A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
av2 de patologia

Pré-visualização | Página 1 de 1

Avaliação: 
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	THIAGO DUTRA VILAR
GLAUCIO DIRE FELICIANO
ERIKA CRISTINA DE OLIVEIRA CHAVES
URSULA RAQUEL DO CARMO F DA SILVA
	Turma: 9018/B
	Nota da Prova: 3,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 21/06/2014 17:32:09
	
	 1a Questão (Ref.: 201301306045)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	A inflamação é a reação de um tecido e de sua microcirculação a uma agressão patogênica, caracterizada pela produção de mediadores inflamatórios e movimentação de líquido e leucócitos do sangue para os tecidos extravasculares. Por meio desse mecanismo, o hospedeiro localiza e elimina metabolicamente células alteradas, partículas estranhas, microorganismos ou antígenos. Em certas circunstâncias, a capacidade de eliminar substâncias estranhas e tecidos lesados fica comprometida, ou os mecanismos reguladores da resposta inflamatória são alterados. Portanto, as RESPOSTAS FISIOLÓGICAS dos tecidos lesionados devem ser levadas em consideração no processo de intervenção, para uma eficaz REABILITAÇÃO. Com base nessas informações, indique quais são as alterações características em processos inflamatórios agudos e crônicos:
		
	
Resposta: a caracteristica de um processo inflamatorio se da atraves do aumento de temperatura, rubor , edema. acontecendo uma lesão tecidual, o agente agressor e liberado os mediadores quimicos dai a migração do macrofagos e neutrofilos para o local da lesão avendo assim o aumento do volume de liquido tecidual.
	
Gabarito: INFLAMAÇÃO AGUDA - o início da resposta inflamatória ocorre em virtude da lesão direta ou estimulação dos componentes estruturais ou celulares de um tecido,caracterizada por duração curta que pode durar minutos, horas ou alguns dias. Aparecimento dos sinais cardinais típicos (tumor, rubor, calor) assim como alterações da microvasculatura, da permeabilidade vascular e emigração de leucócitos. INFLAMAÇÃO CRÔNICA - reação persistente que desencadea uma resposta imunológica contra os produtos microbianos residuais ou contra os componentes teciduais alterados, que pode durar semanas ou meses, normalmente seguida de uma inflamação aguda, mas pode iniciar-se de modo insidioso e assintomático. Como característica têm-se a presença de leucócitos, macrofágos e proliferação celular.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301343832)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Normalmente a aterosclerose é relacionada apenas aos danos causados no coração, que levam ao infarto do miocárdio. No entanto, a falta de irrigação sanguínea no cérebro causa danos irreversíveis como a atrofia senil, que diminui muito a capacidade cerebral. Podemos afirmar que o córtex cerebral responde a falta de circulação, com:
		
	
	Metaplasia
	
	Hipertrofia
	 
	Atrofia
	
	Displasia
	
	Necrose
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301311504)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A primeira manifestação de quase todas as formas de lesão celular reversível é o aumento no volume da célula devido:
		
	
	ao acúmulo intracitoplasmático de lipídios.
	
	ao acúmulo intracitoplasmático de proteínas.
	 
	à hipertrofia celular.
	
	à diminuição no metabolismo celular.
	 
	ao acúmulo intracitoplasmático de água e eletrólitos na célula.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301509553)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O estado de perfusão tecidual inadequada que gera suprimento insuficiente de oxigênio (O2) e nutrientes aos tecidos e impede a remoção dos produtos de excreção celular, é denominado:
		
	 
	Embolia
	 
	Choque
	
	Trombose
	
	Edema
	
	Coagulação Intravascular Disseminada (CIVD)
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301500410)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um paciente com Diabetes Mellitus sem o devido tratamento adequado, fez uma avaliação médica e após a realização de uma biópsia hepática, foram evidenciadas dois tipos de degenerações celulares, as quais provavelmente podem ser classificadas como:
		
	
	Degeneração hidrópica e degeneração gangrenosa
	
	Degeneração mucoide e degeneração hialina
	 
	Degeneração gordurosa e degeneração glicogênica
	
	Degeneração hialina e degeneração liquefativa
	
	Degeneração mucoide e degeneração gordurosa
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301509592)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A hemossiderose é um dos distúrbios da pigmentação endógeno, onde há o acúmulo de hemossiderina, que é um pigmento granular ou cristalino amarelo a castanho-dourado, derivado da hemoglobina, sendo a principal forma de armazenamento de _____________.
		
	 
	Bilirrubina
	
	Carbono
	
	Melanina
	
	Hematina
	 
	Ferro
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301302740)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Explique por que a determinação da quantidade de enzimas presentes no plasma (creatinofosfoquinase, por exemplo), pode colaborar para o diagnóstico do infarto do miocárdio.
		
	
Resposta: por que ele pode
	
Gabarito: Isso ocorre porque as enzimas avaliadas são intracelulares, ou seja, deveriam estar dentro das células do miocárdio. Se forem localizadas em um hemograma, significa que deixaram seu lugar de origem - as células cardíacas - e estão na circulação. Isso só ocorre se tais células cardíacas se desestruturarem, que é o que acontece após a necrose de coagulação que caracteriza o infarto do miocárdio.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301306270)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A respeito de distúrbios da circulação, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta. I. Os distúrbios circulatórios estão relacionados com alterações que acometem a irrigação sangüínea e o equilíbrio hídrico. II. Alterações no fluxo e trocas na composição sanguínea são exemplos de patogêneses para trombose. III. A embolia é caracterizada pela obstrução vascular por corpos estranhos que se aderem à parede do vaso sanguíneo. IV. Edema significa acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial. Estão certos apenas os itens:
		
	
	II e III.
	
	I e II.
	 
	I, II e IV
	
	I e III.
	
	I, II e III
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301306282)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os fenômenos da exsudação referem-se ao acúmulo intersticial de líquidos e células provenientes de vasos sanguíneos. Os movimentos migratórios celulares em direção ao foco da lesão representa uma das características importantes da reação inflamatória. Assinale a seqüência de eventos da migração leucocitária:
		
	
	Quimiotaxia, marginação, adesão firme, transmigração ou diapedese e rolamento.
	 
	Quimiotaxia, adesão firme, marginação, rolamento, transmigração ou diapedese.
	
	Marginação, adesão firme, transmigração ou diapedese, rolamento e quimiotaxia.
	
	Marginação, rolamento, transmigração ou diapedese, quimiotaxia e adesão firme.
	 
	Marginação, rolamento, adesão firme, transmigração ou diapedese e quimiotaxia
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301509344)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual dos seguintes mediadores pró-inflamatórios é o mais abundante nos mastócitos?
		
	
	Heparina
	 
	Histamina
	
	Prostaglandina
	
	Fator de necrose tumoral alfa
	
	Interleucina 1