Buscar

AULA 3 GIARDIA E TRICOMONAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 4 – GIARDIA E TRICHOMONAS
SÃO PARASITAS MONOXINECOS. 
GIARDIA:
GIARDIAZE PROTOZOOSE MAIS FREQUENTE EM CRINÇAS E ADULTOS.
A maioria dos casos é assintomática. E isso que faz com que a frequência seja alta. A pessoa tem a giárdia em seu intestino delgado, e libera cistos de giárdia nas fezes, contaminando o ambiente. E o cisto ele é altamente resistente em condições propícias, de umidade e temperatura como no Brasil, eles vão permanecer no ambiente meses e meses podendo contaminar outras pessoas. 
Estamos falando de uma parasitose de flagelados intestinais, que vão parasitar o intestino delgado, não são flagelados sistêmicos. São flagelados de áreas especificas. 
Parasitam aves e mamíferos, em 2004 a giardiase foi considerada pela OMS uma importante doença negligenciada, em que os nossos governantes não se importam, e a frequência é alta. Devido a falta de saneamento básico. É transmitida pela água, pelos cistos das fezes, por que eles são resistentes ao tratamento de água, por que eles apresentam uma parede de quitina, são mortos somente pela água fervida, ou filtrada.
A maioria das infecções é assintomática. Em crianças e idosos os sintomas são mais sérios. Na criança tem as dificuldades cognitivas, colite, diarreia.
Foi um dos primeiros protozoários a ser descoberto, existe varias espécies, mas a mais importante é a giárdia lamblia, que é a que parasita mamíferos em geral , inclusive em humanos, caso, felinos, não a comprovação de que a giárdia do cisto eliminado nas fezes dos animais, contamina o homem. 
É um protozoário que possui apenas duas formas a trofozoitica e a forma cística. A cística é a forma de resistência eliminada nas fezes, e a trofozoitica é a forma que ta no intestino formando tapetes de giárdia. Alterando as microvilosidades intestinais. Dessa forma se tem varias giárdia na mucosa intestinal não vai conseguir uma boa absorção de nutrientes. 
Elas apresentam disco ventral que tem varias proteínas e que ajuda na adesão. Apresenta 2 núcleos, é eucarionte, apresenta 8 flagelos, 4 pares, na parte de trás, ventrais caudais. Apresenta corpo mediano que ajuda na formação do disco ventral. Axonema é um esqueleto da giárdia, um flagelo central. 
Sintomas: resposta inflamatória local no intestino. Não vai invadir mucosa não vai pra outro sitio, a infecção vai se a ter no intestino delgado. 
A forma cística apresenta parede de quitina onde a gente observa 4 núcleos, pode também ter 2 e a fibrilas que vão formas o axonema. Que é o flagelo central no trofozoito. 
CICLO:
COMO QUE A PESSOA SE CONTAMINA: CICLO MONOXINECO.
Homem ao ingerir água ou alimento, se contamina com os cistos. Transmissão oral fecal. O homem ingerindo 10 cistos já é suficiente pra ter contaminação. 
Inoculo é a carga, quantos, que parasita o hospedeiro
Carga genética, alguns são mais patogênicos que outro. 
Resposta imune do hospedeiro. ESTADO IMUNE DO HOSPEDEIRO. 
Ao ingerir os cistos, o pH acido estomacal já favorece o desistiçamento no estomago, e no duodeno vai se finalizar o desistinçamento. Então o cisto vai perde a parede de quitina. 
O cisto com sua forma oval com 8 nucleos. Vai sofrer divisão e vai originar os trofozoitos. Onde essa transição começa no estomago passa pelo intestino delgado. O perido de 10 dias pra começar a sentir os sintomas, que é o período de desistiçamento. O trofozoito vai grudar na mucosa do intestino delgado, e vai depois de um certo dias vai começar a sentir os sintomas.
O período de incubação é o período de que você se contaminou ate o inicio dos primeiros sintomas típicos da doença. 
Sintomas: diarreia, cólicas, dores, flatulências. Quando o trofozoito se destaca, e vai ate chegar o duodeno, íleo, ele vira cisto novamente. Para ser liberado nas fezes formadas na forma de cistos, nas fezes formadas. Na diarreia na criança pode ser liberado o trofozoito. 
Só o diagnostico clinico não pode ser dado o diagnostico certo. O diagnostico certo é o laboratorial.
Contato homossexual também é uma transmissão.
Não tem invasão tecidual. Somente reação inflamatória no intestino. 
Áreas endêmicas são áreas que tem maior frequência de giárdia. 
As giárdias tem adesina, que são proteínas de adesão, que sobrevivem as barreiras da mucosa. E acaba grudando nas vilosidades intestinais.
90 por cento dos casos são assintomáticos. Quando tem, são sintomas limitantes. Quando tem é diarreias,cólica, a diarreia crônica é geralmente em imunossuprimido. O vírus HIV vão atacar a células cd4, que interfere na sua atuação no corpo humano. A AIDS n gera o óbito é uma infecção oportunista. 
É mais frequentes em países em desenvolvimento, e em crianças. Em pessoas de nível sócio econômico baixo, em lugares sem saneamento básico. 
Os reservatórios são animais e humanos. Período de incubação de 10 dias. 
Como detectar: sintomas clínicos, irritada, insônia, nervosa em crianças. 
Diagnostico laboratorial é identificar os cistos e trofozoito nas fezes. Com coleta em dias alternados. Teste imunológico. Como PCR, rifi, Elisa. O mais comum é o parasitológico. 
Medidas preventivas desde medidas pessoais e coletivo, tratamento de água. Tratamento de pessoas assintomáticas.
TRICOMONAS
PARASITA FLAGELADO. QUE FICA NO TRATO GENITURINARIO.
Ele pode colonizar a uretra masculina e feminina e o canal vaginal. Causando a tricomoniase que é um DSTs. Existe varias espécies, mas que não são patogênicos, o patogênico é o vaginalis. 
É transmitido pelo beijo. E pela relação sexual.
Ele não tem a forma cística, so tem a forma trofozoitica. Ele não tem uma forma estática, ele é bem plástico, apresentando varias formas. É monoxineco. 
O tricomonas tem 4 flagelos de tamanhos desiguais,1 núcleo simples, 1 axocistilo, tem a membrana ondulante.
Os 4 flagelos vão se unir a membrana ondulante. Não tem mitocôndrias, tem grânulos que fazem a produção de ATP. Não sobrevivem fora do corpo por muito tempo.
É um protozoário que se adaptou viver em ambiente sem oxigênio. Aeróbico facultativo, na presença ou ausência de oxigênio ela consegue se replicar. Vieram de uma adaptação. 
CICLO: 
Secreção vaginal, sêmen, uretra, vai haver a transmissão, faz divisão binária na mucosa e se replica. Interação complexa. Para o trato geniturinário, um ciclo onde os dois homem e mulher podem transmitir. E não sobrevive no pH vaginal acido, e o parasita vai aumentar o pH vaginal para sobreviver e dessa forma o ambiente fica propicio pra replicação do tricomonas. 
Na maioria do homem é assintomaico. Homem ardência ao urinar, mulher poliúria, disuria, dor nas relações sexuais. E em casos mais serio, eles podem causar na mulher grávida ruptura da membrana fetal, levando em parto prematuro. Dependendo do parasita, e da imunidade do hospedeiro. 
Pode gerar infertilidade, pode facilitar contaminação de HIV. 
Nas mulheres a maioria não tem sintomas. Mas comum no período pós menstrual, depois que descama, ele vai exarcebar mais o sintomas. Irritação.

Outros materiais