Buscar

PSICOLOGIA SOCIAL X RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO BRASIL SLAIDE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PSICOLOGIA SOCIAL X RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO BRASIL 
Diversidade 22-Preconceito racial humilha, humilhação social faz sofrer.
1
Diversidade 22-Preconceito racial humilha, humilhação social faz sofrer
	QUEM CONDUZIU A ENTREVISTA FOI ANA MERCE BAHIA BOCK, DOUTORA EM PSCICOLOGIA SOCIAL. 
	OS ENTREVISTADOS SÃO : A PSICÓLOGA EDNA ROLAND, PRESIDENTE DA ORGANIZAÇÃO ¨FALA PRETA¨. E O PSICOLOGO MARCUS VINICIUS SILVA.
	A ENTREVISTA BASEOU SE NO PRECONCEITO RACIAL.
PRECONCEITO RACIAL HUMILHA, 
HUMILHAÇÃO SOCIAL FAZ SOFRER.
O VIDEO TRATA A QUESTÃO DO PRECONCEITO NUMA PERSPECTIVA HISTORICA E PSICOLOGICA.
O PSICOLOGO MARCUS SILVA, ENFATIZA Á OMISSÃO DA PSICOLOGIA FRENTE Á ESSE ASSUNTO:” PSICÓLOGOS QUE TRABALHAM COM A SUBJETIVIDADE, COMO PODEM CONHECER DA SUBJETIVIDADE DOS BRASILEIROS SE NÃO CONHECEM DESSA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA TÃO RADICAL, TÃO IMPORTANTE COMO É A EXPERIÊNCIA DA HUMILHAÇÃO SOCIAL QUE SOFREM OS AFRO DESCENTES VÍTIMAS DO PRECONCEITO RACIAL“.
EDNA ROLAND SE APRESENTA NUMA PERSPECTIVA OPOSTA RELATA; 
“Eu tenho enfocado muito mais o campo de vista da violação, é uma violação de direitos, a minha preferência ao longo desses meus anos de militância, tem sido enfocar o comportamento daquele que viola, daquele que desrespeite, o meu temor é que se trabalharmos com a noção de danos ou de humilhação possamos cair de novo num processo de inferiorização da vítima, meu medo é que possamos chegar a uma compreensão do fenômeno como algo que se produziu sob essa vítima do qual ela não possa se livrar, do qual não tenha saída”.
PRECONCEITO 
	 PRECONCEITO É UM JUÍZO PRÉ-CONCEBIDO, QUE SE MANIFESTA NUMA ATITUDE HOSTIL NEGATIVA, EM RELAÇÃO A UM DETERMINADO GRUPO, NÃO LEVANDO NECESSARIAMENTE A ATOS HOSTIS OU COMPORTAMENTOS DISCRIMINATORIOS PERANTE PESSOAS, CRENÇAS, SENTIMENTOS E TENDÊNCIAS DE COMPORTAMENTO. 
	É UMA IDEIA FORMADA ANTECIPADAMENTE E QUE NÃO TEM FUNDAMENTO SÉRIO.
	CAUSAS: COMPETIÇÃO E CONFLITOS POLITICOS E ECONOMICOS, O PAPEL DE ¨BODE EXPIATÓRIO¨, FATORES DE PERSONALIDADE, CAUSAS SOCIAIS DO PRECONCEITO (APRENDIZAGEM SOCIAL, CONFORMIDADE E CATEGORIZAÇÃO SOCIAL
PSICOLOGIA SOCIAL X RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO BRASIL / VIDEO
OS ESTEREÓTIPOS - SÃO GENERALIZAÇÕES QUE AS PESSOAS FAZEM SOBRE O COMPORTAMENTO OU CARACTERÍSTICAS DO SUJEITO, FAZ MENÇÃO AOS SINAIS DIACRÍTICOS, PODE SER SOBRE A ROUPA, A APARÊNCIA, O COMPORTAMENTO A CULTURA. É O FAMOSO “TODO NEGRO É LADRÃO”, “FAZ TUDO ERRADO, TAMBÉM OLHA A COR”. 
	EMPREGAMOS O PRECONCEITO COMO SENDO A ATITUDE, OS ESTEREÓTIPOS SÃO A BASE COGNITIVA, OS SENTIMENTOS NEGATIVOS ENCAIXAM SE NO COMPONENTE AFETIVO E A DISCRIMINAÇÃO NO COMPORTAMENTAL.
A DISCRIMINAÇÃO - CONSISTE NO ATO DE DIFERENCIAR, EXCLUIR OU RESTRINGIR UMA PESSOA COM BASE NA SUA RAÇA, COR, ASCENDÊNCIA OU ETNIA, É NA DISCRIMINAÇÃO QUE VEMOS O COMPORTAMENTO, O AGIR DO SER HUMANO EM RAZÃO DO SEU PRECONCEITO.
	
	
 DEVER DO PSICOLOGO
	 É dever da psicologia resgatar sua responsabilidade, sua dívida para com os afrodescendentes desse país’’. O psicólogo é chamado a olhar para três de suas áreas de atuação em especial; clínica, organizacional e a educacional. 
	Faz se necessário que o psicólogo ao ser procurado em seu consultório para realizar tratamento psicoterapêutico com paciente negro, tenha a sensibilidade de enxergar que muitos problemas por eles apresentados são decorrentes da sua condição étnica.
	
PSICOLOGIA SOCIAL
ATITUDE - OLHANDO PARA TUDO ISSO QUE FOI EXPOSTO ATÉ AGORA, PODEMOS FAZER UM PARÊNTESE COM A TEORIA DO EQUILÍBRIO DE HEIDER. A TENDÊNCIA DE PREFERIRMOS SITUAÇÕES INTERPESSOAIS HARMONIOSAS INFLUI NA FORMAÇÃO DE NOSSAS ATITUDES EM RELAÇÃO A PESSOAS E OBJETOS SOCIAIS. 
EMPREGAMOS O PRECONCEITO COMO SENDO A ATITUDE, OS ESTEREÓTIPOS SÃO A BASE COGNITIVA, OS SENTIMENTOS NEGATIVOS ENCAIXAM SE NO COMPONENTE AFETIVO E A DISCRIMINAÇÃO NO COMPORTAMENTAL.
MINORIAS - HÁ MUITOS ESTUDOS E FALAS SOBRE GRUPOS INFERIORIZADOS, KURT LEWIN PSICÓLOGO JUDEU, EM UM DE SEUS ESCRITOS TRAZ A TEORIA DE MINORIAS E MAIORIAS PSICOLÓGICAS.
 CHAUVINISMO - ONDE PESSOAS PODEM CRITICAR GRUPOS DE FORMA POSITIVA OU CENTRÍPETA QUE PROCURAM SAIR DO MEIO E VALORIZAR O GRUPO, E DE FORMA NEGATIVA OU CENTRÍFUGA QUE DISSOLVEM O GRUPO POR FAZER PARTE DAS MAIORIAS. 
	
	
RELAÇÕES ETNICO RACIAIS DO BRASIL
CENTOPÉIA DE DUAS CABEÇA - ESSE EFEITO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL É O QUE O AUTOR HELIO SANTOS, EXPLICA COMO UMA CENTOPEIA DE DUAS CABEÇAS, ONDE DE UM LADO TEMOS A SOCIEDADE INFERINDO AOS NEGROS CARACTERÍSTICAS NEGATIVAS, IMPEDINDO SEU PROGRESSO E O DISCRIMINANDO, E DO ESTÁ O NEGRO INTROJETANDO TODAS ESSAS FALAS PRECONCEITUOSAS, TODOS OS ESTEREÓTIPOS QUE LHE SÃO ATRÍBUIDOS
POLIÍTICA DE COTAS - MARCUS VINÍCIUS CITA UM EXEMPLO VIVIDO POR ELE COMO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, O MESMO ATUAVA NUMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA BAHIA, ONDE SE SABE HÁ A UMA GRANDE CONCENTRAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA DO PAÍS, ELE CHOCASSE AO VER QUE EM SUAS SALAS DE AULA NUNCA HÁ MAIS QUE DOIS ALUNOS NEGROS NUMA CLASSE COM 40 ESTUDANTES. ERA ESPERADO QUE O NÚMERO DE ALUNOS AFRODESCENDENTES FOSSE MAIS ELEVADO.
CONCLUSÃO 
	
	A ENTREVISTA É UM APELO PARA QUE OS PSICÓLOGOS PENSEM A RESPEITO DA SUA FUNÇÃO SOCIAL, REFLITAM SE SEU TRABALHO ESTA CONTRIBUINDO PARA MODIFICAÇÃO DA REALIDADE. NO MOMENTO EM QUE FOREM PRESTAR UM ATENDIMENTO DEVEM LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUE MUITOS DOS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS AFRODESCENDENTES SÃO DECORRENTES DA SUA CONDIÇÃO ÉTNICA.
	OS PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA DEVEM TRABALHAR PARA RESGATAR ESSA DIVIDA DE OMISSÃO, QUE TEM FRENTE A QUESTÃO DO PRECONCEITO RACIAL, CONTRIBUINDO COM A CAUSA E CAMINHANDO RUMO A EXPERIENCIAR O CONTATO CONCRETO COM O PROBLEMA.
A QUESTÃO DO PRECONCEITO RACIAL NO BRASIL É MUITO COMENTADA E POUCO TRABALHADA EFETIVAMENTE.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais