Buscar

Resumo de Introdução a Sistemas Integrados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo
Sistemas de Apoio
STP (sistemas de processamento de transações) -> gerentes operacionais precisam de sistemas que monitorem as transações e atividades básicas da organização como vendas, recebimentos, entrada de dinheiro, folhas de pagamento, decisões de crédito ou fluxo de materiais numa fábrica. Monitoram o andamento operações internas, assim como as relações da empresa com o ambiente externo.
SIG (sistemas de informações gerenciais) -> atendem gerentes de nível médio. Monitora e controla a empresa, além de prever seu desempenho futuro. Resumem e relatam as operações básicas da empresa. Usualmente atendem aos gerentes interessados em resultados semanais, mensais e anuais. 
Alcance tático e operacional
SAD (sistemas de apoio à decisão) -> ajudam os gerentes de nível médio a tomar decisões não usuais. Focam em problemas únicos e se alteram com rapidez, para os quais não possuem um procedimento de resolução predefinido. Muitas vezes recorrem a informações externas (a empresa).
É possível ouvir falar de SAD em referência aos sistemas de inteligência de negócios. 
SAE (sistema de apoio ao executivo) -> Ajudam a gerencia sênior a tomar decisões, uma vez que não existe um procedimento previamente estabelecido para chegar a uma solução. São projetados para incorporar dados externos – como novas leis tributárias -, mas também incorporam informações do SIG e SAD internos. Mostram dados críticos, extraem gráficos e dados de várias fontes e usam interface Web.
SSE (sistema de suporte ao executivo) -> frequentemente disponibilizam informação a executivos seniores por meio de um portal, que usa a interface Web para apresentar conteúdo empresarial personalizado e integrado.
Sistemas Integrados
ERP (enterprise resource plannig) -> são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
SRM (supplier relationship management) -> Sistema que representa o enlace entre vendedores (fornecedores) e a empresa.
CRM (customer relationship management) -> Sistema que representa o enlace entre clientes e a empresa.
SOA -> A arquitetura de software cujo princípio fundamental prega que as funcionalidades implementadas pelas aplicações de gestão empresarial (desde ERP, CRM, SRM, etc) devem ser disponibilizadas na forma de serviços.
Cadeia de Suprimentos
Cadeia de suprimentos -> É o processo que integra os processos de fornecedores, fabricantes, distribuidores e empresas de logística.
Upstream -> Inclui os fornecedores de primeiro nível da empresa (que podem ser também fabricantes e/ou montadores).
Interna -> Inclui todos os processos de transformação das entradas recebidas dos fornecedores até a saída da organização.
Downstream -> Direciona à distribuição, estocagem, transporte e serviços pós-venda.

Continue navegando