Buscar

Filtração Glomerular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Filtração Glomerular
Os rins possuem como unidade funcional o Néfron. Aproximadamente dois milhões de néfrons estão presentes em cada rim e são divididos em duas partes funcionais distintas, o corpúsculo renal e o túbulo renal.
O corpúsculo renal é formado pelo glomérulo e pela cápsula de Bowman.
 
Os glomérulos consiste em um tufo capilar inserido em um envoltório denominado cápsula de Bowman, com um espaço entre eles (espaço de Bowman ) onde o filtrado glomerular inicialmente se acumula.
 Filtração Plasmática
 As substâncias que saem do plasma precisam passar por três barreiras que estão na membrana glomerular:
Camada de células endoteliais do capilar.
Membrana basal, formada por fibras colágenas e de proteoglicanos que impede a 
 filtração de proteínas plasmáticas
 e às células sanguíneas.
Camada de células epiteliais.
 Figura 1. Estrutura funcional da membrana glomerular.
O plasma é filtrado do capilar para a cápsula de Bowman através das fenestras, dos espaços no interior da membrana basal e dos poros em fenda dando origem ao filtrado glomerular que passa da cápsula de Bowman para o sistema tubular. 
Fig.2. Representação esquemática da filtração glomerular (As setas vermelhas representam o sentido da corrente sanguínea e as pretas o sentido do filtrado glomerular)
O filtrado glomerular se diferencia do plasma por conter uma quantidade diminuída de proteínas. Isso ocorre pois a membrana glomerular é porosa o suficiente para filtrar água e todos os constituintes dissolvidos no plasma, formando um ultrafiltrado do plasma .
 A Filtração Glomerular é Influenciada pelo:
Tamanho das arteríolas - nos rins possui um mecanismo auto-regulador, que mantém relativamente a pressão sanguínea nos glomérulos através do aumento ou diminuição do tamanho das arteríolas aferentes.
Alterações na pressão de filtração – qualquer fator que modifique as pressões em uma das faces da membrana glomerular também alterará a fração de filtração.
Aumento da pressão glomerular aumenta a filtração.
Aumento da pressão na cápsula de Bowman diminui a filtração.
Referências Bibliográficas
GUYTON, ARTHUR C; HALL, JOHN E. Fisiologia humana e mecanismos das doenças. 6ª ed., Ed.Guanabara-Koogan, Rio de Janeiro, 1998.
STRASINGER, SUSAN KING. Uroanálise e fluidos biológicos. 3ª. ed., Editorial Premier Ltda, São Paulo, 2000.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando