Buscar

PIM 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PIM 1 DP
Orientador: Viviane Barbosa Brum
Nota: 6,0 (APROVADO )
APRESENTAÇÃO GERAL DO TRABALHO: Verificar se a estrutura geral está adequada aos padrões da ABNT – deve verificar: Capa, folha de rosto, dedicatória (opcional), agradecimentos (opcional), epígrafe (opcional), resumo, abstract, sumário, listas (abreviaturas, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações. Linguagem adequada.
***EM MÉDIA O TRABALHO TEM TER 15 PÁGINAS A PARTIR DA INTRODUÇÃO.*** APRESENTAÇÃO GERAL DO TRABALHO. Verifica-se a estrutura obrigatória do trabalho acadêmico: capa, folha de rosto, resumo, abstract (peça obrigatória segundo a ABNT – porém, sua exigência passa a ser opcional se especificada no manual do PIM), sumário, desenvolvimento, considerações finais e referências.
RESUMO: Visão geral do trabalho realizado - deve apontar o que será pesquisado, como será feita a pesquisa, o que espera com a pesquisa, apontar resultados, e palavras-chave. Deve ter no máximo uma página. 
INTRODUÇÃO: Possui elementos para introduzir o leitor ao contexto a ser desenvolvido, problematiza a citação pesquisada e aborda o objetivo da pesquisa e apresenta os capítulos para seu desenvolvimento.
RESUMO/INTRODUÇÃO. Atende de maneira suficiente as descrições em relação a: visão geral do trabalho realizado – deve apontar o que será pesquisado, como será feita a pesquisa, o que espera com a pesquisa, apontar resultados e palavras-chave. Deve ter no máximo uma página, e a introdução deve possuir elementos para introduzir o leitor ao contexto a ser desenvolvido; deve problematizar a citação pesquisada e abordar o objetivo da pesquisa, além de apresentar os capítulos para seu desenvolvimento.
DESENVOLVIMENTO DOS CAPÍTULOS – Deve verificar em cada disciplina: Se as teorias estudadas foram devidamente mencionadas e relacionadas com a empresa pesquisada e/ou cenário proposto, se houve contribuição do aluno nos problemas encontrados, mostrando visão crítica e não somente descritiva, apontando soluções possíveis para o problema encontrado. Se houve enlace teórico-prático. As tabelas, figuras e gráficos devem ser devidamente interpretados, o texto deve ter coerência e coesão.
****O TRABALHO DEVE TER 15 PÁGINAS EM MÉDIA DE CONTEÚDO CONFORME ORIENTAÇÃO NO MANUAL DO PIM, PÁGINA Nº 03/O TRABALHO CONSISTIA EM APRESENTAR AS PRÁTICAS DE UMA EMPRESA CONFRONTANDO COM OS CONCEITOS APRENDIDOS (ENLACE TEÓRICO-PRÁTICO). ESTAS PRÁTICAS E ESTES CONCEITOS DEVEM SEM MAIS BEM APRESENTADOS NO TRABALHO. OBSERVE O MANUAL DO PIM PARA ATENDER A TODAS AS INFORMAÇÕES SOLICITADAS EM CADA DISCIPLINA, OU SEJA, O DESENVOLVIMENTO DOS CAPÍTULOS ONDE CONSTAM AS DISCIPLINAS DO BIMESTRE DEVERIA SER EXPLORADO DE MANEIRA MAIS COMPLETA.*** DESENVOLVIMENTO DOS CAPÍTULOS.Para esse fim, deve verificar em cada disciplina: se as teorias estudadas foram devidamente mencionadas e relacionadas com a empresa pesquisada e/ou cenário proposto; se houve contribuição do aluno nos problemas encontrados, com visão crítica e não somente descritiva, apontando soluções possíveis para o problema encontrado; se houve enlace teórico-prático. As tabelas, figuras e gráficos devem ser devidamente interpretados e o texto deve ter coerência e coesão, além de observar as disciplinas do bimestre.
CONCLUSÃO: O aluno ressalta sua aprendizagem e o panorama do tema – sua percepção sobre os problemas da empresa e possíveis soluções – amarra a pesquisa feita com a aprendizagem de aula, como contribuiu para o desenvolvimento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS. Neste item o aluno ressalta sua aprendizagem e o panorama do tema – sua percepção sobre os problemas da empresa e possíveis soluções – e amarra a pesquisa feita com a aprendizagem de aula – como esta contribuiu para o seu desenvolvimento.
CITAÇÕES E REFERÊNCIAS: Referências, citações, plágios: Todo trabalho deve indicar, de modo completo, as leituras realizadas e citadas no corpo do texto. Nesta etapa verifica-se o formato das citações e referências, se existem plágios, existem trechos sem citação, se todas as citações estão corretamente referenciadas e se seguem as normas.
REFERÊNCIAS E CITAÇÕES. O trabalho deve indicar, de modo completo, as leituras realizadas e citadas no corpo do texto. Nesta etapa verificam-se o formato das citações e referências, os trechos sem citação, se todas as citações estão corretamente referenciadas e se seguem as normas. Valoriza-se fortemente a originalidade do texto.

Outros materiais