Buscar

Embriologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Embriologia.
Aparelho reprodutor feminino: o processo embrionário se da dentro do aparelho reprodutor feminino, este e composto de: grandes lábios, canal vaginal, colo do útero, útero, tubas uterinas, fimbrias das tubas uterinas, ovários (ganodas). O processo ovulatorio feminino (mecanismo de liberação do ovócito 2 por parte do ovário) ocorre a partir de camadas hormonais. Existe no centro um gamétrico do encéfalo uma glândula chamada endenohipofise, ela e comandada pelo hipotálamo produz 2 hormônios que ativam o mecanismo ovulatorio.
FSH-> hormônio estimulador do folículo.
LH-> hormônio luteimisante.
No ovário existem vários folículos estruturais multinucleadas denominadas FOLICULOS DE GRAAF (ovarianos). Estes folículos atuam individualmente no processo de ovogenese .
OVOGENESE: processo onde uma célula deploide entra em meiose, produzindo células aploides geneticamente chamada gameta feminino ovócito II.
Na espécie humana e produzida e liberada um único ovócito II, os outros três se atrofiam e degeneram. Quando a mulher ainda esta no útero de sua mãe no seu ovário te um único ovogenese que e interrompida ainda no começo da pre fase 1. Assim ao nascer as mulheres as mulheres possuem dentro do seus ovários algumas centenas de folículos de GRAAF como a ovogenese iniciada mais interrompida por volta ds 8 anos de idade o hipotálamo produz o hormônio estimulador que agindo sobre o ademahipofise(feed back positivo) estimula a glândula a produzir e a liberar no sangue o hormônio FSH. 
GRAAF: atividade único conclusão da meiose.
O FSH por sua vez chega pelo sangue nos ovários e age sobre um ÚNICO FOLICULO DE GRAAF. Este estimulado (feed back positivo) da inicio a conclusão da meiose interrompida e transformada o folículo numa estrutura secreta de hormônio que produz e libera o estrogênio. O estrogênio provoca uma verdadeira metamorfose feminina:
surgem os caracteres sexuais secundários( seios, alargamento de quadril, pelos, voz mais fina.)
2-tem inicio a libido sexual passando ater desejos e atrações ao sexo.
 3- o uter e estimulado pelo estrogênio apresenta um aumento na espessuras na vascularização da derme(TCPD frouxo) onde ficara instalado um possível embrião casso ocorra a midacao do endométrio
 4- paralelamente este mesmo estrogênio no sangue chega a adenohipofise e um feed back negativo que inibe a produção de FSH.
 Após um período de ação do estrogênio ademehipofise produz um segundo hormônio LH (hormônio luteinizante) esse hormônio age atuando sobre o folículo estimulando a liberação do ovócito II que e tecnicamente denominado período ovulatorio. Nesse estagio o folículo vazio passa a chamar-se corpo luteo que para de produzir estrogênio e começa a produzir progesterona. O ovosito II liberado e recolhido pela tuba uterina. Caso nesse período a mulher tenha tido relações sexuais os espermatozoides se dirigem em grande quantidade para região onde o ovocio II foi lançado. Nesta região ocorre então um encontro dos espermatozoides com o ovosito, ocorre a roptura de revestimento da zona pelúcida do ovócito (acido ionoronico) feita pela ensima hialuronidose presente no acrossomo do espermatozoide. Após varias tentativas 1 espermatozoide rompe a corona e penetra no ovócito II a partir da i finalmente o ovócito II vira um ovulo com um núcleo aploide o qual se fundi ao núcleo do espermatozoide formando uma célula diploide agora chamada ZIGOTO.
OBS: a formação do ZIGOTO não garante uma gravidez pois desenvolvimento embrionário ira ocorrer no útero. A gravidez terá inicio em media 8 dias após a fecundação quando o embrião chegar no útero onde ira se implantar. Nesse período tem inicio a faze inicial de desenvolvimento do embrião. O zigoto assim que e formado entra em clivagem ( mitose). Durante sua movimentação em direção ao útero tem inicio a MORULAÇAO processo onde novas células são geradas formando uma estrutura multe celular maciça a mórula(embrião formado por varias células igual blastômeros). Ainda no deslocamento as células centrais da mórula sofrem hepibolia migrando para periferia formando assim uma bola oca o blastocisto. Este blastocisto passa a apresentar duas porções distintas uma camada periférica de células denominadas trofoblastos e abaixo dela um outro grupo de células denominados embrioblastos. Durante esse período o endométrio( parede interna do útero) e mantida estável pelo hormônio progesterona que esta sendo produzido pelo corpo luteo. Este corpo lúteo com o passar do tempo ele envelhece e vai aos poucos diminuindo a produção de progesterona. A sua ausência e que determina o desfolhamento do endométrio e o inicio do fluxo menstrual caso o embrião não se instale no endométrio antes disso começar ele será liberado junto com o fluxo menstrual. Um ciclo menstrual médio e de 28 dias a ovulação ocorre no 14 dia a movimentação do embrião ocorre em 9 dias restando apenas 3 dias para a nidação (ficção do blastocisto no endométrio feminino). Chegando no útero blastocisto entra em contato com o epitélio do endométrio ocorrendo então um reconhecimento.
Sincício: processo de divisão celular onde o numero de células não se altera mais o numero de núcleos sim, 
Quando o tronfoblasto reconhece o endométrio este passa a se multiplicar formando um sincício que rompe o epitélio do endométrio invadindo o TCPD formando o sinciotrofoblasto. Este sinciotrofoblasto penetra endométrio a dentro buscando chegar aos vasos sanguíneos. Os vasos sanguíneos do TCPD ira fornecer os nutrientes necessário para o desenvolvimento embrionário paralelamente o embrioblasto se diferencia em duas camadas laminarias de células denominadas EPIBLASTO E HIPOBLASTO. Uma vez chegando aos capilares o sinciotrofoblastos se conecta a eles e se transformam em um anexo embrionário denominado CORION passando então a produzir e secretar o hormônio BETA HCG que e lançado no sangue materno. ( estimular o corpo lúteo a continuar produzindo progesterona garantindo que não haverá desfolhamento do endométrio (fluxo menstrual e perda do embrião).
OBS: com a ativação do corpo lúteo a taxa de progesterona e mantida estável, o CORION se desenvolve passando a formar uma interação firme com endométrio sendo agora chamado de PLACENTA. Esta madura assume a produção e a secreção da progesterona ate o período final da gravidez. Sem o BETA HCG o corpo lúteo some também. Garantida a manutenção do endométrio o tronfoblasto evolui formando os demais anexos embrionários(cordão umbilical, bolsa amniótica, liquido amniótico a vesícula vitelínica desaparece e a nutrição do embrião passa a ser feita por capilares relacionados a placenta. Paralelamente o embrião dentro do blastocisto forma um disco embrionário BILAMELAR.
Embrião trilamelar.
3 semana após a fecundação o blastocito instalado no endométrio começa agora a se desenvolver. O embrioalsto já e composto agora por 2 laminas de tecido embrionário(embrião bilamelar). Epiblasto, hipoblasto. A partir desse estagio, p embrião esta fixado e começa o processo de formação das primeiras estruturas a aparecer e a LINHA PRIMITIVA. Uma região longitudinal, formada pelo acumulo de células, gerando uma suave cavidade que percorre o eixo longitudinal do corpo do embrião que definhará a sua bilateralidade. Sobre estas linhas, forma se um sulco tendo como origem um pequeno NO CELULAR ( no primitivo). Este sulco cresce longitudinal acompanhando a linha primitiva e acompanhando o eixo definido pelo sulco do epiblasto, células se diferencia acumulando entre epiblasto e hipoblasto, surge assim o messoblasto. A partir desse estagio o embrião apresenta 3 folhetos embrionário que agora iram chamar se ECTODERME, MESODERMA e ENDODERMA. Após a formação do no primitivo se forma evoluindo ate encontrar a PLACA PROTOCORDAL. Paralelamente ma região do NO PRIMITIVO surge uma pequena cavidade, a FOSSETA PRIMITIVA OU FOSSETA DE HANSEM. Acompanhando o sulco primitivo no meio do mesoderma células do no primitivo crescem formando um tubo oco que agora passa a ser PROCESSO NOTOCORDAL.
Neurulação.
Com a formação do processonotocordal, forma se paralelamente a estrutura neural do futuro embrião(sistema nervoso) . acompanhado o sulco primitivo e ectoderma sofre um espaçamento formando uma placa (placa neural). No final da terceira semana o embrião já definiu sua posição bilateral, contendo notocorda, placa neural, sulco neural e ira formar agora o tubo nervoso dorsal. Com o desenvolvimento da mesoderma grupos de células se distribuem formando 2 regioes mesodérmicas vistas do centro para as bordas laterais.
Mesoderma paraxial: próximo a notocorda.
Mesoderma lateral: mais distante da notocorda.
Ao mesmo tempo o sulco neural e placa neural agora se fundem, dando inicio a formação de pregas e das cristas neurais. As pregas se elevam ate que acabam por unir uma nas outras, formando dessa maneira uma cavidade que sera o TUBO NEURAL. Quando as cristas neurais da placa neural se tocam elas se fundem e a depressão passa a se chamar agora GOTA NEURAL.se aprofundando na mesoderma, dando origem a um tubo longitudinal que acompanha 2 notocorda denominado tudo neural. Ainda paralelamente surge nas mesodermas bilaterais pequenas cavidades ocas que iram se fundir dando inicio ao processo de formação da CAVIDADE CEFALOMETRICA. Estas áreas onde surgem essas cavidades passa a chamar MESODERMA INTERMEDIANA com a fusão das pequenas vesículas o CELOMA aumenta formando uma cavidade ainda maior dessa maneira passamos a ter mais 2 nomenclaturas para a mesoderma, SOMATOPLEURA (MESODERMA + ECTODERMA) e ESPLANCNPLEURA(ENDODERMA + MESODERMA).

Outros materiais