Buscar

analise textual

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0014_AV2_201102288144 (AG) » ANÁLISE TEXTUAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201102288144 - TATIANA DA SILVA PIEDADE
	Professor:
	JORGE MAXIMO DE SOUZA
	Turma: 9049/PS
	Nota da Prova: 4,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 18/06/2014 21:00:31
	
	 1a Questão (Ref.: 201102561554)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o seguinte trecho do conto "A felicidade Clandestina", de Clarice Lispector:
[...] Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre ia ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia. Como demorei! Eu vivia no ar... Havia orgulho e pudor em mim. Eu era uma rainha delicada. Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, emêxtase puríssimo. Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante. (In: LISPECTOR, Clarice. In: A felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998)
A partir do trecho lido, podemos classificar a tipologia textual como:
		
	
	Descritiva.
	
	Injuntiva.
	
	Argumentativa.
	 
	Narrativa.
	
	Expositiva.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102561600)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	          A linguagem está relacionada à interpretação do mundo, à nossa capacidade de atribuir significado às coisas, à natureza, aos anseios e ela representa, portanto, qualquer forma de comunicação. Temos a linguagem dos sinais, tais como as das placas de trânsito, indicação de gênero nas portas dos banheiro, a linguagem das cores, a linguagem do corpo, dentre outras. Esse tipo de linguagem é chamada de:
		
	 
	Não verbal.
	
	Língua vernácula e clássica.
	
	Libras.
	
	Verbal e não verbal.
	 
	Língua vernácula.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102556497)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Veja o texto a seguir.
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. (Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)
Pode-se afirmar, com base nos procedimentos textuais, que se trata de um texto do gênero:
		
	
	Policial
	
	Publicitário
	
	Científico
	 
	Autobiográfico
	
	Jornalístico
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102551767)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ler não é apenas passar os olhos no texto. É preciso saber tirar dele o que é mais importante, facilitando o trabalho da memória. Saber resumir as idéias expressas em um texto não é difícil. Resumir um texto é reproduzir com poucas palavras aquilo que o autor disse. Para se realizar um bom resumo, são necessárias algumas recomendações:
1. Ler todo o texto para descobrir do que se trata.
2. Reler uma ou mais vezes, sublinhando frases ou palavras importantes. Isto ajuda a identificar.
3. Distinguir os exemplos ou detalhes das idéias principais. (http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htmAcessado em 20 de janeiro de 2014.)
 Diante dessas afirmativas percebemos que
		
	 
	Todas são verdadeiras
	
	Apenas a 1 e 2 são verdadeiras
	
	Apenas a 1 é falsa
	 
	Apenas a 3 é verdadeira
	
	Todas são falsas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102544239)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o seguinte trecho: "Perante o tribunal, o menino identificou como seu agressor o colega do primo que frequentava a mesma escola que ele."
 A quem se refere o pronome pessoal ele?
		
	
	b) Refere-se somente a colega.
	
	a) Refere-se somente a menino.
	 
	d) Pode estar-se referindo a menino, colega ou primo.
	
	c) Refere-se somente a primo.
	
	e) Refere-se ao juiz.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102551609)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A coesão sequencial é responsável pela ordem, sequência, continuidade do texto e é facilitada pela utilização de conectivos. Ela pode ser estabelecida por meio da coesão sequencial temporal e da coesão sequencial por conexão. Assinale a alternativa em que a coesão sequencial foi estabelecida pela relação de CONFORMIDADE.
		
	
	Depois que Maria enviuvou, ele preferiu viver na fazenda de seus pais.
	
	Ordenei que deixassem a casa em ordem.
	 
	Não vá ainda, que tenho uma coisa importante para lhe dizer.
	
	Paulo não chegou ainda embora tivesse saído cedo.
	 
	O réu agiu conforme o advogado lhe havia determinado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102553982)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sabendo que a coerência é o nexo entre ideias, acontecimentos e circunstâncias, a não contradição entre diversos segmentos textuais que devem estar encadeados logicamente e apoiados em mecanismos formais, um falante reconhece facilmente a incoerência quando não encontra sentido lógico entre as proposições de um enunciado oral ou escrito. Sendo assim, assinale a opção que apresenta incoerência estilística:
		
	
	Educação, problema universal onde todo indivíduo deveria ter acesso. .
	 
	O médico percebeu que o tratamento não daria o resultado pretendido, uma vez que o seu cliente enfiou o pé na jaca.
	
	- Moço, pode me dar um trocado? - Não, obrigado.
	 
	A casa que desejo comprar é bastante jovem.
	
	Todavia faça sol, iremos à praia.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102358859)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Considere a seguinte ideia: "A festa foi boa, APESAR DE ter doces e salgados maravilhosos e ainda boa bebida". Explique a incoerência da frase.
		
	
Resposta: A incoerência na frase, é se a festa foi boa, os salgados e doces maravilhosos e boa bebida, a incoerência na frase é >> APESAR DE << eu penso que quando se tem uma frase no texto onde tudo está bom, APESAR DE, é uma consequencia de não agrado a alguma coisa, algo q aconteceu, que não era previsto, da a uma ação de algo ruim.
	
Gabarito: Como uma ideia decorre da outra, temos uma incoerência sintática que compromete o sentido. Logo, APESAR DE não é um conector adequado. Para o exemplo, seria : 'A festa foi boa PORQUE tinha doces e salgados maravilhosos e ainda boa bebida." O professor pode considerar os seguintes pontos na correção: - abordagem do assunto - coesão e coerância - aspectos gramaticais: pontuação, ortografia, concordância - vocabulário
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102554420)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Na chamada de estreia de Ana Paula Padrão no SBT, foi utilizada a seguinte frase: "Globo perde Padrão". Identifique se se trata de duplo sentido, paráfrase ou ambiguidade, justificando a resposta
		
	
Resposta: Se trata de ambiguidade Globo perde Padrão> pode ser entendido como: A Globo perde padão de audiencia, padrão de comunicação ou não tem mas o padão de tv como antigamente , fora do padão de tv. Ou Como o texto já diz, Globo perde padão, referindo-se a jornalista, que antes era apresentadora do jornal da globo e agora esta no SBT.
	
Gabarito: Trata-se de duplo sentido, pois a emissora utilizou intencionalmente o sobrenome da apresentadora para sugerir perda de "padrão de qualidade" por parte da outra emissora. Este recurso, dada a sua dubiedade, é muito utilizado em humor e textos publicitários.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102548459)
	Pontos:0,0  / 1,0
	Leia o trecho abaixo:
"Devolva o Neruda que você me tomou E nunca leu. Fico com o disco do Pixinguinha, sim. O resto é seu."
Sabendo-se que Neruda é o nome de um cantor, de acordo com o seu material de estudo, na primeira linha deste texto há um exemplo de:
		
	
	Metáfora
	 
	Eufemismo
	
	Ironia
	 
	Metonímia
	
	Comparação

Continue navegando