Buscar

Síndrome de dowm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Síndrome de dowm, sua definição e características principais:
A trissomia 21, a chamada síndrome de Down, é uma condição cromossômica causada por um cromossomo extra no par 21. Crianças e jovens portadores da síndrome têm características físicas semelhantes e estão sujeitos a algumas doenças.
A síndrome de Down é um acidente genético, em 95 % dos casos ocorrem com o avanço de idade, ou seja acima dos 35 anos de idade. Isso ocorre por folículos que darão origem aos ovos da mulher já nasce com elas,por conta das células estarem velhas de mais, podem ter mais chances de erros durante seu processo de divisão, que pode causar a presença do cromossomo a mais ou a menos.
Crianças com síndrome de down tem deficiência intelectual a algumas características especificas. Elas têm olhos amendoados, devido às pregas nas pálpebras e em geral são menores em tamanho. As mãos apresentam uma única prega na palma, em vez de duas. Os membros são mais curtos, o tônus muscular é mais fraco e a língua é protrusa, maior do que o normal.
A inclusão dos alunos com Síndrome de Down nas aulas de educação física:
inclusão e o desenvolvimento com turmas de ensino regular com portadores da Síndrome de Down. cabe ao professor construir aulas que possam despertar nos alunos o desejo de participar da aula, sendo ela dinâmica, criativa e motivadora.
A inclusão de crianças com Síndrome de Down pode ser uma atitude que gere novos pensamentos e transformações sociais. Compreende-se portanto que a escola é um espaço social de promoção de mudança sociais.
Na sociedade em que vivemos o preconceito gera muita exclusão. Digo isso não apenas na Síndrome de Dawn mas também em outros casos de pessoas especiais, cabe a cada pessoa a aceitar as diferenças ou não. O que devemos fazer como futuro professor da área da educação, é investir e aprender a trabalha com Síndrome de Down enriquecer o ensinamento que será passado pra eles, paciência e empenho gera transformações e inclusão de todos.
As possibilidades de intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física:
Entende-se que a disciplina de Prática de Ensino é a oportunidade para que o acadêmico observe a realidade escolar, ultrapassando uma visão estática, para realizar uma observação participativa com procedimentos adequados, vivenciando uma prática pedagógica, ao mesmo tempo em que retoma a teoria para refletir, discutir e pesquisar retornando a Escola para tentar inová-la.
Nesse sentido a disciplina de Prática de Ensino deve: propiciar uma significativa base conceitual; favorecer a reflexão sobre a realidade escolar e como se dá a transmissão de conhecimento; possibilitar o confronto e a articulação das teorias analisadas/discutidas com a realidade vivenciada pelo professor no cotidiano pedagógico da escola, considerando-o como ponto de partida para sua ação; oportunizar vivências da realidade escola

Outros materiais