Buscar

CÉLULAS DO SANGUE novo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CÉLULAS DO SANGUE – HISTOLOGIA
O sangue é formado pelos glóbulos sanguíneos (eritrócitos/hemácias, plaquetas, leucócitos e glóbulos brancos) e pelo plasma.
Hematócrito: sedimentação obtida do sangue coletado por punção venosa, que é tratado por anticoagulantes e centrifugação, em tubos de vidro. O plasma é superior, amarelo e translúcido, e os glóbulos separam-se: uma camada inferior (35-50%) de cor vermelha, formada por eritrócitos; uma camada imediatamente superior (1%), acinzentada, com leucócitos, e sobre eles uma delgada camada de plaquetas.
Através do sangue, os leucócitos constituem uma das primeiras barreiras contra a infecção, percorrem o corpo, atravessam por diapedese (saída ativa de leucócitos do sistema circulatório por movimentos ameboides) a parede das vênulas e capilares, concentrando-se nos tec lesionados/atacados por microrganismos.
O sangue transporta O2 e CO2 ligado à hemoglobina dos eritrócitos, sendo o último ligado também a outras prot.
O plasma transporta nutrientes e metabólitos dos locais de absorção/síntese, distribuindo-os pelo organismo, e também escórias do metabolismo que são removidas do sangue pelos órgãos de excreção.
Na distribuição de hormônios, o sangue possibilita a troca de mensagens químicas entre órgãos distantes.
O sangue tem papel regulador na distribuição de calor, no equilíbrio acidobásico e osmótico dos tec.
Composição do plasma: componentes de pequeno e elevado peso molecular (10%); prot plasmáticas (7%); sais orgânicos (0,9%); restante (82,1% - AA, vitaminas, hormônios, glicose).
A composição do plasma é um indicador da composição do líquido extracelular pois os componentes de baixo peso molecular estão em equilíbrio, através das paredes dos capilares e das vênulas, com o líq intersticial dos tecidos.
Principais prot do plasma: albuminas (sintetizadas no fígado, são muito abundantes no plasma, e mantêm a pressão osmótica do sangue; alfa, beta e gamaglobulinas (são as imunoglobulinas, anticorpos); lipoproteínas; protrombina; fibrinogênio.
OUTRAS CÉLULAS:
Eritrócitos (hemácias):
Anucleadas; 
Contêm muita Hb (transporte de O2/CO2), composta de 4 subunidades, cada uma contendo um grupo heme (derivado porfirínico que contém Fe2+) ligado a um polipeptídio. Devido a variações nas cadeias polipeptídicas, há 3 tipos normais:
A1: 97%; A2: 2%; F: hemoglobina fetal – 100% no feto; 80% no recém-nascido; 1% até o 8º mês/vida adulta.
Permanecem sempre no interior dos vasos; 
Forma de disco bicôncavo: é mantida por prot estruturais do citoesqueleto. Proporciona grande superfície em relação ao volume a fim de facilitar as trocas gasosas; 
São flexíveis, passando pela bifurcação dos capilares mais finos;
Maturação na medula óssea: o eritrócito perde o núcleo e outras organelas, sem poder renovar suas moléculas; em 120 dias as enzimas estão em nível crítico, o rendimento dos ciclos metabólicos geradores de energia é insuficiente; o corpúsculo é digerido pelos macrófagos no baço.
Leucócitos:
Forma esférica; protegem o organismo contra infecções; produzidos na medula óssea ou em tec linfoides, permanecendo temporariamente no sangue;
Classificados em:
Granulócitos: núcleo de forma irregular; dividem-se em:
Neutrófilos (leucócitos polimorfonucleares): cél arredondadas com núcleos formados por 2-5 lóbulos ligados por pontes de cromatina. As cél muito jovens têm núcleo em bastonete. Contém no seu citoplasma grânulos azurófilos (lisossomos, com prot e peptídeos destinados à digestão e morte de microrganismos) e específicos (enzimas para combater microrganismos, componentes para reposição da memb e auxiliam na proteção da cél contra agentes oxidantes.
Eosinófilos: 1-3% do total de leucócitos; núcleo bilobulado; contêm granulações ovoides; internum envolvida pelo externum (rica em prot catiônica, peroxidase – ribonucleases com atividade antiviral – e neurotoxina. A prot catiônica promove o aparecimento de poros nas cél-alvo, induz a desgranulação de mastócitos e basófilos e induz negativamente a atividade linfocitária, com atividade antibacteriana e antiparasitária). A peroxidase gera espécies reativas de O2 como mecanismo de defesa; quando liberadas, essas prot causam dano tecidual.
 
Basófilos: menos de 2% dos leucócitos; meia-vida de 1-2 dias; núcleo volumoso de forma retorcida e irregular em letra S; sua memb plasmática tem receptores para a imunoglobina E; secretam citocinas e leucotrienos, mediadores inflamatórios, tendo assim uma função imunomoduladora por modular a função de populações de linfócitos T.
Agranulócitos: núcleo de forma mais irregular; dividem-se em:
Linfócitos: cél esféricas com núcleo esférico e escuro e citoplasma escasso; responsáveis pela defesa imunológica; reconhecem moléc estranhas em diferentes agentes infecciosos, combatendo-as por meio de resposta humoral e citotóxica mediada por cél; voltam dos tec para o sangue, recirculando continuamente.
Monócitos: núcleo ovoide em forma de rim/ferradura; representam uma fase na maturação da cél mononuclear fagocitária originada na medula óssea, a qual passa para o sangue, permanecendo por alguns dias, e atravessa por diapedese a parede dos capilares e vênulas, penetra alguns órgãos e transforma-se em macrófagos, numa fase mais avançada. Portanto, faz parte do sistema mononuclear fagocitário.
Plaquetas:
Corpúsculos anucleados em forma de disco;
Derivam dos megacariócitos da medula óssea;
Promovem a coagulação do sangue e auxiliam na reparação da parede dos vasos sanguíneos;
Permanecem no sangue por aproximadamente 10 dias;
Aparecem em grupos, com hialômero (azul-clara) e cromômero (púrpura).

Continue navegando