Buscar

A CABINE DE SEGURANÇA BIOLÓGICA (CSB)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CABINE DE SEGURANÇA BIOLÓGICA (CSB)
É o principal equipamento de contenção no laboratório de microbiologia para proteger tanto os funcionários quanto o material (evitando contaminações) e o meio ambiente. As cabines de segurança são geralmente usadas como contenção primaria no trabalho com agentes de riscos biológicos, minimizando a exposição do operador, do produto e do ambiente do trabalho.
Tipos de cabines de segurança
Dependendo das características de construção e aplicações específicas, as cabines são classificadas em três tipos:
Classes I 
Classes II (tipo A e B)
Classes III.
A CSB classe I 
A cabine de classe 1 possui o ‘’design’’ mais básico de todos equipamentos de segurança biológica disponíveis atualmente.
oferece proteção ao manipulador e ao meio ambiente, mas não protege o produto a ser manipulado. É semelhante à exaustão de uma capela química, porém possui um filtro high efficiency particulated air (HEPA) para proteção do meio ambiente e um fluxo de ar interior com velocidade mínima de 75 pés lineares/minuto para proteção do manipulador.
A CSB classe II
São constituídas por um Sistema de fluxo laminal unidirecional (por isso são conhecidas como capelas de fluxo laminal ). Projetado para criar uma área de trabalho imune de contaminação externa onde se manipula com segurança os matérias biológicos ou estéreis que não podem sofrer contaminação do meio ambiente.
Na cabine do tipo A 30% do ar é esgotado e 70% volta a circular na área de trabalho.
Na cabine do tipo B 70% do ar é esgotado e 30% volta a circular na área de trabalho
A CSB Classe III
É totalmente fechada e ventilada, adequada para o trabalho com agentes perigosos que requerem a contenção de um nível de biossegurança. 
É operada com pressão negativa, e o trabalho é realizado por meio de braços com luvas de borracha. Todo o sistema é controlado por filtros HEPA, e o material utilizado é seguido de esterilização antes de ser descartado para o ambiente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais