Buscar

Flavonóides no sistema nervoso

Prévia do material em texto

A estrutura dos flavonóides é proveniente de diversas vias bioquímicas de metabolitos secundários. Por exemplo, metade de uma molécula clássica de flavonóide é oriunda da via da Acetil CoA e a outra metade é oriunda da via do ácido chiquímico. Ou seja, as metades das estruturas básicas dos flavonóides têm átomos que vem das duas origens. Os flavonóides em particular são derivados aos grupos fenólicos, porque quase sempre se tem substituições hidroxiladas em alguns carbonos. Eles formam dímeros e polímeros em geral, formando taninos condensados. Os flavonoides dão essa característica adstringente de precipitar proteínas, mas diferentes dos taninos hidrolisáveis, a reação para esses taninos condensados é pela junção de duas moléculas de vias diferentes. Quase todos os flavonóides permitem uma ressonância muito grande por conta das estruturas dos fenóis, com anéis aromáticos, então eles agem nas plantas e nos organismos vivos como agentes anti-oxidantes. Observa-se então, por exemplo, muitas cápsulas de vitamina c associadas à bio-flavonóides, por conta dessa capacidade anti-oxidante. Por conta dessa estrutura de alta ressonância, o nível de estado eletrônico acaba sendo elevado, fazendo com que se tenha uma coloração mais forte e viva por conta dos fótons que se encontram na molécula, tendo-se uma cor refletida mais forte. Por isso que taxam a pessoa que se alimenta de pratos coloridos de saudáveis, por conta dessa ação anti-oxidante favorável ao nosso organismo. A isoflavona é muito utilizada para reposição hormonal, por conta da sua atividade estrogênica. É muito encontrado em extração de produtos de soja. Ou seja, o que acontece com o homem que ingere muita isoflavona em soja? É preocupante a soja ter entrado na dieta alimentar de forma tão presente nos últimos anos, já que não se conhece tão bem o produto a ponto de substituir outros alimentos que estão presentes na dieta há milênios, das quais se conhece muito bem. Inclusive existem estudos que estão comprovando a relação de câncer com a dieta por soja.
	As catequinas estão muito presentes em chá, conferindo uma atividade anti-oxidante muito interessante. Há vários estudos que comprovam a relação das catequinas com o processo de prevenção de diversas doenças por conta da atividade anti-oxidante. Elas ainda se associam com o ácido gálico, ficando uma porção de OH apontando para fora, tendo uma grande possibilidade de se ter potencial anti-oxidante e estabilização da carga radicalar. Se uma substância é anti-oxidante, acredita-se que a substancia se oxida facilmente. Ou seja, caso a pessoa queira armazenar o chá na geladeira, por exemplo, quando for tomar, a atividade anti-oxidante estará quase nula.
	As flavonas e os flavonois oferecem uma cor amarelada ou avermelhada viva para as frutas. Possuem a rutina, apigenina e luteolina como flavonoides mais abundantes. A rutina é utilizada como bioflavonoide, sendo associados à laranja. São fáceis de se extraírem e isolarem. 
	As cores mais pra violeta ou roxas estão relacionados aos antocianos, caracterizado pelo cátion na molécula. 
	A extração de flavonóide se dá pela limpeza geral dos materiais graxos pesados, retirando cera e etc utilizando um solvente bem apolar para limpar o material desses interferentes. Depois se utiliza solventes extrativos de polaridades crescentes para extrair grupos diferentes de flavonóides. Por exemplo, utiliza-se um solvente mais apolar para a extração de agliconas livres metiladas, por conta também da sua característica apolar. Quando se quer extrair uma aglicona com muitos OH, por exemplo, teria que se utilizar um solvente mais polar, para que se possa fazer uma extração mais eficiente. Um heterosídeo é ainda mais polar, já que se tem a presença de glicose. Então para isso teria que ser utilizado um solvente ainda mais polar. Tem então nesse caso uma clássica extração fracionada, onde se utiliza solventes específicos de polaridades diferentes para se extrair o que se quer e excluir o que não se quer. 
	As isoflavonas são semelhantes ao estradiol, ou seja, possuem capacidade de reposição hormonal feminino. A utilização em larga escala de soja pelo sexo feminino pode estar relacionada ao aparecimento de câncer de mama em algumas mulheres. 
	As catequinas possuem a característica já dita de anti-oxidante e também é observado no cacau. Muitos dos flavonóides dão característica amarga ao produto. 
	Outra atividade interessante dos flavonoides é sua ação anti-inflamatória por conta das hidroxilas e dos grupos cetônicos específicos, capazes de curar inflamações. A ação anti-oxidante dos flavonoides se dá pela neutralização dos radicais livres que aparecem no dia-a-dia.

Continue navegando

Outros materiais