Buscar

Avaliação NORMALIZAÇÕES AMBIENTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0662_AV_201301230391 » NORMALIZAÇÕES AMBIENTAIS
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201301230391 - POLLYANNA DA SILVA SOUZA 
	Professor:
	LILIAN CARLA CAPISTRANO FERNANDES
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 2        Data: 03/06/2014 11:15:14 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301342588)
	9a sem.: iso 19011
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Norma NBR ISO 19011, que estabelece as diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental, define a auditoria como um processo sistemático, documentado e independente para obter evidências de auditoria e avaliá-las objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios são atendidos. Sobre este tema é correto afirmar que 
		
	
	as auditorias externas não incluem a auditoria de terceira parte, a qual é efetuada por um organismo certificador independente devidamente credenciado pelo organismo certificador. 
	
	as auditorias internas incluem as auditorias de segunda parte tomando como critério de auditoria a norma NBR ISO 14001:2004 que contém os requisitos que podem ser objetivamente auditados. 
	
	as auditorias de segunda parte são geralmente conduzidas pela própria organização com o objetivo de determinar se seu Sistema de Gestão Ambiental foi adequadamente implementado e mantido.
	
	as auditorias de primeira parte são realizadas por partes que têm um interesse na organização, tais como clientes, ou por outras pessoas em seu nome. 
	
	as auditorias externas incluem a auditoria de terceira parte, a qual é efetuada por um organismo certificador independente devidamente credenciado pelo organismo credenciador. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301338797)
	3a sem.: Normalizações Ambientais
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Baseado na Portaria n° 518/2004 do Ministério da Saúde, um estabelecimento comercial pode sofrer com sanções, se:
		
	
	oferecer água imprópria para consumo. 
	
	não combater, de forma eficiente, os animais vetores de doença. 
	
	oferecer alimento de má qualidade ou estragado.
	
	forem encontrados animais domésticos suspeitos de verminoses em local de acesso público.
	
	for encontrado resto de comida depositado em local inapropriado. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301336018)
	1a sem.: UNIDADE I - QUESTÕES INTRODUTÓRIAS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	(OAB/CESPE 02/2007) Relativamente aos princípios gerais do direito ambiental e suas formas de materialização, assinale a opção correta. 
		
	
	O princípio da função socioambiental da propriedade autoriza o poder público a impor limites apenas ao uso de bens imóveis localizados em área rural, no eu respeita à exploração de seus recursos naturais, não se aplicando, porém, tal preceito á propriedade urbana. 
	
	em decorrência do princípio da prevenção, o empreendedor deve apresentar ao poder público estudo prévio de impacto ambiental referente a qualquer atividade que implique a utilização ou transformação de recursos naturais. 
	
	Consoante o princípio do poluidor-pagador, a definição dos custos de produção de determinada empresa produtora não pode levar em consideração os custos sociais externos decorrente de sua atividade poluente, sob pena de cometimento de infração administrativa ambiental. 
	
	De acordo com o princípio da precaução, diante de ameaças de danos sérios e irreversíveis, a falta da certeza científica não pode ser invocada como motivo para se adiarem medidas destinadas a prevenir a degradação ambiental, podendo a administração pública com base no poder de polícia, embargar obras ou atividades. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301503196)
	sem. N/A: ISO 14000
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Norma ISO 14000 (Sistema de Gestão Ambiental) estabelece diretrizes e requisitos para as empresas sobre como implantar sistemas de gerenciamento ambiental e como gerenciar seus produtos e processos para que não agridam o meio ambiente. Com relação aos benefícios da implantação dessa norma para as empresas, marque a alternativa ERRADA:
		
	
	Demonstram, para toda a sociedade, interesse pelo meio ambiente.
	
	São bem vistas pelo mercado, o que melhora sua imagem, inclusive perante os órgão públicos ambientais.
	
	Economizam em multas e indenizações, reduzem custos com os seguros etc.
	
	Impedem que ocorra qualquer tipo de desperdício, inclusive possibilitando a redução da produção de resíduos a zero.
	
	Melhoram seu sistema de gerenciamento dos aspectos ambientais envolvidos na atividade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301413987)
	9a sem.: Aula 9
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	A prática de auditoria leva a constatações de auditoria. Explique quais são as constatações de auditoria possíveis, enfatizando os cuidados que auditor deve ter ao registrá-las. 
		
	
Resposta: Conformidade:a empresa está seguindo as diretrizes propostas em sua politíca ambiental e nas normas em que quer obter certificação. Não-conformidade:não estam sendo cumpridas os objetivos,normas ou regulamentos que a empresa se propos fazer.O auditor deve avaliar com cuidado para não ter mau interpretação.
	
Gabarito: Convém que as evidências de auditoria sejam avaliadas de acordo com o critério de auditoria para gerar as constatações da auditoria. Constatações da auditoria podem indicar, tanto conformidade, quanto não-conformidade com o critério de auditoria. Quando especificado pelos objetivos da auditoria, constatações da auditoria podem identificar oportunidades para melhoria. A equipe da auditoria deve reunir, quando necessário, para analisar criticamente as constatações da auditoria em fases apropriadas durante a auditoria. Convém que sejam registradas as constatações de conformidade individuais de uma auditoria e sua evidência de suporte. Convém que sejam registradas as não-conformidades e as evidências de auditoria que as suportam. Não-conformidades podem ser graduadas. Convém que elas sejam analisadas criticamente com o auditado para obter reconhecimento de que a evidência de auditoria é precisa e que as não-conformidades foram compreendidas. Convém que todo empenho seja feito para solucionar qualquer opinião divergente relativa às evidências e/ou constatações da auditoria, e convém que sejam registrados os pontos não resolvidos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301334168)
	2a sem.: Lei No 6.938/81 - PNMA.
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Lei No 6.938/81 - PNMA, bens a Proteger, trata, entre outros itens, da Saúde e bem-estar da população. 
Em complemento às citações desta Lei os itens abaixo etão corretos, exceto: 
		
	
	Interesses de proteção à natureza/ paisagem.
	
	Fauna e flora.
	
	Segurança e ordem pública.
	
	Agricultura.
	
	Qualidade do solo, das águas e do ar.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301414617)
	2a sem.: Normalização
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	A normalização está presente na fabricação de produtos e na transferência de tecnologia por meio de normas relativas à segurança, à saúde e à preservação do meio ambiente. Cada vez mais, vemos que a normalização é utilizada para redução de custos da produção e do produto final, melhorando sua qualidade. Dessa forma, a normalização possui objetivos bem definidos, enumere pelos menos três desses objetivos.
		
	
Resposta: Padronizar os produtos,proteger o consumidor e reduzir custos e desperdícios.
	
Gabarito: Comunicação; Simplificação; Proteção ao interesse do consumidor; Segurança de pessoas e bens; e Economia.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301333810)
	4a sem.: NORMAS AMBIENTAIS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O Brasil, país detentor de uma biodiversidade extraordinária e dimensões continentais, tem uma enorme responsabilidade com a gestão adequada e sustentável dos seus recursos naturais. 
Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange ao Código Florestal.
		
	
	Área de Preservação Permanente(APP) é aquela área protegida nos termos dos arts. 2º e 3º da Lei Federal no 4.771/1965, conhecida como Velho Código Florestal.
	
	O Código Florestal, criando as figuras da área de preservação permanente (APP) e a reserva legal (RL), é uma destas normas, cuja importância e observância mostram-se não apenas necessárias, mas essencialmente estratégicas para a garantia de um desenvolvimento equilibrado e sustentável para a nação brasileira.
	
	O Código Florestal prevê faixas e parâmetros diferenciados para as distintas tipologias de APPs, de acordo com a característica de cada área a ser protegida.
	
	As APPs não têm apenas a função de preservar a vegetação ou a biodiversidade, mas uma função ambiental muito mais abrangente, voltada, em última instância, a proteger espaços de relevante importância para a conservação da qualidade ambiental, e assim também garantir o bem estar das populações humanas.
	
	O conceito legal de APP relaciona tais áreas, independente da cobertura vegetal, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, de proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301379798)
	5a sem.: Auditoria ambiental
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Existem atividades que pela sua natureza devem realizar auditorias anuais. Em outras atividades as auditorias são voluntárias. Marque a alternativa correta que indica atividade onde a auditoria é voluntária.
		
	
	Refinarias
	
	Instalação portuária
	
	Oleoduto
	
	Instalação de tratamento e os sistemas de disposição final de esgotos domésticos
	
	Instalações destinadas a estocagem de substâncias tóxicas e perigosas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301333798)
	7a sem.: NBR ISO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com a pergunta: 
Com a implantação da ISO 14001 as organizações serão mais competitivas devido a: 
		
	
	Possibilidade de atingir mercados restritos como a comunidade européia, 
	
	Diminuição de processos de responsabilidade civil, 
	
	Obtenção de recursos de órgãos como BID, Banco Mundial e BNDS, 
	
	Controle dos seus impactos ambientais significativos, 
	
	Redução de custos com economia de recursos naturais e maxmiização da geração de resíduos,

Outros materiais