Buscar

Princípios da Ciência e Tecnologia dos Materiais

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0291_AV2_201102205291 » PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
	Tipo de Avaliação: AV1 e AV2 
	Aluno: 
	Professor:
	JOAO MARQUES DE MORAES MATTOS
	Turma: 
	Nota da Prova:  Nota do Trabalho:        Nota de Participação:        Data: 
	
	 1a Questão (Cód.: 160007)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um material cristalino possui diversas possibilidade de arranjo atômico, como o cúbico de corpo centrado e cúbico de face centrada. Baseado na geometria destes dois arranjos atômicos, determine o equivalente de número de átomos no interior de cada uma.
		
	
Resposta: Cúbica de corpo centrado = 2 átomos Cúbica de face centrada = 4 átomos
	
Gabarito:
CCC: 2 átomos; CFC: 4 átomos.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 160023)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Ao se observar microscopicamente a superfície de um aço  SAE1020 lixado, polido e atacado, observam-se microestruturas típicas da interação do Fe com C. Entre as microestruturas geralmente encontradas, cite duas:
		
	
Resposta: Ferrita e Austenita.
	
Gabarito:
Ferrita e perlita.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 61998)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A composição química e estrutura atômica proporcionam a alguns materiais propriedades semelhantes, fazendo com que estes possam ser classificados em categorias. Os materiais que possuem um grande número de elétrons deslocalizados, propiciando as propriedades de condutividade elétrica e de calor, a não transparência, boa resistência mecânica e ductilidade são os:
		
	
	Compósitos
	
	Cerâmicas
	 
	Metais
	
	Materiais avançados
	
	Polímeros
	
	
	 4a Questão (Cód.: 157352)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um engenheiro precisa especificar dois aços entre aqueles que possui de tal forma a ter um aço de menor dureza e outro de maior dureza possíveis. Sabendo-se que a dureza é uma função do teor de Carbono, escolha a opção CORRETA, considerando-se respectivamente os aços de menor e maior dureza.
		
	 
	Aço SAE1006 e aço SAE1080
	
	Aço SAE1080 e aço SAE1070
	
	Aço SAE1006 e aço SAE1008
	
	Aço SAE1070 e aço SAE1080
	
	Aço SAE1080 e aço SAE1006
	
	
	 5a Questão (Cód.: 157400)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os tratamentos térmicos basicamente consistem em aquecer o metal a uma determinada temperatura, mantê-lo nesta temperatura durante um certo tempo e resfriá-lo a uma taxa apropriada. Este procedimento tem como objetivo alterar a microestrutura do metal, alterando em consequência, suas propriedades mecânicas e tornando-as adequadas a uma determinada finalidade. Por exemplo, se desejarmos obter um aço mais duro, porém mais frágil, poderemos pensar, de forma simplificada, em aquecimento e resfriamento rápido.
Com relação aos tratamentos térmicos, não podemos afirmar que:
		
	
	Quanto mais rápido for o resfriamento, menor o tamanho de grão.
	
	A temperatura de aquecimento geralmente é superior a zona crítica.
	 
	A temperatura de aquecimento não influencia no tamanho de grão.
	
	O tempo de permanência na temperatura de aquecimento (encharque) influencia no tamanho de grão.
	
	Quanto mais alta a temperatura de aquecimento, maior é o tamanho de grão.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 60486)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Se o raio atômico do magnésio é 0,160 nm, calcule o volume de sua célula unitária na estrutura CCC e CFC.
		
	 
	0,050 nm e 0,093 nm.
	
	0,452 nm e 0,369 nm.
	
	0,136 nm e 0,666 nm.
	
	0,369 nm e 0,452 nm.
	
	0,093 nm e 0,050 nm.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 62037)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação aos materiais metálicos podemos fazer as seguintes afirmações: I) Os elementos de liga utilizados nas ligas refratárias geralmente apresentam baixo ponto de fusão. II) Alguns aços inox podem ser usados em temperaturas de até 1000 ºC e ambientes severos (ex: marinho), mantendo suas propriedades mecânicas em níveis satisfatórios. III) O cobre apresenta baixa condutividade elétrica, por isso é adicionado elementos de liga para aumentar sua condutividade utilizá-lo na fabricação de fios. IV) As ligas leves apresentam boa resistência mecânica, porém não podem ser utilizadas em ambientes agressivos devido a sua baixa resistência a corrosão.
		
	 
	Apenas a II está correta.
	
	Apenas I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas I, II e IV estão corretas.
	
	Apenas III e IV estão corretas.
	 
	Apenas IV está correta.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 157443)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Devido à elevada afinidade para o oxigênio, não é costume encontrá-lo como substância elementar, mas, sim, em formas combinadas tal como o óxido.
Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente na aeronáutica. Entretanto, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem, sobremaneira, o seu campo de aplicação. No entanto, o baixo custo para a sua reciclagem aumenta o seu tempo de vida útil e a estabilidade do seu valor.
Com relação ao alumínio, NÃO podemos afirmar:
		
	 
	Hoje, os Estados Unidos e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio depois do Brasil.
	
	O Brasil tem a terceira maior reserva do minério no mundo, localizada na região amazônica.
	 
	Nas regiões tropicais e subtropicais, onde o desgaste das rochas é mais intenso, existe a maior parte dos grandes depósitos de bauxita, sobretudo perto da superfície.
	
	A maior parte do alumínio produzido atualmente é extraído da bauxita.
	
	Em relação à qualidade, as bauxitas brasileiras são do tipo trihidratado, o que permite a produção de alumina a preços mais competitivos.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 26919)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O recozimento pleno tem como objetivo principal:
		
	 
	aumentar a resistência a abrasão diminuindo a dureza
	
	diminuir a usinabilidade
	
	aumentar a resistência à tração
	
	aumentar a dureza e diminuir a tenacidade
	 
	diminuir a dureza, aumentando a usinabilidade
	
	
	 10a Questão (Cód.: 157416)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um dos materiais mais utilizados quando se deseja uma alta resistência a corrosão é o aço inox. Este tipo de aço apresenta alta durabilidade; alta resistência à corrosão; resistência mecânica adequada; é fácil de limpar; não contamina os alimentos; possui visual esteticamente marcante e moderno; apresenta facilidade de conformação e união; além de possibilitar acabamentos superficiais variados como lixados, polidos, decorados. Entre as principais famílias de aços inoxidáveis e suas aplicações, só NÂO podemos citar:
		
	
	Aços inox do tipo austenítico: são aços que possuem em sua composição Fe, C, Cr e Ni, não apresentam comportamento magnético e são geralmente utilizados na fabricação de equipamentos industriais. Como exemplo típico, podemos citar o aço SAE 304.
	
	Aços inox do tipo austenítico:
	
	Aços inox do tipo martensítico: são aços que possuem em sua composição Fe, C e Cr, porém com teores de carbono superiores aos utilizados nos inox tipo ferrítico; são geralmente utilizados na fabricação de lâminas ou objetos cirúrgicos. Como exemplo típico, podemos citar o aço SAE 420.
	 
	Aços inox utilizados em anôdos de sacrifício.
	
	Aços inox do tipo ferrítico: são aços que possuem em sua composição Fe, C e Cr, apresentam comportamento magnético e são geralmente utilizados na fabricação de moedas, fogões, sistemas de exaustão etc. Como exemplo típico, podemos citar o aço SAE 430.
	
	 1a Questão (Ref.: 201201658400)
	
	Na soldagem de alumínio, o uso de preaquecimento e de um maior aporte térmico é comum na soldagem de juntas de maior espessura para garantir a formação da poça de fusão e evitar problemas de falta de fusão. Os processos mais usados são MIG e TIG. Em ambos os processos, a seleçãodo consumível é baseada na composição química e em aspectos mecânicos e metalúrgicos.
Entre as características destes processos, NÃO podemos citar:
		
	
	Na soldagem TIG, os gases de proteção usuais são argônio, Hélio ou misturas de ambos.
	 
	O preaquecimento na soldagem do alumínio deve ser superior a 205ºC.
	
	O processo MIG/MAG é mais usado para juntas de maior espessura, apresentando velocidade de soldagem muito superior ao processo TIG.
	
	Na soldagem TIG, maiores teores de Hélio permitem uma melhor fusão do metal de base.
	
	A soldagem TIG é usada principalmente para juntas de menor espessura.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201658367)
	
	O engenheiro muitas vezes é chamado a participar de perícias nas quais deverá manifestar suas opiniões embasando-as tecnicamente. Com relação ao fenômeno da corrosão, uma vez identificada a ocorrência deste fenômeno, devem-se geralmente estudar e investigar as seguintes características, com EXCEÇÃO de:
		
	 
	O procedimento técnico do operador do componente corroído.
	
	O seu tipo de corrosão.
	
	A extensão da área ou volume do material que sofreu corrosão.
	
	Levantamento de hipóteses das prováveis causas
	
	A morfologia da área ou volume corroído.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201658412)
	
	A liga Cobre-chumbo (Cu-Pb) apresenta teores de chumbo entre 0,8 e 1,2% e apresenta mais uma vertente na exploração de obtenção de ligas a partir do cobre.
Com relação às liga mencionada anteriormente, NÂO podemos afirmar:
		
	
	Na liga Cu-Pb, as partículas de chumbo distribuídas no cobre têm a capacidade de atuar como lubrificantes entre o cavaco e a ferramenta, reduzindo o desgaste da ferramenta por atrito.
	
	A liga Cu-Pb é usada na fabricação de componentes da construção elétrica que necessitam de elevada condutividade elétrica conjugada com alta usinabilidade.
	
	A adição de Pb tem o objetivo de aumentar a usinabilidade do cobre.
	
	A liga Cu-Pb é utilizada em conectores, componentes de chaves e motores, parafusos e outros componentes usinados de alta condutividade elétrica.
	 
	Adição de chumbo ao cobre cria partículas duras que dificultam a usinabilidade do material, dificultando a obtenção de componentes eletro-eletrônicos, mas conferindo alta condutividade a liga.
	
	 1a Questão (Ref.: 201201658356)
	
	Existem muitas variações de tratamento térmica, cada uma com sua finalidade específica. Entre os tratamentos mais utilizados, encontra-se a RECOZIMENTO, que possui como finalidade recuperar a textura cristalográfica anterior do material que sofreu um outro tratamento térmico ou mesmo deformação mecânica. Com relação a esta variação de tratamento térmico, só não podemos afirmar que geralmente o mesmo atua:
		
	
	Alterando as propriedades eletromagnéticas do material.
	
	Diminuindo a dureza a do material.
	 
	Alterando a composição do aço.
	
	Diminuindo a ductilidade.
	
	Ajustando o tamanho de grão.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201527876)
	
	O principal objetivo do tratamento térmico de Revenido nos Aços é:
		
	
	aumentar a resistência tração
	 
	aumentar a tenacidade a fratura do aço temperado
	
	diminuir a dureza dos aços após a têmpera
	
	promover a esferadização da cementita
	
	evitar as trincas de têmpera
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201201736359)
	
	A corrosão sob tensão é um fenômeno de corrosão localizada nos materiais por efeito do ambiente e da tensão mecânica de tração. A este respeito assinale a opção incorreta.
		
	
	A corrosão se manifesta como trincas que reduzem a resistência mecânica do material.
	 
	A corrosão sob tensão só pode ocorrer com tensões bem superiores ao limite de escoamento do material metálico.
	
	As tensões que induzem à corrosão sob tensão podem ser causadas tanto pelas tensões aplicadas externamente como pelas tensões residuais.
	
	Nos metais, através da análise estrutural, foram identificadas ramificações das trincas até mesmo nos contornos dos grãos.
	 
	No caso dos materiais metálicos ocorrem trincas finas e profundas de corrosão, mesmo que o material seja bastante resistente à corrosão uniforme, como os aços inoxidáveis.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201658343)
	
	O aço carbono é largamente utilizado na construção civil devido ao baixo custo comparativo aos demais aços. Isto ocorre em decorrência da ausência ou quase completa ausência de elementos de liga nesta liga Fe-C.
Com relação aos aços de baixo carbono, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Apresentam facilidade de conformação e soldagem.
	
	Apresentam baixa dureza e alta ductilidade.
	 
	Geralmente apresentam teor de carbono superior a 1,5%.
	
	A microestrutura geralmente é composta de perlita e ferrita.
	
	As propriedade mecânicas dos aços carbono deterioram-se a baixas temperaturas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201738758)
	
	O processo de corrosão de um material é a deterioração de um material ou das suas propriedades, devido à reação com o meio envolvente. Para ocorrer a corrosão, são necessários alguns fatores combinados de reações do material quando da exposição ao meio. Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta que descreva a área onde ocorrerá as reações de oxidação do metal:
		
	
	Área de Corrosão
	 
	Área Anódica
	
	Área Catódica
	
	Área do Eletrólito
	
	Área do Circuito Metálico
	
		
	
	O diagrama revela possibilidades típicas e exclusivas de ligas Fe-C.
	
	700oC corresponde a temperatura inicial de todas as possibilidades de tratamento térmico.
	 
	As linhas pontilhadas indicadas por A, B, C, D, E e T indicam tratamentos térmicos através de resfriamentos contínuos.
	
	Todas as linhas pontilhadas indicam tratamentos que resultaram na mesma microestrutura, pois o estagio final de todos está associado ao material sólido.
	
	As linhas pontilhadas indicadas por A, B, C, D, E e T indicam tratamentos térmicos através de resfriamentos com etapas isotérmicas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201658297)
	
	Tratamento térmico em aços é um conjunto de operações que consistem em aquecer o material e resfriá-lo. Neste contexto, existem diversos parâmetros de relevância, com EXCEÇÃO de:
		
	
	Taxa de resfriamento.
	
	Tempo de permanência na temperatura a partir da qual ocorre o resfriamento.
	
	Temperatura a partir da qual ocorre o resfriamento.
	 
	Tempo de manutenção na temperatura ambiente após obtenção da microestrutura final.
	
	Atmosfera em que o resfriamento/aquecimento ocorre.
	 3a Questão (Ref.: 201201747456)
	
	Em 2007, uma fábrica de aços chinesa, detentora de uma nova patente para aços que não apresentam propriedades magnéticas deseja estabelecer suas instalações no pólo tecnológico de Santa Cruz. Com relação ao contexto anterior, qual o tipo de aço MAIS PROVÁVEL a ser fabricado nas instalações chinesas.
		
	 
	Aço austeníticO.
	 
	Aço martensítico.
	
	Aços PH.
	
	Aço ferrítico.
	
	Aço carbono simples.
	
	 1a Questão (Ref.: 201201658309)
	
	Um engenheiro trabalha em uma produção de objetos metálicos e constantemente precisa especificar aços adequados a aplicações específicas. No caso em questão, houve a necessidade de a especificação de um aço para fabricação de um tanque a ser utilizado em armazenagem de produto químico. Entre os aços a seguir citados, aponte o que MELHOR se encaixa nesta função.
		
	
	Aço martensítico.
	 
	Aço austenítico.
	
	Aços Ph.
	
	Aço carbono simples.
	
	Aço ferrítico.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201658330)
	
	O advento do aço representou uma das maiores revoluções tecnológicas já vistas na humanidade, permitindo a construção de estruturas de maior porte, capazes de suportarcargas não consideradas compatíveis às edificações. Como aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%, podendo ocorrer em sua microestrutura a presença de várias impureza. Com relação aos aços, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Aços de baixa liga são aqueles que possuem elementos de liga em concentração inferiores a 5,0%.
	
	Os aços com concentração de carbono entre 0 e 2,11%, com impurezas normais desta liga, são considerados aços carbono comuns.
	
	Aços de alta liga são aqueles que possuem elementos de liga em concentração superiores a 5,0%.
	 
	O S, o Si, o P e o Al e o Au são impurezas normais nos aços.
	
	A presença de elementos de liga muda a posição das linhas dos diagramas de fase Fe-Fe3C.
	
	1a Questão (Ref.: 201301692050)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	1-     Considerando a célula unitária abaixo, se as esferas apresentam raio de 0,15 nm, qual o seu fator de empacotamento atômico? (Dado: VE= 1,33πR3).
		
	
	0,25%
	
	2,57%
	 
	38%
	
	0,38%
	
	25,7%
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301692642)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual a diferença entre tensão de escoamento e tensão limite de resistência a tração em materiais metálicos?
		
	
	A tensão de escoamento a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica.
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação plástica para elástica. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde o material sofre fratura em um ensaio de tração.
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde o material sofre fratura.
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação plástica para elástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
	 
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301694545)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Abaixo é mostrado o diagrama de fases do Chumbo (Pb) com o Selênio (Sn). Com base no diagrama, responda as questões abaixo.
 
a)     Quais fases existem nas áreas I, II e III?
b)    Qual a solubilidade do Sn no Pb a 150 e 200 ºC?
c)     Qual a máxima solubilidade do Sn no Pb e em qual temperatura ela ocorre? E do Pb no Sn?
d)    Quais as fases existentes na temperatura de 210 ºC de uma solução contendo 700g de Sn e 1300g de Pb?
		
	
Resposta: a) Fase I = aquecimento do material , fase II = a fase de tratamento térmico do material e a fase III= fase de resfriamento do material. b)
	
Gabarito:
a)  I - fase alfa (sólido) e fase líquida
    II - 200 ºC e 10% de Pb e fase beta (sólido) e fase líquida
    III - fase alfa e fase beta (sólidos).
 
b) 150 ºC - aprox. 12% de Sn.
    200 ºC - aprox. 19% de Sn.
 
c) Sn no Pb - 19,2% de Sn a 183 ºC.
    Pb no Sn - 2,5% de Pb a 183 ºC.
 
d) Fase alfa (solução sólida de chumbo) e fase liquida.  
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301659307)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O recozimento pleno tem como objetivo principal:
		
	 
	diminuir a dureza, aumentando a usinabilidade
	
	diminuir a usinabilidade
	
	aumentar a resistência a abrasão diminuindo a dureza
	 
	aumentar a resistência à tração
	
	aumentar a dureza e diminuir a tenacidade
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301694381)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os materiais formados frequentemente por óxidos, carbetos e/ou nitretos e que são tipicamente isolantes elétricos e térmicos, são resistentes a alta temperatura e ambientes a abrasivos; são extremamente duros, porém frágeis são classificados como:
		
	
	Metais;
	 
	Cerâmicas;
	
	Polímeros;
	
	Compósitos;
	
	Materiais avançados.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301788586)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os metais são materiais cristalinos, ou seja, apresentam uma ordem microscópica de arranjo atômico repetitiva em longas distâncias, que pode variar em orientação dentro de pequenos volumes denominados de grão. Como sabemos, não só os metais são cristalinos, mas também muitos cerâmicos e alguns polímeros. Aqueles que não apresentam este padrão de repetição a longas distâncias são chamados de materiais amorfos.
Na teoria relacionada originada a partir do estudo de materiais cristalinos, define-se número de coordenação, que representa o número de átomos vizinhos mais próximos de átomo.
Considerando a teoria cristalográfica, assinale a opção que está CORRETA.
		
	
	O número de coordenação de uma célula CCC é 12.
	 
	O número de coordenação de uma célula CS é 8.
	
	O número de coordenação de uma célula CFC é 10.
	
	O número de coordenação de uma célula CFC é 20.
	 
	O número de coordenação de uma célula CFC é 12.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301792395)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um material cristalino possui diversas possibilidade de arranjo atômico, como o cúbico de corpo centrado e cúbico de face centrada. Baseado na geometria destes dois arranjos atômicos, determine o equivalente de número de átomos no interior de cada uma.
		
	
Resposta: Cúbico de corpo centrado (CCC)= 2 átomos e o cúbico de face centrada (CFC)= 4 átomos.
	
Gabarito:
CCC: 2 átomos; CFC: 4 átomos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301693051)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Entre as propriedades mecânicas dos materiais podemos citar a tenacidade, resiliência e a ductilidade. Em relação a essas propriedades podemos afirmar que:
		
	
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A resiliência mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	 
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	 
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a tenacidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301789731)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Tratamento térmico em aços é um conjunto de operações que consistem em aquecer o material e resfriá-lo. Neste contexto, existem diversos parâmetros de relevância, com EXCEÇÃO de:
		
	
	Temperatura a partir da qual ocorre o resfriamento.
	
	Atmosfera em que o resfriamento/aquecimento ocorre.
	 
	Taxa de resfriamento.
	 
	Tempo de manutenção na temperatura ambiente após obtenção da microestrutura final.
	
	Tempo de permanência na temperatura a partirda qual ocorre o resfriamento.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301789743)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um engenheiro trabalha em uma produção de objetos metálicos e constantemente precisa especificar aços adequados a aplicações específicas. No caso em questão, houve a necessidade de a especificação de um aço para fabricação de um tanque a ser utilizado em armazenagem de produto químico. Entre os aços a seguir citados, aponte o que MELHOR se encaixa nesta função.
		
	
	Aços Ph.
	
	Aço martensítico.
	 
	Aço austenítico.
	
	Aço ferrítico.
	
	Aço carbono simples
	1a Questão (Ref.: 201202293144)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Um material pode sofre fratura mesmo quando é submetido a esforços repetitivos abaixo do seu limite de resistência. Baseado na descrição anterior, descreva o tipo de fratura associada a este contexto e uma forma de minimizar a sua ocorrência.
		
	
Resposta: Fratura de Fadiga. Fazendo teste.
	
Gabarito:
A descrição corresponde a fratura por fadiga e sua frequência pode ser minimizada através de polimento superficial da peça.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202289124)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O padrão cristalino repetitivo de alguns materiais possibilita a ocorrência do fenômeno de difração de raio-X de uma forma proveitosa, ou seja, através da utilização de uma amostra pulverizada do maior de interesse, poderemos gerar picos de interferência construtiva das pequeníssimas partículas e utilizá-los como uma espécie de assinatura de identificação do material.
Um outro aspecto importante da teoria cristalográfica é a definição de Fator de Empacotamento Atômico (FEA), que expressa a razão entre o volume de átomos no interior de uma célula unitária e o volume da própria célula unitária.
Considerando a teoria cristalográfica e a definição de FEA, calcule este fator para uma célula cúbica de face centrada (CFC).
 
		
	 
	0,70
	
	0,47
	
	0,87
	 
	0,74
	
	1,00
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202152668)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O que é limite de escoamento?
		
	
	Tensão acima da qual a relação entre tensão e deformação é não linear.
	
	Tensão que corresponde à carga máxima suportada por um corpo-de prova em um teste de tração.
	
	Tensão necessária para se fraturar um corpo-de-prova em um teste de flexão.
	
	Tensão relecionada a uma deformação plástica convencionada.
	
	Tensão necessária para se fraturar um espécime no teste de impacto.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202288943)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ao longo da história, o homem vem utilizando os materiais que o cercam na tarefa de sobreviver diante das vicissitudes da realidade ou simplesmente para tornar a vida mais confortável, e a escolha do que utilizar é principalmente uma função das propriedades que o material deve ter para conferir ao projeto eficiência e eficácia. Atualmente, a Ciência dos Materiais considera grupos de materiais separados em função de suas propriedades, composição, formas de obtenção e diversos outros critérios, para que possamos didaticamente resumir a vasta e complexa realidade dos mesmos. Considerando a classificação citada anteriormente, assinale a opção que NÂO está correta.
		
	 
	Materiais Cerâmicos: os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos que na tabela periódica são identificados como metais.
	
	Materiais Cerâmicos: os principais tipos são óxidos, nitretos e carbonetos. A esse grupo de materiais também pertencem os argilo-minerais, o cimento e os vidros.
	
	Materiais Poliméricos: os plásticos e borrachas são exemplos de polímeros sintéticos, enquanto o couro, a seda, o chifre, o algodão, a lã, a madeira e a borracha natural são constituídos de macromoléculas orgânicas naturais.
	
	Materiais Metálicos: apresentam um grande número de elétrons livres, isto é, elétrons que não estão presos a um único átomo.
	 
	Materiais Poliméricos: Os polímeros são baseados nos átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, flúor e em outros elementos não metálicos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202290386)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Diversos parâmetros controlam a microestrutura de um material, entre eles está a taxa de resfriamento, que pode originar estruturas de grão finos ou grãos maiores, impactando nas propriedades mecânicas dos materiais. Com relação ao exposto anteriormente, assinale a opção INCORRETA.
		
	 
	Ao sofrer deformação a frio, os grãos não sofrem deformação suficiente para impactar nas propriedades mecânicas dos metais.
	 
	Grãos muito grandes em temperaturas normais diminuem muitas das propriedades mecânicas dos materiais, principalmente o requisito ductilidade, pois o material fica mais frágil e resiste menos a esforços de impacto.
	
	Em baixas temperaturas, quanto menor o tamanho de grão (TG), maior a resistência mecânica.
	
	Em altas temperaturas, quanto maior o tamanho de grão (TG), maior a resistência.
	
	À medida que um material é resfriado, os núcleos formados crescem e novos núcleos são formados. O crescimento de cada núcleo individualmente gera partículas sólidas chamadas de grãos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202293055)
	Pontos: 0,8  / 1,5
	O padrão cristalino repetitivo de alguns materiais possibilita a ocorrência do fenômeno de difração de raio-X de uma forma proveitosa, ou seja, através da utilização de uma amostra pulverizada do maior de interesse, poderemos gerar picos de interferência construtiva das pequeníssimas partículas e utilizá-los como uma espécie de assinatura de identificação do material.
Considerando o reticulado cristalino característico de células cúbicas, descreva sucintamente uma célula cúbica de corpo centrado.
		
	
Resposta: ccc: 2 atomos.
	
Gabarito:
É aquela que apresenta um átomo no centro da célula cúbica e 1/8 de átomo nos vértices do cubo, totalizando 2 átomos por célula.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202290390)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A taxa de resfriamento durante um tratamento térmico em aços é fundamental para a obtenção de uma microestrutura específica, assim como a possibilidade de manter a liga a uma determinada temperatura (resfriamento com etapa isotérmica) ou mesmo resfriamento contínuo. Analisando o gráfico a seguir, PODEMOS afirmar que:
		
	
	O diagrama representa um tratamento térmico com resfriamento contínuo.
	
	Após o tempo relacionado ao ponto D, ainda há austenita na composição do aço.
	
	A linha pontilhada representa 60% da transformação de fase.
	
	Entre os pontos C e D, manteve-se o aço a temperatura constante.
	
	Entre os pontos C e D, existe somente austenita.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202205178)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na classe dos aços, encontramos os aços inoxidávis ou o mais popular, aços inox que na sua composição elementar apresenta, Fe( Ferro), C ( carbono) e Cr(cromo), este material é utilizado na produção de talheres,parafusos,corrimões e estruturas que irão ficar exposta a um longo tempo na presença de oxigênio. Em relação ao texto qual a propriedade marcante deste material.
		
	
	Isolante térmico
	 
	Super Condutor
	
	Isolante elétrico
	 
	Resistência a oxidação
	
	Transparente
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202290446)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma das formas de se alcançarem as propriedades necessárias a um aço para que o mesmo possa ser utilizado em uma aplicação específica, como por exemplo alta resistência a corrosão, é o acréscimo de elementos de liga, como o Cr, Ni, V, Mo, W, Co e Cu. Com relação a atuação destes elementos, não podemos afirma que:
		
	
	Deslocam as curvas TTT para a direita.
	
	Podem conferir propriedades especiais como a estabilidade a baixas e médias temperaturas.
	 
	Não alteram o tamanho de grão.
	 
	Podem modificar as propriedades elétrica emagnéticas.
	
	Podem alterar a resistência e a dureza das ligas.
	 10a Questão (Ref.: 201202188115)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A industria armamentista mundial utiliza o Latão 70-30 para fabricar cartuchos de munição. Esta liga é formada por 70% de Cobre e 30% de Zinco, apresenta em  sua microestrutura somente a fase alfa,  uma boa resistência mecânica e excelente capacidade de resistir a deformações a frio oriundas de processos de fabricação de embutimento, forjamento, etc.  Como a microestrutra deste material fica com os grãos encruados devido ao processo de fabricação a frio, causa o aparecimento de tensões residuais, que podem levar o material a falhar prematuramente.
Pra solucionar este problema, existe a necessidade de se tratar o material termicamente, de tal forma que os grãos sejam recristalizados, sem que as propriedades mecânicas especificadas sejam afetadas.
O gráfico apresentado a seguir representa as fases de tratamento térmico dessa liga em questão, sendo assim podemos concluir que:
		
	
	Em 600° houve um elevado crescimento granular e conseqüente fragilização do material em serviço;
	
	Com relação ao tamanho de grão, podemos afirmar que o aumento da ductilidade diminui a resistência a tração;
	
	Em 300°, podemos afirmar que houve uma Recristalização, porém os grãos ainda permanecem O aumento do tamanho de grão ocasionou perda resistência a tração;
	
	Em 300°, podemos afirmar que houve uma Recristalização, porém os grãos ainda permanecem encruados;
	 
	Todas estão corretas
	
	 1a Questão (Ref.: 201201658400)
	
	Na soldagem de alumínio, o uso de preaquecimento e de um maior aporte térmico é comum na soldagem de juntas de maior espessura para garantir a formação da poça de fusão e evitar problemas de falta de fusão. Os processos mais usados são MIG e TIG. Em ambos os processos, a seleção do consumível é baseada na composição química e em aspectos mecânicos e metalúrgicos.
Entre as características destes processos, NÃO podemos citar:
		
	
	Na soldagem TIG, os gases de proteção usuais são argônio, Hélio ou misturas de ambos.
	 
	O preaquecimento na soldagem do alumínio deve ser superior a 205ºC.
	
	O processo MIG/MAG é mais usado para juntas de maior espessura, apresentando velocidade de soldagem muito superior ao processo TIG.
	
	Na soldagem TIG, maiores teores de Hélio permitem uma melhor fusão do metal de base.
	
	A soldagem TIG é usada principalmente para juntas de menor espessura.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201658367)
	
	O engenheiro muitas vezes é chamado a participar de perícias nas quais deverá manifestar suas opiniões embasando-as tecnicamente. Com relação ao fenômeno da corrosão, uma vez identificada a ocorrência deste fenômeno, devem-se geralmente estudar e investigar as seguintes características, com EXCEÇÃO de:
		
	 
	O procedimento técnico do operador do componente corroído.
	
	O seu tipo de corrosão.
	
	A extensão da área ou volume do material que sofreu corrosão.
	
	Levantamento de hipóteses das prováveis causas
	
	A morfologia da área ou volume corroído.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201658412)
	
	A liga Cobre-chumbo (Cu-Pb) apresenta teores de chumbo entre 0,8 e 1,2% e apresenta mais uma vertente na exploração de obtenção de ligas a partir do cobre.
Com relação às liga mencionada anteriormente, NÂO podemos afirmar:
		
	
	Na liga Cu-Pb, as partículas de chumbo distribuídas no cobre têm a capacidade de atuar como lubrificantes entre o cavaco e a ferramenta, reduzindo o desgaste da ferramenta por atrito.
	
	A liga Cu-Pb é usada na fabricação de componentes da construção elétrica que necessitam de elevada condutividade elétrica conjugada com alta usinabilidade.
	
	A adição de Pb tem o objetivo de aumentar a usinabilidade do cobre.
	
	A liga Cu-Pb é utilizada em conectores, componentes de chaves e motores, parafusos e outros componentes usinados de alta condutividade elétrica.
	 
	Adição de chumbo ao cobre cria partículas duras que dificultam a usinabilidade do material, dificultando a obtenção de componentes eletro-eletrônicos, mas conferindo alta condutividade a liga.
	
	 1a Questão (Ref.: 201201736359)
	
	A corrosão sob tensão é um fenômeno de corrosão localizada nos materiais por efeito do ambiente e da tensão mecânica de tração. A este respeito assinale a opção incorreta.
		
	
	A corrosão se manifesta como trincas que reduzem a resistência mecânica do material.
	 
	A corrosão sob tensão só pode ocorrer com tensões bem superiores ao limite de escoamento do material metálico.
	
	As tensões que induzem à corrosão sob tensão podem ser causadas tanto pelas tensões aplicadas externamente como pelas tensões residuais.
	
	Nos metais, através da análise estrutural, foram identificadas ramificações das trincas até mesmo nos contornos dos grãos.
	 
	No caso dos materiais metálicos ocorrem trincas finas e profundas de corrosão, mesmo que o material seja bastante resistente à corrosão uniforme, como os aços inoxidáveis.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201658343)
	
	O aço carbono é largamente utilizado na construção civil devido ao baixo custo comparativo aos demais aços. Isto ocorre em decorrência da ausência ou quase completa ausência de elementos de liga nesta liga Fe-C.
Com relação aos aços de baixo carbono, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Apresentam facilidade de conformação e soldagem.
	
	Apresentam baixa dureza e alta ductilidade.
	 
	Geralmente apresentam teor de carbono superior a 1,5%.
	
	A microestrutura geralmente é composta de perlita e ferrita.
	
	As propriedade mecânicas dos aços carbono deterioram-se a baixas temperaturas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201738758)
	
	O processo de corrosão de um material é a deterioração de um material ou das suas propriedades, devido à reação com o meio envolvente. Para ocorrer a corrosão, são necessários alguns fatores combinados de reações do material quando da exposição ao meio. Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta que descreva a área onde ocorrerá as reações de oxidação do metal:
		
	
	Área de Corrosão
	 
	Área Anódica
	
	Área Catódica
	
	Área do Eletrólito
	
	Área do Circuito Metálico
	2a Questão (Ref.: 201301474301)
	6a sem.: Classificação de Materiais
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Na classe dos aços, encontramos os aços inoxidávis ou o mais popular, aços inox que na sua composição elementar apresenta, Fe( Ferro), C ( carbono) e Cr(cromo), este material é utilizado na produção de talheres,parafusos,corrimões e estruturas que irão ficar exposta a um longo tempo na presença de oxigênio. Em relação ao texto qual a propriedade marcante deste material.
		
	
	Resistência a oxidação
	
	Isolante térmico
	
	Isolante elétrico
	
	Super Condutor
	
	Transparente
	4a Questão (Ref.: 201301427838)
	1a sem.: Propriedades Mecânicas
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	A questão do aquecimento global é uma grande preocupação das autoridades mundiais. O Protocolo de Kioto obriga os países desenvolvidos a reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera; porém os EUA não assinaram este documento, uma vez que isso faria com que eles diminuissem a produção de suas fábricas e consequentemente sua economia, mas esta é uma questão política. O que eles tem que fazer é produzir energia por fontes limpas e diminuir o consumo de petróleo. A energia eólica é uma boa candidata a isso. Atualmente, a maior parte das turbinas eólicas, ou aerogeradores, são fabricados a partir de plásticos reforçados ou fibras de vidro. Fibras de carbono, aço e alumínio são usados em menor escala. Novos materiais compósitos com base em matrizes metálicas também continuam sendo pesquisados e usados. A respeito dos metais, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	sãorígidos
	
	apresentam estrutura cristalina
	
	muitos apresentam propriedades magnéticas
	
	não são dúcteis
	
	são densos e resistentes à fratura
	
	
	5a Questão (Ref.: 201301429100)
	10a sem.: Diagrama FeC e Tratamentos Termicos dos Aços
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	O objetivo da cementação dos aços comuns é: 
		
	
	aumentar o teor de carbono superficial
	
	aumentar a tenacidade do núcleo
	
	diminuir a dureza superficial
	
	aumentar a resistência ao desgaste
	
	diminuir a resistência à tração
	
	
	6a Questão (Ref.: 201301474078)
	2a sem.: Estrutura Cristalina
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Materiais que apresentam a estrutura cristalina CCC ( Cúbica de Corpo Centrado),quantos átomos existem na sua célula unitária? 
		
	
	4
	
	9 
	
	6
	
	8
	
	2
	
	
	7a Questão (Ref.: 201301558380)
	3a sem.: Propriedades Mecânicas dos Materiais
	Pontos: 0,0 / 0,5 
	A vasta maioria dos materiais é submetida a cargas quando colocados em serviço. As asas de ligas de alumínio de um avião literalmente batem em um esforço repetitivo para manter a aeronave em voo; as molas e toda suspensão de um carro quando este trafega por ruas acidentadas executam também um esforço periódico de sustentação da estrutura do veículo; um prego fixo na parede que suporte a carga constante de um quadro. Para a escolha do tipo de material que iremos utilizar no componente de interesse, é necessário que conheçamos o comportamento do mesmo sob as condições de utilização. Para simular tal comportamento, existem diversos ensaios realizados em laboratório.
Considerando os ensaios mecânicos estudados, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	No ensaio de compressão, as forças atuantes tendem a produzir uma redução do elemento na direção da mesma.
	
	No ensaio de tração, as forças atuantes tendem a provocar um alongamento do elemento na direção da mesma.
	
	No ensaio de flambagem, as forças atuantes exercem um esforço de tração em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra.
	
	No ensaio de cisalhamento, as forças atuantes provocam um esforço de compressão em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra.
	
	No ensaio de flexão, as forças atuantes provocam uma deformação do eixo perpendicular à mesma.
	
	
	8a Questão (Ref.: 201301559509)
	4a sem.: Diagramas de Equilíbrio
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Diversos parâmetros controlam a microestrutura de um material, entre eles está a taxa de resfriamento, que pode originar estruturas de grão finos ou grãos maiores, impactando nas propriedades mecânicas dos materiais. Com relação ao exposto anteriormente, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Em altas temperaturas, quanto maior o tamanho de grão (TG), maior a resistência. 
	
	Grãos muito grandes em temperaturas normais diminuem muitas das propriedades mecânicas dos materiais, principalmente o requisito ductilidade, pois o material fica mais frágil e resiste menos a esforços de impacto.
	
	À medida que um material é resfriado, os núcleos formados crescem e novos núcleos são formados. O crescimento de cada núcleo individualmente gera partículas sólidas chamadas de grãos.
	
	Em baixas temperaturas, quanto menor o tamanho de grão (TG), maior a resistência mecânica. 
	
	Ao sofrer deformação a frio, os grãos não sofrem deformação suficiente para impactar nas propriedades mecânicas dos metais.
	
	
	9a Questão (Ref.: 201301559513)
	5a sem.: Diagramas de Transformação de Fases e Tratamentos Térmicos
	Pontos: 0,0 / 0,5 
	A taxa de resfriamento durante um tratamento térmico em aços é fundamental para a obtenção de uma microestrutura específica, assim como a possibilidade de manter a liga a uma determinada temperatura (resfriamento com etapa isotérmica) ou mesmo resfriamento contínuo. Analisando o gráfico a seguir, PODEMOS afirmar que:
		
	
	Entre os pontos C e D, existe somente austenita. 
	
	A linha pontilhada representa 60% da transformação de fase.
	
	Após o tempo relacionado ao ponto D, ainda há austenita na composição do aço.
	
	Entre os pontos C e D, manteve-se o aço a temperatura constante.
	
	O diagrama representa um tratamento térmico com resfriamento contínuo.
	
	
	10a Questão (Ref.: 201301559520)
	7a sem.: Ligas de Aço e Ferro Fundido
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	As ligas de aço e ferro fundido se diferenciam a partir do teor de carbono, ou seja, quando possuem de 0,008 a 2,11% C são denominadas de aço e quando possuem teores de carbono de 2,11 < %C ≤ 6,7, são denominadas de ferro fundido.
Com relação às ligas de Fe-C, podemos NÃO podemos afirmar:
		
	
	O Ferro é um metal que se caracteriza por apresentar várias fases alotrópicas. 
	
	Para obtenção do Ferro, utiliza-se o processo eletrolítico, sem necessidade de utilização do calor para extração do mesmo a partir dos óxidos em que ocorre na natureza.
	
	O minério de ferro é retirado do subsolo, porém, muitas vezes, é encontrado exposto formando verdadeiras montanhas. 
	
	O ferro é encontrado na natureza geralmente sob a forma de óxidos nos minérios de ferro dos quais é extraído.
	
	Os principais minérios de ferro são hematita e magnetita.
	1a Questão (Ref.: 201301558242)
	2a sem.: Estrutura Cristalina dos Materiais
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	Muitas vezes, uma substância assume diferentes estruturas cristalinas, dependendo da temperatura e da pressão. Este fenômeno é conhecido como alotropia. Um dos mais famosos é o caso do Estanho branco e do Estanho cinza. O primeiro é tetragonal de corpo centrado a temperatura ambiente, enquanto o segundo possui uma estrutura cúbica semelhante ao do diamante, que passa a predominar a partir de 13,2oC. Quando ocorre a alteração, também ocorre a variação dimensional da substância e o seu esfacelamento. Porém, esta transformação não é preocupante, uma vez que sua cinética é muito lenta, havendo tempo para remediá-la.
Considerando a teoria cristalográfica, assinale a opção que está CORRETA.
		
	
	A célula cúbica simples possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro de cada face do cubo.
	
	A hexagonal possui em um padrão cúbico seis átomos compartilhados com os oito vértices do cubo.
	
	A célula cúbica de corpo centrado possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro do cubo.
	
	A célula cúbica de corpo centrado possui em um padrão cúbico apenas átomos situados nos oito vértices.
	
	A célula cúbica de face centrada possui em um padrão cúbico átomos situados nos oito vértices do cubo e um átomo situado no centro do cubo.
	
	
	2a Questão (Ref.: 201301427838)
	1a sem.: Propriedades Mecânicas
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	A questão do aquecimento global é uma grande preocupação das autoridades mundiais. O Protocolo de Kioto obriga os países desenvolvidos a reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera; porém os EUA não assinaram este documento, uma vez que isso faria com que eles diminuissem a produção de suas fábricas e consequentemente sua economia, mas esta é uma questão política. O que eles tem que fazer é produzir energia por fontes limpas e diminuir o consumo de petróleo. A energia eólica é uma boa candidata a isso. Atualmente, a maior parte das turbinas eólicas, ou aerogeradores, são fabricados a partir de plásticos reforçados ou fibras de vidro. Fibras de carbono, aço e alumínio são usados em menor escala. Novos materiais compósitos com base em matrizes metálicas também continuam sendo pesquisados e usados. A respeito dos metais, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	muitos apresentam propriedades magnéticas
	
	são rígidos
	
	não são dúcteis
	
	apresentamestrutura cristalina
	
	são densos e resistentes à fratura
	
	
	3a Questão (Ref.: 201301431452)
	1a sem.: Classificação dos materiais
	Pontos: 0,0 / 0,5 
	Sabendo que materiais compósitos são aqueles que consistem em mais de um tipo de material, podem ser classificados como compósito:
		
	
	tijolo
	
	liga de alumínio
	
	fibra de vidro
	
	concreto
	
	aço carbono
	
	
	4a Questão (Ref.: 201301421791)
	3a sem.: Propriedades mecânicas
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	O que é limite de escoamento?
		
	
	Tensão que corresponde à carga máxima suportada por um corpo-de prova em um teste de tração. 
	
	Tensão necessária para se fraturar um corpo-de-prova em um teste de flexão.
	
	Tensão necessária para se fraturar um espécime no teste de impacto.
	
	Tensão relecionada a uma deformação plástica convencionada.
	
	Tensão acima da qual a relação entre tensão e deformação é não linear.
	
	
	5a Questão (Ref.: 201301457235)
	3a sem.: PROPRIEDADES MECÂNICAS
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	A barra de direção de um caminhão feita com aço Carbono SAE 1045 rompeu após o veículo ter percorrido 100.000. Em conseqüência ocorreu um grave acidente. Na hora do acidente, a velocidade do caminhão era moderada, a carga estava dentro dos limites previstos e o programa de manutenção estava em dia. Num caso como este, qual o mecanismo de fratura mais provável? 
		
	
	Fratura por corrosão sob tensão 
	
	Fratura dútil por sobrecarga 
	
	Fratura por Fadiga iniciada por um provável defeito superficial originário do tratamento térmico. 
	
	Fratura por Fluência 
	
	Fratura frágil por sobrecarga 
	
	
	6a Questão (Ref.: 201301558229)
	2a sem.: Estrutura Cristalina dos Materiais
	Pontos: 0,5 / 0,5 
	
Um modelo físico muito comum e de fácil entendimento para explicar a constituição da estrutura da matéria é o átomo de Bohr, que considera a estrutura atômica como uma miniatura do sistema solar , ou seja, composto de NÚCLEO (sol) em órbitas circulares ou elípticas onde se localizam os ELÉTRONS (planetas). Considerando a teoria atômica relacionada ao modelo anteriormente mencionado, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Na ligação covalente, um átomo compartilha seus elétrons com outros átomos adjacentes.
	
	Na ligação iônica, os átomos dos elementos de valência facilmente liberam esses elétrons, tornando-se íons carregados positivamente.
	
	Na ligação metálica, os elétrons são compartilhados por vários átomos. Assim admite-se que o átomo encontra-se constantemente no estado de perder, ganhar e dividir elétrons-valência com os átomos adjacentes.
	
	Na ligação de Van der Waals, ocorre influência mútua das ondas eletrônicas estacionarias, ocorrendo compartilhamento dos elétrons de forma semelhante a ligação covalente.
	
	Vários materiais cerâmicos possuem como base de agregação atômica a ligação iônica.
	
	
	7a Questão (Ref.: 201301464290)
	4a sem.: DIAGRAMA DE EQUILIBRIO DE FASES
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	Nas cidades onde ocorrem grandes nevascas costuma-se utilizar sal para derreter o gelo mais rapidamente, evitando problemas com seu acumulo nas ruas. Ao se adcionar sal ao gelo, ocorre uma redução do ponto de fusão da água, fazendo com que o gelo derreta em temperaturas menores que a temperatura de fusão padrão (próximo a 0 ºC). Como nas cidades onde ocorrem as nevascas as temperaturas, geralmente, se mantem em níveis negativos por certo tempo, o gelo não iria derreter, pois isso so aconteceria ao atingir temperatura de fusão. Com adição de sal essa fusão pode ocorrer em temperaturas inferiores a 0 ºC, evitando o acumulo de gelo nas ruas. Assim, considere uma nevasca ocorrida em uma determinada cidade na qual a temperatura se mantem em -10 ºC. Com base no diagrama de fases H2O-NaCl, qual seria a concentração aproximada de sal para derreter o gelo sem grandes desperdícios do mesmo?
		
	
	11% de sal. 
	
	6% de sal. 
	
	15% de sal. 
	
	19% de sal. 
	
	26% de sal. 
	
	
	8a Questão (Ref.: 201301464209)
	4a sem.: PROPRIEDADES MECANICAS
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	Com relação aos materiais metálicos podemos fazer as seguintes afirmações: I) Os elementos de liga utilizados nas ligas refratárias geralmente apresentam baixo ponto de fusão. II) Alguns aços inox podem ser usados em temperaturas de até 1000 ºC e ambientes severos (ex: marinho), mantendo suas propriedades mecânicas em níveis satisfatórios. III) O cobre apresenta baixa condutividade elétrica, por isso é adicionado elementos de liga para aumentar sua condutividade utilizá-lo na fabricação de fios. IV) As ligas leves apresentam boa resistência mecânica, porém não podem ser utilizadas em ambientes agressivos devido a sua baixa resistência a corrosão. 
		
	
	Apenas IV está correta. 
	
	Apenas I, III e IV estão corretas. 
	
	Apenas I, II e IV estão corretas. 
	
	Apenas III e IV estão corretas. 
	
	Apenas a II está correta. 
	
	
	9a Questão (Ref.: 201301462431)
	5a sem.: PROPRIEDADES MECANICAS
	Pontos: 1,0 / 1,0 
	Qual a diferença entre deformação elástica e deformação plástica?
		
	
	A deformação elástica não segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	A deformação elástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	A deformação elástica não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica é uma deformação permanente. Ambas seguem a lei de Hooke.
	
	A deformação elástica não é uma deformação permanente, enquanto a deformação plástica é uma deformação permanente. Ambas não seguem a lei de Hooke.
	
	A deformação plástica segue a lei de Hooke e não é uma deformação permanente, enquanto a deformação elástica não segue a lei de Hooke e é uma deformação permanente.
	
	
	10a Questão (Ref.: 201301462413)
	5a sem.: PROPRIEDADES MECANICAS
	Pontos: 0,0 / 1,0 
	Uma amostra de alumínio de seção reta retangular de 20 mm X 25 mm é tracionada com uma força de 40.000 N, produzindo apenas uma deformação elástica. Qual a deformação resultante nesse corpo? Dado: EAl = 70 GPa. 
		
	
	1,0 mm 
	
	10 cm 
	
	10,0 mm 
	
	1,0 m 
	
	1,0 cm

Continue navegando