Buscar

Prova Discursiva Fundamentos Socioantropológicos da Educação nota 90

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Leia a seguinte afirmação: 
“Conhecer os fenômenos sociais, os fatos como coisas, implica a adoção de uma postura metodológica rígida e objetiva, nos padrões de Durkheim, que permitam uma observação asséptica, a exemplo do enfoque usado na física e na biologia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CABRAL, Augusto. A sociologia funcionalista nos estudos organizacionais: foco em Durkheim. Cad. EBAPE.BR, v. 2, n. 2, Rio de Janeiro,  julho, 2004, p. 9. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioantropológicos da educação sobre a noção de fato social em Durkheim, responda a seguinte pergunta: 
Para Durkheim, o fato social possui três características: a coercitividade, a exterioridade e generalidade. Descreva os principais elementos de uma dessas três características do fato social, à sua escolha.
Nota: 50.0
	O aluno poderá escolher uma das três características mencionadas no enunciado. “Coercitividade: corresponde à força exercida pelos fatos diante do comportamento dos indivíduos. [...] a coercitividade é garantida por meio de instrumentos de controle denominados sanções” (livro-base, p. 28). “Exterioridade: é a segunda característica do fato social, pela qual Durkheim definia a existência e a atuação dos fatos sociais sobre os indivíduos, independentemente da vontade e da escolha destes” (p. 28, 29). “Generalidade: [...] Durkheim afirmava que um fato social é geral quando se repete em toda a extensão da sociedade ou entre a maioria dos indivíduos que a compõem” (p. 29).
Resposta: Coercitividade: está relacionada ao poder ou a força com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumprí-las.
Questão 2/2 - Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Observe o fragmento de texto a seguir: 
“[...] na epistemologia materialista histórica e dialética existe o comprometimento com a produção do conhecimento na análise da materialidade social, o qual está intimamente ligada ao desenvolvimento e interatividade social ao longo das transformações históricas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  DEITOS, Juliano M; SOBZINSKI, Janaina S. O Materialismo Histórico e dialético: Contribuições para a Análise de Políticas Educacionais. Impulso, Piracicaba, n. 25, v. 63, p. 101-118, maio-ago. 2015. p. 105. <http://dx.doi.org/10.15600/2236-9767/impulso.v25n63p101-118>. Acesso em 18 out. 2017. 
Considerando o trecho mencionado e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioantropológicos da educação, de acordo com a concepção materialista de Marx, explique o que se compreende por forças produtivas e relações sociais de produção:
Nota: 40.0
	“Marx, numa concepção materialista, afirma que a estrutura de uma sociedade qualquer reflete a produção social de bens. Esta envolve as forças produtivas e as relações sociais dela decorrentes. Entendemos por forças produtivas as condições materiais que determinam toda a produção. O desenvolvimento da produção determina a combinação e o uso dos recursos naturais, da mão de obra disponível, dos instrumentos e das técnicas produtivas. Nesse cenário, o modo como nos relacionamos e nos organizamos para executar a atividade produtiva é o que denominamos de relações sociais de produção” (livro-base, p. 34).
Resposta: Forças produtivas corresponde a combinação da força de trabalho humana com os meios de produçao, isto é instrumentos e objetos de trabalho , tais como tecnologia incluindo infra estrutura, ferramentas, máquinas, tecnicas materiais e conhecimento técnico. São portanto, todas as forças usadas para transformar ou controlar a natureza com vistas a produção de bens materiais, mas a principal força produtiva é o homem, seu corpo, sua energia, seu conhecimento e sua inteligência; Relações sociais de produção são as formas como os seres humanos desenvolvem suas relações de trabalho e distribuição no processo de produçao e reprodução da vida material. As relações de produção juntamente com as forças produtivas são os componentes básicos do modo de produção, a base material da sociedade.

Outros materiais