Buscar

TCC PROJETO NILTON MAMEDE NOVEMBRO 2017 (1)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
 
IDENTIFICAÇÃO
 
Nome: NILTON MAMEDES
RU:1330151
1 TEMA
	Filosofia da Religião
2 PROBLEMA
	 A Filosofia da Religião estuda o homem em sua esfera espiritual. Questionando os princípios religiosos e suas fundamentações. Quais sãos esses questionamentos e princípios estudados pela Filosofia da Religião, enquanto concepção do homem ser religioso?
3 JUSTIFICATIVA
	A palavra Filosofia significa “amor à sabedoria”. Filosofia nada mais é que o estudo das características relacionadas à existência, conhecimento, verdade, valores morais e estéticos, mente e linguagem, princípios que norteiam a existência humana, formação do caráter. 
O estudo, conhecer a Filosofia é a base para entender a essência do ser humano, suas peculiaridades, seus princípios e valores, que formam o ser humano enquanto ser social.
A Filosofia da Religião busca conhecer o homem como ser religioso. Os Filósofos da Religião em suas pesquisas adotam como instrumento de investigação uma metodologia histórico-crítica comparativa, que contrapõe as religiões, e assim saber suas semelhanças e o que as distingue, comparando expressões e buscando conhecer como se referem ao sagrado. 
Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. Para muitos filósofos a religião e as crenças são crendices que não são suficientes para explicar bem como crer que a uma divindade superior a qual, as pessoas adoram e clamam, sendo “seguidores” de um Deus que talvez não “existe”. Do ponto de vista de muitos cientistas e filósofos, seria a religião adoração a uma divindade, porém se essa existisse porque as pessoas fazem o que fazem e são como tal, “maldosos, pecadores”.
Conforme Feuerbach (2008, Net) “a religião não assume as necessidades humanas, tenta solucioná-las com ascética, ilusoriamente causando uma alienação no homem separando-o de sua essência. O que o homem poderia resolver aqui é transportado para o além. Isso seria uma forma de acomodar o homem a não superar-se, a não construir a sociedade, a história, ficando alheia a realidade concreta que precisa de transformação. É assim que acontece essa alienação, na própria estrutura do pensamento. Para Feuerbach esse Deus criado pelo homem é sua essência infinita, ou seja, aquilo que o constitui: a razão, à vontade e o coração. Elas realizam o gênero, a própria humanidade do homem. São elas que vão dinamizar a vida do ser humano; impulsionando-o a refletir, agir e doar-se plenamente. O processo de desalienação acontece quando o homem toma consciência de sua infinitude, sabendo que não é algo estranho a ele, assim ele redescobre sua dignidade de homem. Para Feuerbach essa é a verdadeira religião”.
A importância de conhecer a filosofia da Religião e seus princípios norteadores, pois ela vai além da religião e buscar ressignificar o homem quanto ser social e moral.
4 OBJETIVOS
4.1 GERAL
Identificar os questionamentos da Filosofia da Religião enquanto concepção do homem ser religioso.
4.2 ESPECÍFICOS
Pesquisar sobre a Filosofia da Religião
Descrever como a Filosofia da Religião concebe o homem religioso
Apontar as teorias que estudam a concepção religiosa humana
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	Filosofia é um ramo filosófico no qual estuda o homem. A Filosofia surgiu na Grécia antiga, no século VI a.C. Antes do surgimento da Filosofia quem dava fundamentos ao fenômenos e acontecimento humanos seria a Mitologia, porém em certo momento a ciência que estuda os mitos, não estava conseguindo que as pessoas acreditassem nas explicações, deixando de ser suficiente para a crendice humana. Assim surge a Filosofia, uma forma de conhecimento que conseguia explicar as diversas mudanças e fenômenos da natureza. 
A Filosofia, entendida como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e causas das ações humanas e do próprio pensamento (CHAUI, 2000, p. 20).
Conceituar a Filosofia, dando uma definição única, sendo que enquanto ciência tem uma área de abrangência ampla e em sua forma de estudo que tem muitas alterações e limitações, é quase impossível rotular, ou mesmo conceitua-la enquanto área de atuação, sendo que engloba um vasto conhecimento, assim sofrendo alterações na maneira com a qual é abordada e estudada. Pode-se dizer que definir a Filosofia é algo difícil, expor uma definição universal sendo que esta sofre inúmeras modificações no curso de sua existência tendo um leque imenso ao qual ela abrange o conhecimento. 
A Filosofia está estruturada em subdivisões, áreas a seres abordadas, que tem um caráter classificatório, uma delas seria a Filosofia da Religião, a qual tem por objetivo estudo da dimensão espiritual humana dentro de uma perspectiva filosófica, indagando sobre a essência dos fenômenos religiosos.
Conforme Chauí (2000, p. 45) “A Filosofia se volta para as questões humanas no plano da ação, dos comportamentos, das ideias, das crenças, dos valores e, portanto, se preocupa com as questões morais e políticas”.
A Filosofia da Religião investiga a esfera espiritual humana, do ponto de vista da metafísica, antropologia e da ética. Levantado questionamentos que fundamentam concepções acerca do ser humano enquanto suas crendices e a existência da divindade maior.
A Filosofia surge quando se descobriu que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso, que precisasse ser revelado por divindades a alguns escolhidos, mas que, ao contrário, podia ser conhecida por todos, através da razão, que é a mesma em todos; quando se descobriu que tal conhecimento depende do uso correto da razão ou do pensamento e que, além da verdade poder ser conhecida por todos, podia, pelo mesmo motivo, ser ensinada ou transmitida a todos (CHAUI, 2000, p. 24).
A Antropologia é uma ciência social, que surgiu no século XIII, mas somente no século XIX que se organizou como disciplina cientifica. É uma ciência que estuda os costumes, crenças, hábitos, aspectos dos diferentes povos que habitam ou já habitaram o planeta. Sendo que através desses estudos é possível entender as diversidades culturais dos povos, manifestação social, modos, hábitos, comportamentos, rituais, mitos, e varias outras características que definem povos e suas crenças. As pesquisas antropologias são feitas com base em livros, imagens, objetos, depoimentos, entre outras fontes, bem como a observação, através da vivência entre os povos e as comunidades, fornecendo assim mais informações.
A Metafísica é o estudo além da física, busca o conhecimento das coisas. Segundo Aristóteles (2011, Net) a metafísica é, simultaneamente, ontologia, filosofia e teologia, na medida em que se ocupa do ser supremo dentro da hierarquia dos seres. Neste sentido, foi recolhida pela filosofia tradicional até Kant, que se interrogou sobre a possibilidade da metafísica como ciência.
A Ética é um ramo da Filosofia que se dedica aos assuntos morais, sendo definido a pertençam do caráter ao ser humano.
FILOSOFIA DA RELIGIÃO
Quando surgiu a Filosofia visava esclarecer alguns aspectos do Paganismo, Judaísmo e do Cristianismo, tendo uma teologia a qual negava todas as crenças, onde Deus só poder ser conhecido pelo homem quando negado, assim sendo quando termos ruins, não condizentes aos princípios corretos, não são aplicáveis a Deus.
É impossível chegar a uma definição, conseguir descrever Deus, ainda que se alcance essa descrição, o problema seria razão a qual se corresponde à descrição concluída da divindade Suprema.
Na época Medieval, muitas foram às tentativas desenvolvidas para demonstrar a existência de Deus. As religiões do Ocidente contem um ponto em comum a Fé em Deus, assim formam, criam a divindade, um ser sem corpo e que possui vida eterna, visto como o criador do universo, de todas as coisas, sendo o Deus generoso, perfeito, onipotente, onisciente e onipresente.A Religião pode ser entendida de uma forma ampla, sendo definida com um sistema de crenças, com praticas referentes. Muitas culturas possuem pelo menos uma expressão que podemos designar como uma pratica religiosa, são expressões que diferem entre si, em sues conceitos, origem, porem parte da tentativa de o homem encontrar respostas a problemas onde a razão humana não seria suficiente.
Podemos entender a religião, de uma forma ampla, como um sistema de crenças e as práticas a elas referentes. Em quase todas as culturas há pelo menos uma expressão que possamos chamar de religiosa. Essas expressões diferem entre si, quanto à origem e conceitos principais, mas costumam partir da tentativa do homem de encontrar respostas a problemas para os quais a razão humana não seria suficiente. 
Para muitos filósofos, cientistas, a religião, crença nada mais é que uma forma de cultuar uma força maior, que comanda todo o universo, sendo a criação humana e todas as ações feitas pelo ser humano dependente dessa força maior.
Segundo Feuerbach (1993, Net) a religião não é mais do que uma manifestação do homem enquanto tal, cuja dimensão e poder ultrapassam em muito as dimensões concretas e capacidades próprias de cada indivíduo em particular. Cada ser humano sente em si mesmo um poder e uma força de expansão para lá de todos os limites a que ele normalmente se vê confinado na sua existência e, não sabendo que se trata duma manifestação do poder ilimitado da natureza humana de que ele participa, julga que deve existir um ser diferente dele, com um poder infinito, e dedica-se a prestar-lhe culto como se de um outro completamente diferente se tratasse.
6 METODOLOGIA
 Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, visando o aprofundamento no tema abordado, conhecendo a Filosofia, seu surgimentos, as subdivisões que são temas abordados dentro da ótica Filosófica, todo os meios de estudos e abordagens da Filosofia.
Primeiro momento teve-se a escolha do tema da abordagem, sendo a Filosofia da Religião, após buscou-se teóricos, pessoas que já haviam buscado o conhecimento em determinada área, e assim confrontando as varias ideias e relatos, desse momento, buscando assim pegar propostas que fossem mais próximas à linha de pensamento, não se distanciando muito dos acontecimentos que fazem parte do tema abordado.
Segundo momento seguira as primeiras linhas de raciocínio, que buscaram introduzir uma linha de pensamento partindo de teóricos que abordaram o assunto, para fundamentar uma fala, descrição de acordo com o que foi lido, pesquisado e assim fundamentar e embasar toda a pesquisa.
Terceiro momento deu-se ao texto quase concluído já com a linha de raciocino, estando voltada para o objeto real da pesquisa que seria a Filosofia da Religião, filósofos que dentro dessa abordagem explicam os fenômenos da natureza e a relação homem religioso.
Quarto momento pesquisa finalizada, com a fundamentação do objeto concluída onde, se confirma que a Filosofia da Religião busca conhecer o homem enquanto ser religioso, sobre a suas crenças, estudando a relação divindade, homem, natureza.
REFERÊNCIAS
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2000.
INFOESCOLA. Surgimento da Filosofia. NET. Disponível em<https://www.infoescola.com/filosofia/surgimento-da-filosofia/> Acesso em: 08 dez. 2017.
MACHADO, Luís Guilherme Stender. Homem, religião e natureza: o projeto da filosofia do futuro em Ludwig Feuerbach. Vol. 7, nº 2. 2014. NET. Disponível em:<https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/3_luismachado.pdf> Acesso em: 11 dez. 2017
PETRIN, Natália. Filosofia da Religião. 2017. NET. Disponível em:<https://www.estudopratico.com.br/filosofia-da-religiao/>Acesso em: 06 dez. 2017.
SANTANA, Ana Lúcia. Filosofia da Religião. NET> Disponível em: <https://www.infoescola.com/filosofia/filosofia-da-religiao/> Acesso em: 07 dez. 2017
SANTOS, Wigvan Junior Pereira dos. Filosofia da Religião. 2017. NET. Disponível em:<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/filosofia/religiao.htm> Acesso em: 05 dez. 2017.
SILVA, Luziene Filgueira. O Ateísmo de Feuerbach como afirmação do homem em A Essência do Cristianismo, 2008. 39p. Monografia (Bacharelado em Filosofia) — Faculdade Católica de Fortaleza.

Continue navegando