Buscar

AD1 Questao EBC agosto2017 Juliana Martins Cabral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2017/2º (Agosto 2017)
Disciplina: ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Coordenador: Prof. Dr. Maxwel Ribeiro Moreira
ALUNA: Juliana Martins Cabral. ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​MATRÍCULA: 1511506024-9
	Boa Prova!!!
AD1:
Tendo por base, única e exclusivamente, a leitura do material didático, aulas 1 e 2, estabeleça a relação entre a produtividade e a construção do consenso político como peça importante do equilíbrio do pós-guerra. 
Resposta: Denominado pelo escritor e historiador Eric Hobsbawn, de Era de Ouro, o longo período de equilíbrio após a Segunda Guerra, pode ser explicado pelo desenvolvimento tecnológico, administrativo e organizacional, como pela estruturação do capitalismo com a influência do pensamento de John Maynard Keynes, que em sua obra principal, conhecida mundialmente como Teoria Geral, sugeria que as leis de mercado sejam completadas pela intervenção do Estado na economia, entretanto, sem atingir totalmente a autonomia da empresa privada. Nesse processo de reforma do capitalismo, foi possível alcançar o crescimento econômico, tendo por base o consumo de massa. Para tal, era preciso garantir que a força de trabalho estivesse empregada, bem remunerada e assegurada. Desta maneira, houve um consenso político entre o Estado, patrões e trabalhadores, onde cada parte assumia responsabilidades e compromissos e em contrapartida recebiam seus benefícios.
Os patrões assumiam o compromisso de pagar salários crescentes e assim obtinham lucros crescentes; os empregados garantiam a normalidade do processo produtivo (com reivindicações dentro dos limites aceitáveis) desde que tivessem seus salários crescentes e outros benefícios, como previdência social; o Estado comprometia-se com uma política de bem estar social, com o compromisso do pleno emprego e redução da pobreza, de forma a garantir governos politicamente estáveis. Este consenso político só foi possível com ganhos contínuos de produtividade (viabilizado pelo desenvolvimento tecnológico), que garantiam os preços dos produtos compatíveis com os salários da classe trabalhador-consumidora.
Orientações para prova:
Os alunos deverão entregar suas respostas para a AD1 do dia 14/08/2017 até o dia 20/08/2017.
Para responder essa atividade o aluno deverá ler o material didático (aulas de 1 e 2), interpretar e dar uma redação própria.
Para esta atividade o aluno deverá utilizar, única e exclusivamente, o material didático da disciplina.
Como indicado no Guia da Disciplina os tutores presenciais e o tutor a distância (no caso dos polos que não tiverem tutores presenciais) serão os responsáveis pela correção dessa avaliação. Eles atribuirão grau zero para as respostas de todas as atividades: (1) que tiverem respostas iguais, sem se preocupar em saber quem copiou de quem; (2) que não tiverem redação própria e (3) que não seguirem apenas o material didático.
O grau obtido em cada atividade variará de 0 (zero) a 10,0 (dez) e equivalerá a 20% (vinte por cento) da sua nota (N1).
Boa atividade!

Outros materiais