Buscar

Teorias motivacionais e programas de aplicação no setor público

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO
Janice Feitosa da Silva
 (1) Quais são as principais características que compõem os estudos das teorias motivacionais apresentadas? 
A característica da teoria dos dois fatores está relacionada à compreensão do comportamento das pessoas no trabalho, ela está diretamente relacionada aos fatores identificados com o cargo e a fatores relacionados com o contexto em que o cargo está inserido. A satisfação no cargo é em função do conteúdo ou das atividades desafiadoras e estimulantes do cargo, que são os chamados fatores motivadores. A insatisfação no cargo é em função do ambiente, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, estes são então chamados de fatores higiênicos. 
A teoria da expectativa introduz elementos que procuram explicar como a influência das diferenças individuais produz algum tipo de motivação nas pessoas, convalidadas em suas crenças e expectativas, com base em três pontos: O desempenho que se alcança é proporcional ao esforço que se faz; o esforço que se faz é proporcional ao valor que se dá à recompensa e, se a recompensa for atraente, a motivação para fazer o esforço será grande. Esta teoria, ao colocar o esforço como variável dependente do valor percebido como recompensa, associa três conceitos cujos elementos são os seguintes: valor da recompensa, desempenho e recompensa e o esforço e desempenho. 
A principal característica da teoria da equidade é o de reconhecermos que as pessoas tendem a fazer constantes comparações entre remuneração e desempenho e a alcançada pelos colegas. Assim, a equidade existe sempre que a relação entre os meus resultados e minhas contribuições são iguais a mesma relação sob o ponto de vista da outra pessoa, tendo como base a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa deve ser igual à da outra. 
(2) De que forma pode-se relacionar ou diferenciar a teoria da expectativa com a teoria da equidade para incremento da motivação no setor público? 
A formulação da teoria da expectativa sugere que a boa avaliação de desempenho conduzirá o colaborador à percepção de recompensas organizacionais (econômicas ou simbólicas, como a pontuação para promoção na carreira, à promoção para uma posição de chefia ou de assessoramento que possa significar, por exemplo, uma função gratificada ou uma posição de maior status); e, por fim, que essas compensações promovam o alcance de objetivos pessoais (consumo, lazer etc.). A teoria da equidade é especialmente potente para explicar determinados comportamentos pessoais, especificamente em organizações públicas, porque esses ambientes tendem a privilegiar relações personalistas, fruto dos traços culturais patrimonialistas da gestão pública brasileira. Como Gestores Públicos, precisamos atentar, não somente para a compreensão dos fenômenos comportamentais na organização, mas para a formulação de políticas integradas de gestão de pessoas que relacionem especialmente carreira (crescimento e valorização pessoal e profissional), remuneração e ambiente organizacional. A contribuição desta teoria no ambiente organizacional reside na possibilidade de se aferir o clima no trabalho, por permitir a compreensão quanto à reação das pessoas diante de recompensas oferecidas ao grupo.
(3) Que fatores do comportamento de um grupo podem trazer vantagens e desvantagens para os PROGRAMAS E ALTERNATIVAS DE APLICAÇÃO? 
Em todos os setores e em qualquer programa existem as vantagens e as desvantagens. Programa motivacional de reconhecimento dos servidores inclui ações que vêm ao encontro de reconhecimento público, melhoria de processos e sugestões. O programa de envolvimento ampliado dos servidores atinge no âmbito da interação, proposição à formação de grupos de estudo de melhorias, deliberativos, de interface com o cidadão, de racionalização de consumo de materiais, de planejamento e definição e de metas de trabalho. O programa de remuneração variável envolve aspectos que devem ser incorporados à política de remuneração de pessoal da Administração Pública. O programa de remuneração por habilidades adquiridas, envolve ações dependentes da política de remuneração de pessoal a ser implementada pela Administração Pública, como: realização de cursos de treinamento e a realização de cursos de desenvolvimento. Os programas de benefícios são direcionados para o atendimento de necessidades básicas, do bem-estar físico e social dos colaboradores, alguns exemplos são: os vales (refeição, alimentação, entre outros) e a concessão de bolsas e auxílios. As ações de cunho social, estimuladas pela Administração Pública, podem atender segmentos carentes. A política de flexibilização de horários, desde que não resulte na alteração da carga horária total, legalmente definida para o cargo, pode ser instituída por ato administrativo. Afinal, como gestores é preciso considerar que as pessoas possuem vidas externas à Organização, e que há pessoas, que por motivos diversos, apresentam picos de produtividade. Já outras, teriam a possibilidade de exercer atividades paralelas que lhes gerariam satisfação pessoal e profissional, necessidades estas cuja satisfação não podem ser alcançada com os meios disponíveis no ambiente organizacional. 
(4) Pesquise nos órgãos ou setores de recursos humanos de uma organização pública as formas de provimento derivado e liste os aspectos referentes ao relacionamento humano na organização, tais como: motivação, liderança, entre outros. Por exemplo, que aspectos cercam um servidor público reintegrado à Administração Pública por decisão judicial?
As formas derivadas de provimento, mediante as quais os agentes públicos que já detêm vínculo anterior com a Administração Pública podem, em condições especiais, acessar os cargos e empregos públicos. São espécies de provimento derivado, normalmente definidas na legislação estatutária específica e em conformidade com os ditames constitucionais: a reintegração, a transposição de regime jurídico, o reenquadramento, a transferência por desmembramento ou fusão (anexação) de entes estatais. O nosso Direito passou a permitir que um servidor “pulasse” de seu cargo para outro, com atribuições totalmente diferentes e com remuneração diversa, sem se submeter a concurso público. O comportamento das pessoas no trabalho está diretamente relacionado aos fatores identificados com o cargo. 
A reintegração, como uma das formas de provimento do agente público, consiste no reingresso do servidor ao cargo mediante decisão judicial ou administrativa que anule sua demissão por considerá-la um ato ilegal. A reintegração é a reinvestidura do servidor no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. Como efeitos da reintegração o servidor estável, será reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, será reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço. Uma vez reintegrado o servidor terá direitos a todas as vantagens decorrentes do cargo como se jamais tivesse sido afastado. 
(5) Pense sobre os motivos que levaram você a se inscrever neste curso. Quais eram as suas motivações? Eram questões internas (realização pessoal, interesse etc.) ou externas (melhoria do salário, status, paquera, conhecer pessoas?). Faça um pequeno texto expressando seus motivos. 
As teorias motivacionais modernas ainda se inspiram nas antigas idéias que identificaram três tipos principais de motivos e hipóteses correspondentes sobre a natureza do homem: o ganho material, o reconhecimento social e a realização pessoal. 
Segundo Maximiano, motivação vem da palavra latina movere, que significa mover, entrar em ação, ter atitude. Existe a necessidade urgente de entrar em ação de interagir com as pessoas, ser educado e atencioso. 	Segundo oque nos foi apresentado, os funcionários públicos são motivados por necessidades diferentes das dos empregados privados. Como servidora pública há 25 anos, sempre que pude e que me foi ofertado, procurei participar das palestras, cursos, treinamentos, e aplicá-las à realidade para melhor servir e elevar a qualidade no atendimento ao público alvo (sociedade). Basicamente me qualificar é o objetivo, mas, a motivação para participar desta especialização a princípio foi pensando na possível aprovação no PCCS (Plano de carreira, cargos e salários) de nossa categoria, pois a mesma elevaria o salário e pela motivação da satisfação pessoal, autoestima, desenvolvimento pessoal, satisfação no trabalho, e claro, o reconhecimento. 
.

Continue navegando