Buscar

projeto tcc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: Metodologia do Ensino de Filosofia
O Ensino de Filosofia no campo atual do Ensino Médio
Problema: Considerando a visão da sociedade atual, em todas as vertentes, tanto na problematização de assuntos polêmicos quanto toda a tecnologia utilizada para lazer e comunicação, se faz necessário o uso da didática da Filosofia aos jovens? E na falta dela, o que acarretaria na sua formação quanto cidadão e humano? E como emprega-la de uma maneira em que traga um resultado positivo para a educação?
Justificativa: Ainda encontram-se situações no qual Paulo Freire cita como “educação bancária”, opressora, na qual somente o professor é o detentor do saber. É necessário opor-se a essa ideia ainda enraizada na educação brasileira. A escolha desse tema para estudo decorre da importância de se contribuir para um novo jeito de ensinar, e uma nova proposta de aprendizado aos jovens. E com a situação em que se encontra a educação no atual governo, fazer-se entender da importância da Filosofia na vida, e sendo ela nosso cotidiano, o que despertou meu interesse ao longo do curso de graduação.
Objetivos: 
Geral: Uma nova forma de ensino e aprendizado.
Específicos: Apresentar métodos atualizados e individuais no ensino de Filosofia, confirmar a importância de formar adultos pensantes e críticos, mesmo quando se dizem ao contrário, analisar a proposta inicial de que existem formas de que os jovens em sala e a tecnologia acessível coexistam durante a aula.
Fundamentação Teórica: O uso e aplicação da Filosofia é algo questionado no ensino desde muito tempo, ainda existe preconceito quanto á ela e ao que ela representa. Karl Jaspers cita (1986,p.147):
(...), qual o papel da filosofia?
Ensina, pelo menos, a não nos deixar iludir. Não permite que se descarte fato algum e nenhuma possibilidade. Ensina a encarar de frente a catástrofe possível. Em meio à serenidade do mundo ela faz surgir a inquietude. Mas proíbe a atitude tola de considerar inevitável a catástrofe. Com efeito, apesar de tudo, o futuro depende também de nós.
E neste conceito, demonstrar a importância e utilidade da Filosofia aos jovens, de uma maneira atual e aproximada a sua realidade.
Metodologia: Um trabalho investigativo e bibliográfico, quanto á metodologia de ensino atualmente empregada em torno da realidade social brasileira e interpretativo no que pode ser feito na melhoria da critica social. 
Referências:
JASPERS,K. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Cultrix,1986.
TRIGO,L.G.G. Pensamento filosófico um enfoque educacional. Curitiba: Intersaberes, 2013.

Outros materiais