de me escutar, que além da necessidade de um bom percentual de acerto de passes numa equipe, às vezes é necessário calma, muita calma, para que bola chegue ao seu destino, sem o que acabamos por perder a posse da mesma. 
Mas, a realidade do Futsal atual não anda permitindo que o atleta demore demais na execução do passe. A evolução e a qualidade das defesas com suas dobras, trocas, zonas e atalhos têm complicado muito o jogo de armação das equipes que prendem a bola em demasia e que acabam virando presa fácil da defesa adversária. 
Diante disso, e a partir de observações pessoais, imagino que existe uma zona na quadra, onde a bola tem que andar mais rápido, e aí sim complicar o tempo dos defensores e da defesa. 
A esse espaço chamo de zona de armação ou de ligação. É dali que vai sair o passe para alguém fazer o gol, e deste último num novo passe, ao finalizador. É neste espaço de quadra que o jogo é efetivamente construído. Arrisco dizer que esta entre as duas marcas do tiro livre de 10 metros, de um lado a outro da quadra (Veja gráfico 1). É aí que o passe precisa ser mais veloz, quase de primeira ou num 2 toques acelerado. 
Temos aperfeiçoado um jogo tático que chamamos de “Jogo da Armação”, onde neste espaço de quadra, só é permitido ao atleta dar 1 toque na bola (no resto da quadra, toque livre), melhorando assim aquilo que chamamos velocidade do passe, complicando os defensores, que mal chegam a equilibrar-se para tentar o desarme, e a bola já foi passada a outro atacante. Aperfeiçoar o passe de primeira é a base de todo a idéia e para isso sugerimos um outro joguinho que repetimos todo santo dia em nossos treinamentos ao final do aquecimento orgânico, que é o peladão 1 toque(1 toque na bola, a quadra toda o, tempo todo). Imagino que dentro de pouco tempo não vai haver sistema de ataque que funcione sem levar em conta a velocidade precisa do ataque. Pense nisso e a	até breve........ 
	
Gráfico 1 
	�

Outros materiais