Buscar

Av1 Gestão Ambiental

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0216_AV1_ » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 16/04/2014 14:11:38 
	
	 1a Questão (Ref.: 201201251796)
	1a sem.: Poluição
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Uma determinada indústria lança nas águas de um rio águas com temperatura de 40o C, acima da média da temperatura normal dessas águas. Isso será uma forma de _________________ se para aquele rio no parâmetro temperatura, o padrão (máximo) de lançamento for 45oC. 
		
	
	poluição impedida
	
	poluição permanente
	
	poluição comercial
	
	poluição natural
	
	poluição consentida 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201251800)
	1a sem.: Poluição
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Assinale a alternativa que não corresponde a poluição: 
		
	
	Luz
	
	Folhas de árvores
	
	Calor
	
	Som
	
	Esgoto
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201286678)
	2a sem.: LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O estudo de impacto ambiental deverá obedecer a algumas diretrizes gerais impostas pela legislação. Sobre essas diretrizes, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). 
( ) Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto. 
( ) Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação, operação e desativação da atividade.
 ( ) Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza. 
( ) Considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantação na área de influência do projeto, assim como sua compatibilidade. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
		
	
	V - V - F - V
	
	F - F - V - V
	
	V - F - V - V
	
	F - V - V - F
	
	V - V - V - F
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201251831)
	3a sem.: Impacto Ambiental
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os ecossistemas têm incrível capacidade de regeneração e recuperação contra eventuais impactos esporádicos, descontínuos ou localizados, muitos dos quais provocados pela própria natureza, mas a agressão causada pelo homem e contínua, não dando chance nem tempo para a regeneração do meio ambiente é a principal causa da perda da biodiversidade das espécies e também da poluição. Podemos considerar a perda da biodiversidade e a poluição marinha, nesse contexto como: 
		
	
	impacto ambiental 
	
	remediação
	
	evento obrigatório para a sobrevivência do homem na Terra
	
	atividades que competem a ISO 9000
	
	Resultantes da exclusiva atividade da indústria de petróleo no mundo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201284107)
	2a sem.: Gestão Ambiental/ Legislação
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A Lei Federal nº 6938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente, criou o SISNAMA ¿ Sistema Nacional do Meio Ambiente ¿ que é constituído de órgãos e entidades da União, dos Estados dos Municípios e do Distrito Federal e das Fundações instituídas pelo Poder Público. É formado:
		
	
	pelo Conselho do Governo, Conselho Nacional do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Chico Mendes e pelos órgãos seccionais e locais. 
	
	por representantes da sociedade civil organizada. 
	
	por representantes legais do Ministério do Meio Ambiente e das secretarias estaduais e municipais de meio ambiente.
	
	pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e pelos conselhos estaduais e municipais. 
	
	por universidades, organizações-não-governamentais, entidades de classe e representantes da sociedade de todos os estados brasileiros. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201251813)
	3a sem.: Impacto Ambiental
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Aponte a alternativa que não corresponde a um impacto ambiental:
		
	
	Diminuição da biodiversidade por contaminação industrial
	
	Introdução da pecuária em áreas de mata atlântica primária
	
	Efeito estufa
	
	Chuva ácida
	
	Coleta seletiva
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201252188)
	4a sem.: Poluição
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O efeito estufa causado pelas ações antropicas é uma preocupação crescente em todo o planeta. Entre as medidas mitigadoras da emissão dos Gases de Efeito Estufa (GEE) se inclui o uso de biocombustíveis, como uma alternativa ao uso de combustíveis de origem fóssil. Além desses gases, outro fator importante para o controle da poluição atmosférica é o controle das emissões de gases prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, como os óxidos de nitrogênio (NOx) e de enxofre (SOx). Sobre esse enfoque, pode-se afirmar que I - a produção e o uso de biocombustíveis não acarretam o acúmulo de GEE na atmosfera; II - a produção e o uso de etanol combustível brasileiro, oriundo da cana, não contribuem significativamente para o acúmulo de GEE na atmosfera; III - o uso de etanol combustível não acarreta a emissão de NOx e SOx para a atmosfera; IV - o uso do biodiesel puro (B100) ou em formulação (B2, B5, B20, etc.) não acarreta a emissão de NOx e SOx para a atmosfera. Estão corretas APENAS as afirmações 
		
	
	II e III.
	
	I e II.
	
	I e III.
	
	II e IV.
	
	III e IV.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201251904)
	4a sem.: Passivo Ambiental
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Assinale a alternativa abaixo que complementa a frase: __________________representa toda e qualquer obrigação de curto e longo prazo, destinadas única e exclusivamente a promover investimentos em prol de ações relacionadas à extinção ou amenização dos danos causados ao meio ambiente, inclusive percentual do lucro do exercício, com destinação compulsória, direcionado a investimentos na área ambiental. 
		
	
	Responsabilidade civil
	
	Passivo ambiental 
	
	Biodiversidade
	
	Auditoria ambiental 
	
	Gerenciamento ambiental 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201287335)
	5a sem.: AVERBAÇÃO DE RESERVA LEGAL / FINALIDADE
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade suprimindo vegetação nativa ou florestas já existentes. No que tange a finalidade da averbação da reserva legal, assinale a altermativa Falsa. 
		
	
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade sem suprimir a vegetação nativa ou florestas já existentes.
	
	A averbação da Reserva Florestal não é pré-requisito para o ingresso de qualquer título no Registro Imobiliário, nem para o lançamento em forma de registro ou averbação nas matrículas dos imóveis;
	
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade suprimindo vegetação nativa ou florestas já existentes.
	
	A finalidade da averbação da Reserva Legal na matrícula do imóvel é registar a reserva legal, para que futuros proprietários saibam onde está localizada e seus limites, já que essas áreas podem ser demarcadas em qualquer lugar da propriedade. Uma vez demarcada, fica proibida a sua alteração por qualquer motivo.
	
	A Reserva Legal é pré-requisito para a exploração da Floresta ou outra forma de vegetação nativa existentes no imóvel rural, sendo que o proprietário deve averbála com antecedência, no Registro de Imóveis, antes da supressão da mata.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201252156)
	5a sem.: Impacto Ambiental
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Quando da análise dos Impactos Ambientais da construção de uma Refinaria de Petróleosão definidos atributos que permitem aferir e avaliar cada um dos impactos potenciais identificados na analise do projeto e de sua interação com o sistema ambiental onde será intalada. Os dois principais atributos são:
		
	
	Características de localização espacial e de ordem.
	
	Magnitude e características de localização espacial.
	
	Características de ordem e importância.
	
	Características de valor e importância.
	
	Magnitude e importância.

Continue navegando