Buscar

Trabalho Pompas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITARIO ESTÁCIO DE SÁ DE BRASÍLIA
Tópicos Especiais em Segurança na Camada de Aplicação
Título: Segurança na Camada de Aplicação
Aluno:	 Weslei Braga da Silva		Matrícula:
Curso: Pós Graduação em Segurança de Redes de Computadores
Polo: Taguatinga Sul – DF
Linha de Pesquisa: Segurança na Camada de Aplicação
Professor: André Luis Gomes Pompas
RESUMO:
As redes de computadores são compostas por cinco camadas, onde analisaremos a camada de aplicação. A camada de aplicação não é nada mais, nada menos, que o programa que quer enviar ou receber informações: o navegador de internet, o programa de e-mail, o MSN, ICQ, GOOGLE TALK, o programa para baixar musica da internet… São todas aplicações que enviam e recebem dados pela rede. Ela conecta-se na camada de transporte, e a camada de transporte encaminha as informações de forma adequada.
PALAVRAS-CHAVES:
ABSTRACT:
KEYWORDS:
INTRODUÇÃO:
Nas camadas anteriores, como: Enlace, rede e transporte, a comunicação entre hosts utiliza o conceito de Endereçamento. O mecanismo de endereçamento da camada de aplicação não utiliza necessariamente uma apresentação numérica, podendo utilizar uma representação textual como https://google.com.br . As aplicações fazem uso deste endereço “amigável”, pois estão diretamente em contato com o usuário. Você já imaginou decorar todos os IPs da Internet? Será que um endereço só está relacionado com um IP?
A Camada de Aplicação foi feita para oferecer serviços diferentes aos usuários, oferecendo uma interface mais amigável sem qualquer preocupação com as camadas inferiores. A camada de aplicação é um termo utilizado em redes de computadores para designar a sétima camada do modelo OSI. É responsável por prover serviços para aplicações de modo a separar a existência de comunicação em rede entre processos de diferentes computadores.
DESENVOLVIMENTO DO CORPO DO PROJETO DE PESQUISA (REFERENCIAL TEÓRICO)
A camada de aplicação não é nada mais, nada menos, que o programa que quer enviar ou receber informações: o navegador de internet, o programa de e-mail, o msn, icq, google talk, o programa para baixar musica da internet…. São todas aplicações que enviam e recebem dados pela rede. Ela conecta-se na camada de transporte, e a camada de transporte encaminha as informações de forma adequada.
Em geral, protocolo da camada de aplicação tem dois componentes: cliente e servidor.
Cliente
Inicia o contato com o servidor;
Solicita pedido ao servidor;
WWW: cliente é implementado no browser;
email: cliente (SMTP e POP) é implementado no leitor de correio.
Servidor
Fornece os serviços solicitados pelo cliente;
WWW: servidor Web entrega páginas solicitadas;
Email: servidor entrega correio ao destinatário.
Uma das aplicações mais importantes da internet é o Correio Eletrônico. 
O E-mail existe a mais de duas décadas, antes de 1990 era apenas para meios acadêmicos, depois foi desenvolvido ao público em geral, onde cresceu exponencialmente.
Os primeiros sistemas de e-mail consistiam em protocolos de transferência de arquivos, era muito limitado, pois enviar mensagem para um grupo era inconveniente, as mensagens não tinham estrutura interna, dificultava o processamento, era difícil extrair parte encaminhada da recebida, o remetente nunca sabia se uma mensagem havia chegado ou não, pois não havia garantia de entrega, a interface com o usuário era bem integrada ao sistema de transmissão e não era possível mensagem com mistura de textos, desenhos, fax e voz.
Hoje em dia, para que ocorram as transferências de mensagens, o servidor de correio eletrônico espera conexões TCP na porta 25, o cliente informa para quem é a mensagem e espera confirmação para continuar caso o usuário exista. O Acesso é comum às caixas postais dos usuários ficarem em um computador de uma rede local, tem o gerenciamento mais simples, não causam inconveniência para os usuários e utiliza um protocolo que acessa a caixa postal de forma transparente, Exemplo: POP-3 (Post Office Protocol).
Para que uma pessoa possa se comunicar com outra pessoa, sendo que ela está tomando a iniciativa de entrar em contato com outra, precisa escolher uma forma de comunicação (telefone, correio, e-mail), precisa saber a informação necessária para que esta comunicação chegue ao destino (se vai usar o telefone, precisa do DDD e número de telefone, se é correio, precisa do endereço, se é e-mail, precisa do e-mail), e, ambas as pessoas precisam falar a mesma língua (não adianta enviar uma carta em alemão para quem só fala português), e, o lado receptor precisa ter disponibilidade para receber minha comunicação (A pessoa precisa atender ao telefone, pegar a carta na caixa de correio, ou abrir o email).
A aplicação também precisa definir qual o método que será usado para o envio desta informação, ou seja, qual tipo de transporte a ser usado (tcp, udp), e, precisa saber para quem enviar estas informações. No caso, um endereço (que não precisa ser, necessariamente, endereço de IP) que identifique o destinatário.
Um sistema de correio eletrônico possuem normalmente cinco funções básicas:
Composição: para criar e responder mensagens;
Transferência: para levar mensagens de uma origem até um destinatário;
Notificação: para informar o que aconteceu com a mensagem ou o seu status;
Visualização: para exibir mensagens que chegam;
Organização: para organizar mensagens (exibir, remover, imprimir, etc).
Dentre essas características, existem outras como:
Resposta automática;
Reenvio de mensagens;
Codificação; 
Prioridade;
CONCLUSÃO:
REFERÊNCIAS:
https://pt.wikipedia.org/wiki/HTTP Acessado em 16/12/2016 às 12:39Hs.

Outros materiais

Outros materiais