Buscar

Trabalho GIE Guilherme Rigotti Brito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
"MediSys Corp"
Guilherme Rigotti Brito
Trabalho da Disciplina de Gerenciamento da Integração e Escopo,
 Tutor: Prof. Carlos Fernando da Rocha Santos
São José dos Campos 
2017
FICHAMENTO
TÍTULO: Gerenciamento da Integração e Escopo
CASO: MediSys Corp.
REFERÊNCIA: ANNE, DONELLON; JOSHUA D. MARGOLIS. MediSys Corp.: a equipe de desenvolvimento do produto IntensCare
TEXTO: Interessante o tema proposto para este estudo de caso. Foi preciso uma leitura mais aprofundada e ela é baseada no Projeto IntensCare, que é um novo sistema de monitoramento remoto da MediSys Corp. que seria utilizado nas UTI´s (unidades de tratamento intensivo dos hospitais). 
A MediSys Corp. é uma empresa norte-americana, fundada em 2002 e fabricante de equipamentos médicos, em especial os sistemas de monitoramento médico. Era uma empresa que obteve um faturamento de 400 milhões de dólares em 2008 e tinha o projeto mais ambicioso em seus 10 anos de existência com um grande investimento de 20,5 milhões de dólares. Com grande expectativa de mercado na comercialização, o desenvolvimento já durava há seis meses e a gerente de marketing Valerie Merz, sofria uma enorme pressão por não haver ter tempo para resolver o design modular do projeto. Ela sabia que isso era bem crítico, pois poderia perder grande parcela do mercado para os concorrentes.
Infelizmente a MediSys começou a ver os primeiros sinais de desaceleração e o pior foi que dois concorrentes da empresa que eram muitos bem vistos no mercado estavam investindo pesado no mesmo ramo da MediSys com produtos arrebatadores.
Vale Ressaltar que a MediSys era relativamente pequena mas sempre foi bem lucrativa, através do sucesso dos monitoramentos pulmonares e renais, e por isso que a preocupação era grande, pois não queria sofrer uma desmoralização perante aos clientes.
Para piorar, Merz questionou o gerente sênior do produto Jack Forgel sobre o porquê ele não estar focando nesse assunto do design, na opinião de Merz ele estava focado demais nos detalhes do produto em si e pouco preocupado com o lançamento. Resumindo: A empresa inteira parecia amadores e foi preciso a contratação de Art Beaumont, um presidente bem mais agressivo diante de fortes concorrências e aperfeiçoar o foco estratégico, mantendo a cultura inovadora da empresa e a reestimulação do crescimento. Em poucas semanas foi feito bastantes alterações, uma delas era que a empresa continuava como gerência funcional, porém ele criou um comitê executivos com os cinco vice presidente de cada área que respondia direto, o objetivo visava um rápido crescimento e com isso a crença em superar seus adversários no mercado. O lema era que a velocidade era o fator chave.
Em agosto de 2008, Art introduziu um novo sistema paralelo para desenvolvimento de produto. Neste novo sistema haveria uma equipe central formada por pessoas de todas as funções críticas trabalhariam em conjunto e continuamente para fazer com que o produto se desenvolvesse desde a fase conceitual até a fase final.
O IntensCare foi idealizado por Aaron Gerson, do grupo de Pesquisa e Desenvolvimento e a idéia consistia em um sistema de monitoramento de pacientes, a principal função era coletar dados dos pacientes em UTI´s e inserir num banco de dados eletrônicos. Com todas estas informações seria fácil traçar um perfil integrado da saúde do paciente e assim enviar emails para que todos os médicos designados no caso estejam cientes. 
Em Julho de 2007, o grupo recebeu quinhentos milhões de dólares para desenvolver o software e a engenharia do produto. Houve um lento progresso pois os membros davam prioridade em outras funções de sua área e somente em Agosto de 2008 que Art formalizou uma equipe central para acelerar o novo sistema de monitoramento. Nesta equipe tinha o pesquisador e idealizador do projeto Aaron Gerson e o gerente de engenharia de produto Bret O´Brien. Fogel que era o gerente de produção sênior foi nomeado líder do projeto por sua longa experiência com produção na MediSys. Dipesh Mukerjee foi nomeado supervisor de design e desenvolvimento do software. Karen Baio foi chamada para representar os assuntos regulatórios e a contratação externa no Marketing. Por fim Valerie Merz seria a supervisora de lançamento do novo produto. 
Era de extrema necessidade colocar o projeto em prática pois os principais concorrentes já estava lançando seus sistemas de monitoramento e com isso não tinha mais espaços para erro. Art alocou mais vinte milhões de dólares e estipulou um novo objetivo que era lançar um novo produto MediSys classe mundial e um novo prazo que era até Agosto de 2009.
No decorrer do texto podemos notar um grande esforço da equipe em prol do produto. Enfim, a equipe como um todo estava focada na qualidade e prazos determinados para o lançamento do software. 
Apesar do texto não ter informação se o projeto foi finalizado a tempo, pode-se notar uma grande evolução nos processos dentro da empresa, houve comprometimento da equipe, todos souberam driblar o ego, foram profissionais diante dos probleminhas que sempre tem em todo projeto. A conclusão que se possa tirar é que bons gerentes são capazes de inspirar e motivar sua equipe além do esperado, eles sabem como gerenciar pessoas e incentivá-las a usar o que têm de melhor em nome do projeto. Nos dias atuais, é muito importante as empresas estarem constantemente em evolução, para acompanhar o rápido crescimento e evolução de métodos de gerenciamento. 
Um importante detalhe dessa leitura é do discernimento do CEO Art, de como ele teve o pulso duro para implantar uma visão inovadora e das estratégias que consistiu em acelerar a produção e melhorar o rendimento nos projetos com um time altamente experiente e competitivo. 
LOCAL: [S.I.]HarvardBusiness School.
�

Outros materiais