Buscar

apresentação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
Quero agradecer por ter tido toda a paciência de me instruir nessa nova etapa de conclusão na minha vida.
*
*
A historia sobre os moradores em situação de rua.
Moradores em situação de rua no Brasil.
A vida do Idoso no Brasil.
Família e Idoso.
O Idoso em situação de rua.
Como o Assistente Social Consegue enfrentar o seu trabalho diante da realidade vivida com idosos em situação de rua.
*
*
Com esse artigo podemos identificar a atuação do serviço social, com os idosos em situação de rua. O projeto de pesquisa foi realizado de forma bibliográfica,uma vez que teve uma pesquisa de obras de alguns autores.
*
*
Segundo B Stoffes (1977), descrevem, que há relatos que existiam pessoas itinerantes desde Grécia Antiga, que devido a perda de terras, moradias, e o crescimento da cidade, começaram o movimento Itinerário incertos, por falta de renda, moradia fixa o deslocamento continuo, e esses fatores foram gerando atritos com as ordens estabelecidas.
*
*
*
*
Segunda a pesquisa IPEA (Instituto de pesquisa econômica aplicada )em 26/01 2017 essa pesquisa foi atualizada mostrando que o numero de pessoas em situação de rua vem crescendo muito, a pesquisa comentou que no Brasil há cerca de 101 mil, moradores em situação de rua, incluindo, jovens, homens, mulheres, sabendo que vem aumentando muito o numero de idosos em situação de rua cada dia que passa.
*
*
*
*
Segundo os estudos, a estrutura da população brasileira passou por varias mudanças, , houve momentos na historia que tivemos aceleramento de crescimento natural, por exemplo, o numero de jovens maiores que do idoso.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com a diminuição da taxa de natalidade a população vai envelhecer aos poucos, e o numero de idosos cada vez mais aumentar. De acordo com os estudos em 2050, vai haver 93 idosos para cada 100 crianças, a população será de aproximadamente 215 milhões de habitantes.
*
*
O aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população mundial são hoje realidades que desafiam toda a sociedade e exigem uma profunda mudança de conceito em relação ao idoso, garantindo, serviços, Políticas Sociais e programas assistenciais. Tornando-se cada vez mais necessário, por isso, dedicar-se aos fenômenos fisiológicos, psicológicos, econômicos, sociais e culturais que envolvem essa parcela de população.
*
*
A Família nela se origina as primeiras manifestações da sociabilidade humana, desenvolvendo se a personalidade a qualidade das relações mais intensa do que em qualquer situação.
Toda família e um núcleo, temos que entender a real situação da família com a sociedade, cada família e única, e também tem uma ação problemática, complexa, e atômica.
*
*
As funções básicas dos idosos na família são desempenhadas de varias maneiras, destaca-se a de agente educador, com funções especificas como zelar pelos aspectos religiosos, culturais, econômicos e sociais.Sendo papel de família cuidar das crianças, idosos,e doentes.
Os idoso da família contemporânea, não são só avos ,mais bisavós, e trisavós e os laços geracionais que antigamente se reduziam três gerações, atualmente chega entre quatro ou cinco.
*
*
Existem varias razões que levam um idoso ir para as ruas, conviver sem família sendo descriminado pela sociedade. Segundo os estudos tudo vem de uma formação anterior, o modo de vida que essas pessoas viveram como foram quando eram jovens, a estrutura construída de uma vida toda que acaba por causa do vicio da bebida, da droga, desvinculação de laços familiares, pela falta de emprego, a baixa escolaridade.
*
*
O assistente Social que trabalha com moradores em situação de rua ,devem defender e buscar viabilizar os direitos daqueles idosos que situação diversa se encontra na rua.A população de rua tem muito trabalho em conseguir sua cidadania , por que não são respeitadas e nem considerada (brasileira)pela própria sociedade, assim o homem de rua e um estrangeiro dentro de seu próprio pais.
*
*
O Assistente Social, devem atuar em prespctativa de redução de danos e riscos que potencialmente as pessoas se encontrem nessa situação,com o requisito profissional:
-saber escutar;
-Conhecer o território em que a abordagem ocorre, identificando rede de serviço e possível encaminhamento;
-Conhecer políticas existente para tais procedimentos;
 O trabalho que o assistente Social tem com os idosos em situação de rua , e de caráter investigativo, estudado, e acima de tudo usando a Ética Profissional.
*
*
 Agradeço a disposição de vocês .
*
*
Código de Ética do/a Assistente Social lei 8662/93-Direitos desta edição reservados ao CFESS,
Conselho Federal de Serviço Social SCS -Quadra 2 ,Edifício Serra dourada,sala 312-318.Brasília –DF.
WWW.cfess.org.br/cfess@cefss.org. BR- Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais.Contribuições para o Exercício Profissional de Assistente Social :coletânea de leis/Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais.Belo Horizonte:CRESS,2013
Editora Amigos da Natureza LTDA.Marechal Candido Rondon 2015 -Reportagem :A INVISIVEL POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA 
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes-SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes Von- Velhice e diferenças na vida Contemporânea .Editora Alínea ,Campinas ,SP 2006.(COLEÇÃO VELHICE E SOCIEDADE)
MORAGAS, Ricardo Moragas.Gerontologia Social-Envelhecimento e qualidade de vida. Social-Envelhecimento e qualidade de vida.3°edição-São Paulo. -Editoras Paulinas, 2010
Estatuto do Idoso: LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003.
Política Nacional do Idoso LEI Nº 8.842, DE 4 DE JANEIRO 1994.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais