Buscar

fichamento de criatividade e inovação

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Laryssa Christina da Rocha
Trabalho da disciplina Criatividade e Inovação Organizacional,
 Tutor: Prof. Celia Lima Paradela
Rio de Janeiro 
2018
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL
NETFLIX
REFERÊNCIA: 
	A Netflix, atualmente é um provedor global de filmes, fundada em 1997 nos EUA por Reed Hastings e Marc Randolph, tinha como a principal fonte a insatisfação dos clientes, e alugar novos lançamentos em tempo hábil. A empresa surgiu como um serviço de entrega de DVDs pelo correio, atualmente produz centenas de horas de programação original em diferentes países do mundo, além de filmes, desenhos,stand-ups, documentários e aplicativos.
	Dez anos após sua fundação, especificamente em Janeiro de 2007 , O CEO, Reed Hastings ao termino de uma reunião com a sua equipe sênior de gestão, preconizou a ideia de criarem estratégias para que a Netflix entrasse no mercado de vídeos online, posteriormente conhecido como VOD.
	A equipe de Hastings era composta de colaboradores apaixonados e coesos entre si, assim sendo, Hastings soube aproveitar essa paixão aderente usando isso a favor do crescimento e da consolidação da sua perspectiva, ou seja, fazer dar certo o negocio de aluguel de filmes online.
	A campanha que Hastings estava elaborando surgiu logo após ele ter encontrado uma copia de aluguel de uma assinatura vencida de um DVD, e por esse deslize, precisou pagar quarenta dólares. Após essa situação Hastings teve a ideia de oferecer um novo serviço de home movie dando ao assinante a possibilidade de alugar ate três filmes através do site da Netflix com uma taxa de U$17,99.
	Sua concorrente, a Blockbuster, a empresa fundada em 1985, foi a maior no ramo de locação de filmes, era dona da maior fatia do mercado no seguimento. Como líder, tinha vantagens sobre as outras empresas do mesmo ramo, e com isso, ganhava a vanguarda nas estratégicas mercadológicas. Porem, em 2002, a Blockbuster declarou Blockbuster iniciou em 2004 um projeto semelhante, contudo, grosseiro, do mesmo segmento sem mensurar os gastos .
	Com essa intrépida premissa, era de se esperar que com o passar do tempo a Blockbuster acumulasse prejuízos e, foi o que certamente aconteceu. O seu valor de mercado sofreu um decréscimo bastante acentuado. No auge, a Blockbuster contava com nove mil lojas espalhadas por todo mundo, no entanto, com o avanço da tecnologia e seus frutos, como a pirataria, e com a popularidade do VOD, o império Blockbuster sofreu abalos irreparáveis e com o resultado , trezentas lojas foram fechadas nos EUA e, em 2013 a queda foi de cinquenta por cento no faturamento.
	Antagonicamente, Neil Hunt, diretor de produtos da Netflix se empenhou em mudar o modelo de aluguel de DVDs para o popular “sem multa por atraso”, pois este seria o seu diferencial, quebrando paradigmas trazendo para a realidade e aumentando as chances de crescimento da Netflix. Contudo, o modelo original não funcionou conforme o planejado. Gastava-se muito por cada cliente que não era fidedigno. 
	Entretanto, a visão Hastings era que, o modelo de assinatura seria mais vantajoso para ambos, pois o assinante teria posse de quatro filmes de uma vez, e receberia ate quatro novos filmes a cada mês. Essa visão também trazia uma abordagem diferenciada e agressiva, pois a Hastings estava disposto em colocar os filmes do provedor da Netflix em cada domicilio em tempo indeterminado e ainda, ilimitado. Mas, novos problemas foram surgindo e lapidações estratégicas precisaram ser implantadas.
	O custo da assinatura e despesa de aquisição de filmes para locação ainda representava um ônus pesado, e os filmes que estavam embarcando eram totalmente novos, precisavam corrigir isto e, lançar uma tática para que os filmes mais velhos e menos conhecidos pudessem sair também, foi criado então pelos analistas, um programa em que colocava os filmes mais antigos na pagina principal do site, com informações do filme, como sinopse e comentários das pessoas que o assistiram, e também, uma pesquisa de satisfação , para que se pudesse buscar cada vez o aperfeiçoamento.
	A Netflix contratou Ted Sarandos como diretor de conteúdos para gerenciar as aquisições de conteúdo, Sarandos que se juntou a Netflix em maio de 2000 vindo da Vídeo City, uma grande cadeia de locação em vídeo do EUA. Sarandos conduziu a transação da Netflix para negociarem com grandes estúdios.
	Sarandos explica que, para uma empresa de tecnologia como a Netflix, existe a dependência da arte, asseverando que, as decisões de comissionamento são mais como ciência “setenta por cento e trinta por cento de arte”. Sarandos, ao fazer a parceria com estúdios de filmes atendia não só aos clientes, mais também aos estúdios, que já não precisava mais se preocupar em “perder”os filmes “velhos”.
	Outra estratégia salutar foi à mudança no pedido de cancelamento de assinatura, que antes era tão trabalhoso. Tão logo, mudamos a forma de cancelamento, assim sendo, o cliente poderá cancelar sua assinatura a qualquer momento bastando somente preencher uma breve pesquisa explicando o porque quer cancelar. Isto fará com que estes clientes, ao voltarem, o seu cadastro ainda estará em seu lugar, como nunca estivesse saído.
	Atualmente, a Netflix está presente em quase todos os países do mundo, são mais de cento e noventa. Não é somente conhecida por ser uma distribuidora de conteúdo, ela é uma produtora de conteúdo original, e está em plena ascensão. Em 2015 a Netflix lançou, aproximadamente, quatrocentos e cinquenta horas de conteúdo original e, em 2016, devem ser mais de seiscentas horas.
�

Continue navegando