Buscar

Gestão da Qualidade II

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA
CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE BOM JESUS DA LAPA
1º)
	a)
Podemos dizer que a metodologia aplicada pela Gerdau refere-se a era da qualidade que seu principal enfoque em:
Controle estatístico do processo;
Gestão da qualidade total;
b) A principal característica do processo da Gerdau é o enfoque ao cliente, ou seja atender as suas necessidades de uma forma que todos da organização sabem e compreendem a sua responsabilidade dentro da organização
2º)
Era da inspeção - o objetivo era separar o bom produto do produto defeituoso por meio da observação direta.
Era do controle estatístico do processo - Ao invés de inspecionar produto por produto, selecionava-se uma certa quantidade para inspeção, estendendo o seu resultado ao lote da qual a "quantidade" era extraída.
Era da garantia da qualidade - A responsabilidade quanto a qualidade passou a ser global, compreendendo toda a organização. A qualidade passa a ser abordada desde a etapa de desenvolvimento do projeto do produto até chegar ao consumidor final, desta forma todos os funcionários devem estar envolvidos com as atividades de melhoria da qualidade.
Era da gestão total de qualidade - possuía duas ideias principais: o foco no cliente e os sistemas da qualidade. O primeiro significava que o interesse do cliente representava o ponto de partida, ou seja, a qualidade era embutida no produto ou serviço desde o seu início, a partir das necessidades e interesses do cliente. Assim a qualidade varia do cliente até a sua produção. 
A Samsung foi fundada em 1969, vendendo seu primeiro produto, um aparelho de TV, em 1971. Desde aquela época, a empresa tem usado ferramentas e técnicas tais como controle total da qualidade, com foco no cliente e os sistemas de qualidade, gestão de processos, gestão de dados do produto, gestão de recursos da empresa, gestão da cadeia de fornecimento e gestão do relacionamento com clientes.
3º)	O que eles tem em comum é que fizeram arte da história, tanto pela contribuição como pela intervenção em empresas. E um dos pontos em que reparei é que eles falam que um bom ambiente de trabalho, bem remunerado, melhora a capacidade de um funcionário em produzir com qualidade. 
4º) 	A divergência ocorre porque para Juran a qualidade do produto para o cliente está na comparação do produto do concorrente, enquanto ara Deming a expectativa e o uso do produto e o atendimento ao cliente que satisfaz o cliente.
5º)	TQC ( Total Quality Control) Controle da Qualidade Total, é um sistema gerencial baseado na participação de todos os setores e de todos os empregados de uma empresa, no estudo e na condução de controle de qualidade. 
“	Controle da Qualidade Total é um sistema efetivo para integração dos esforços de desenvolvimento da qualidade, manutenção da qualidade e melhoria da qualidade, esforços estes de vários grupos em uma organização, que visa permitir o marketing, a engenharia, a produção e os serviços ao nível mais econômico que permita a plena satisfação do cliente." (Fiegenbaum).
Empresas que adotam esse modelo: Fábrica de Grampos Aço Ltda., Continental, Tecfil Filtros, KF Estamparia.
6º) 	Ishikawa afirma que a principal diferença dos modelos proposto por Fiegenbaum (TQC) e o japonês, é a utilização de especialistas em qualidade em todos os departamentos da organização versus a conscientização de todas as pessoas quanto à qualidade tornando-as especialistas, é significativa, e por isso cunhou um novo termo para designar o método japonês de administrar: o CWQC - Company Wide Quality Control ou Controle de Qualidade por Toda a Empresa.
7º) 	A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
As empresas que são certificadas pela ISO 9000 são: CRW plásticos, Braspar, Taschiba, Detroit diesel motores do Brasil (Sistema da Qualidade para Fabricação de motores Diesel).
8º)	Os sistemas de gestão integrados buscam realizar a integração dos processos de qualidade, meio ambiente, segurança, saúde ocupacional e responsabilidade social conforme características, atividades e necessidades de cada organização.
	As normas de gestão específicas (ISO 9001, ISO 14000 e OHSAS 18001) definem, em resumo, que sistema de gestão é a parte de um sistema da organização utilizado para desenvolver e implementar suas políticas e para gerenciar seus aspectos e impactos.

Continue navegando

Outros materiais