Buscar

ergonomia 2.1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP
ESCOLA DE MINAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO-DEPRO
PROFESSOR: YÃ GROSSI ANDRADE
DISCIPLINA: ERGONOMIA DO TRABALHO
ALUNOS: 
HLM – Comunicação visual 
OURO PRETO - MG
2017
SUMÁRIO
CONSIDERAÇÕES INICIAIS	2
1	PRIMEIRO CONTATO	3
1.1	Apresentação – HLM - comunicação visual 	3
1.2	Contatos Iniciais	3
1.3	Hipóteses Iniciais	3
2	Demanda	3
2.1	Análise da demanda	3
3	Exploração do funcionamento da empresa e de seus traços	3
4	CONCLUSÂO	3
Referência bibliográfica	3
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
PRIMEIRO CONTATO
Apresentação – HLM- Comunicação visual
A empresa está localizada na rua dos paulistas nº 160, no bairro Antônio Dias, de Ouro Preto-MG. Tem como principais funções a confecção de placas, faixas e adesivos para outras empresas e também repúblicas, porém também trabalha com confecção de crachás e homenagens. Apresenta um caráter familiar, sendo todos os funcionários membros da mesma família, mas especificamente o dono e chefe da empresa Edson Toffanetto, a esposa Márcia Toffanetto e seu filho mais velho, Henrique Toffanetto. 
A empresa apresenta cinco recintos, um de atendimento direto ao cliente, onde se encontram dois computadores e um pequeno mostruário de trabalhos realizados anteriormente, além de um balcão, mais a frente podemos ver onde acontecem a confecção das placas e faixas, dessa forma, nessa sala fica uma grande mesa central, para os trabalhos maiores, a esquerda se localiza uma mesa menor, onde se encontram um esmeril e outras ferramentas menores, além de algumas prateleiras, com materiais e ferramentas, ademais a direita se localiza uma máquina de solda para plásticos(prensa para selamento das faixas), ao fundo dessa grande sala encontram-se duas menores, uma com impressora para faixas e banners (impressora digital roland SP540) e um computador, e outra possui outra impressora (roland CX24) para impressão e recorte de adesivos, além de outro computador. Também há um quarto recinto, este se encontra a máquina de jateamento. 
Os materiais utilizados para as confecções dos pedidos se encontro nas salas onde são impressos, ou em prateleiras na sala principal, além de um recipiente a esquerda ao fundo as sobras de material são postas em um recipiente embaixo da mesa central, caso possa ser reutilizados ou descartados, se não houver mais utilidade .
Contatos Iniciais
O primeiro contato foi feito quando, um dos familiares da empresa, Henrique, entregou uma encomenda a República Baviera, pouco depois foi marcada uma visita a empresa, para a mesma semana.
Hipóteses Iniciais
 Como hipóteses de melhoria iniciais podemos citar a melhorias na estrutura física, como melhor organização dos materiais e ferramentas, também há a possibilidade de uma melhor disposição das máquinas a serem estudadas. Por fim, uma definição bem especificada sobre a função de cada um na empresa. 
Demanda
Análise da demanda 
Através da entrevista com o Henrique Toffanetto, foi constatado que muitas vezes a empresa apresenta problemas na entrega do pedido, algumas vezes por falha dos trabalhadores, outras por falhas nas máquinas, já que uma pequena imperfeição faz com que o trabalho tenha que ser refeito. Isso faz com que o horário de serviço tenha que ser estendido além do previsto para não haver atrasos nas entregas. Problema esse, que além de causar danos os trabalhadores, também geram custos a mais à empresa 
A primeira visita foi feita no dia 17 de novembro, entre as 17 e 17:30, essa visita foi afim de conhecer a empresa, já na segunda feira dia 20 de novembro, durante o horário de almoço, foi feita uma outra visita, onde houve uma entrevista com o Henrique Toffanetto. 
Exploração do funcionamento da empresa e de seus traços
Os problemas apresentados, aparentemente poderiam ser evitados com uma melhor organização e distribuição de tarefas dentro da empresa, esta não apresenta uma definição especifica sobre a função de cada membro, dessa forma em todos fazem todos os serviços de acordo com o pedido, com apenas duas exceções, os homens são sempre responsáveis por colarem adesivos em veículos e grandes placas, e o dono é o responsável principal pela administração, apesar de sua esposa apresentar alguma influência neste aspecto.
No que diz respeito às maquinas, quando apresentam mal funcionamento, em geral se dá por manuseamento inadequado, requisitando assim, uma maior atenção daqueles que fazem o serviço.
Enquanto aos membros da empresa estão: Edson Toffanetto (50) - ensino médio completo, a esposa Márcia Toffanetto (46) – ensino médio completo e seu filho mais velho, Henrique Toffanetto (24) – ensino superior completo. 
Entrevista:
Tipos de variabilidade: Serviços externos dependem do clima, em dias de chuva fica inviável serviços externos, já quando a temperatura está muito elevada, existem dificuldades na plotagem de materiais metálicos ou que absorvem grande quantidade de calor. Mudança de demanda do cliente e do mercado em geral, mudanças de arte, ou por exemplo ano eleitoral, épocas que aumentam a demanda, ou épocas festivas, como final de ano, natal, ano novo e carnaval. Além disso, o preço de alguns produtos como tinta variam de acordo com o dólar, uma vez que são importados.
Imprevisibilidades do meio: Utilização de recursos Técnicos e materiais disponíveis no momento (gambiarra), caso seja possível, porém em alguns casos, o serviço tem que ser atrasado, como no caso da chuva, a menos que o cliente tenha um lugar disponível e coberto para o serviço ou mesmo ocorrer em dias de temperaturas elevadas, o serviço tem que ser feito à sombra. Já em caso de maquinas danificadas, como impressoras, é necessário a terceirização de serviços, o que acarreta em aumento no custo do serviço, porém esse não é repassado para o cliente, diminuindo assim a margem de lucro, ou até mesmo, gerando algum prejuízo. Porém dependendo da ferramenta, essa pode ser emprestada, ou alugada, até que seja comprado uma nova, ou concertada a peça defeituosa. O horário de almoço também é variável, de acordo com o serviço, idem para o fim do expediente. Apesar de fechar sempre as 18 horas, os trabalhadores se mantem em serviço de acordo com a necessidade, sendo que a hora extra pode chegar até as 00 horas.
Construção da atividade: Criação da arte, seja de faixa, adesivo entre outros, posteriormente é necessário a aprovação do cliente. Uma vez aprovada, a impressão é autorizada, a partir daí, dependendo do cliente, pode haver a parte da plotagem, se essa for demandada, porém o preço do serviço aumenta – vale lembrar que nessa situação, diversas vezes é preciso o reconhecimento do local anteriormente, se não for o caso, é necessário apenas a entrega ao cliente. 
Quais normas são seguidas e quais transgredidas: Os prazos têm que ser respeitados ao máximo, sendo raro as vezes de atraso, e por vezes o serviço é entregue ate mesmo antes dos prazos. Além disso, existe um código de conduta, apesar de não ser formalizado, porém esse inclui o compromisso com as atividades e serviços, é o respeito para com o cliente e entre os membros. Porém apesar desses prazos e atividades estipuladas serem respeitadas, os horários de serviço não são, ou seja, existe um respeito com os clientes, porém uma desorganização nos horários de trabalho.
Como o trabalho afeta ou promove a saúde: Por haver apenas três funcionários na empresa, o estress e a ansiedade se tornou algo rotineiro na HLM. Não há aumento do número de funcionários para épocas de grande demanda, o que acaba por se tornar o apogeu do desgaste mental entre os membros. Também há problemas como dor nas costas e membros, uma vez que há a má postura no computador, e nos serviços que envolvem o uso constante da mesa de cortes e acabamentos. Nesse sentido o trabalhador passa diversas horas em pé e olhando para baixo. Além do próprio risco ao manusear ferramentas cortantes ou perigosas, como estiletes, furadeira, esmeril, entre outros. Isso se agrava em especialquando em final de expediente – em especial com a hora extra. 
Referência bibliográfica
ABNT. NBR 6023. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002.

Continue navegando