Buscar

Meiose: Divisão Celular Especializada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
MEIOSE
É um tipo especial de divisão celular que envolve duas divisões meióticas e que ocorre apenas nas células germinativas. As células germinativas diplóides originam gametas haplóides.
*
*
*
MEIOSE
Antes do início da meiose I, as células passam por um processo semelhante ao que ocorre na interfase das células somáticas.Os cromossomos se duplicam(Replicação do DNA),e se apresentam como filamentos duplos, as cromátides. As cromátides são cada um dos filamentos paralelos unidos pelo centrômero, que constituem um cromossomo de uma célula em divisão.
*
*
*
PRÓFASE I
É a fase mais longa da meiose e onde ocorrem os fenômenos de maior importância biológica.
È semelhante a mitose, por ser uma fase de preparação.
Desaparece a membrana nuclear.
Se espiralizam as cadeias de DNA,aparecendo os cromossomos.
*
*
*
PRÓFASE I
Duplicam-se os centríolos, migrando para os pólos.
Forma-se o fuso acromático
Cada par de cromossomos se une a uma fibra do fuso.
*
*
*
PRÓFASE I
Durante a prófase ocorre o processo mais importante da reprodução sexual, a recombinação genética.
A prófase I é composta de cinco períodos: Leptóteno,zigóteno,paquíteno,diplóteno e diacinese.
*
*
*
PRÓFASE I
Leptóteno- Os cromossomos condensam-se e tornam-se visíveis.
Zigóteno- Os cromossomos homólogos juntam-se aos pares.
Paquíteno- Os cromossomos tornam-se mais curtos e espessos, formando tétrades.(conjunto de quatro cromátides homólogas-duas cromátides irmãs de cada cromossomo homólogo.)
Diplóteno- Os cromossomos homólogos iniciam a separação, podem ser evidenciados as trocas de pedaços entre os cromossomos(crossing-over).
Diacinese- Os cromossomos migram para o equador da célula. 
*
*
*
*
*
*
*
*
*
CROMOSSOMOS
Cromossomos homólogos – São cromossomos que possuem os mesmos locos gênicos. Uma célula diplóide tem duas cópias de cada homologo, um de origem materna e outro de origem paterna.
*
*
*
PRÓFASE I
A recombinação genética consiste na troca de material genético entre as cromátides dos cromossomos homólogos, resultando em cromátides novas , que antes não existiam. As cromátides novas darão origem a indivíduos novos que antes não existiam.
*
*
*
METÁFASE I
Os pares dos cromossomos homólogos se situam na parte média da célula formando a placa equatorial.
*
*
*
ANÁFASE
Ocorre a separação e migração dos cromossomos homólogos. No final da anáfase I temos dois jogos de cromossomos separados nos pólos opostos da célula, um de cada par. Nesta fase ocorre a redução do número de cromossomos pela metade.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
TELÓFASE I
Ocorre a regeneração do núcleo, iniciando-se imediatamente a divisão II. Cada cromossomo mantém-se constituído por duas cromátides e o número de ploidias em cada uma das células nesta fase é n(haplóide). 
*
*
*
Citocinese
A célula binucleada divide seu citoplasma em dois, formando duas células filhas que vão entrar na segunda divisão meiótica.
*
*
*
MEIOSE- DIVISÃO II
È como uma mitose normal que ocorre nas duas células filhas,simultaneamente. Na prófase II se unem os cromossomos individuais as fibras do fuso, e na anáfase II, se separam as cromátides.
No final da citocinese II teremos quatro células filhas,que terão a metade do número de cadeias de DNA, que tinham na interfase. Serão células haplóides que terão como função intervir na fecundação, ou seja, serão gametas.
*
*
*
Mitose

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais