Buscar

Direito penal - semana 4 - Caso concreto 4

Prévia do material em texto

Caso concreto: a) Felipe será responsabilizado de acordo com as regras do Estatuto da Criança e Adolescente, pois no momento do crime ainda tinha 17 anos (inimputável) e o código penal estabelece o tempo do crime de acordo com a teoria da atividade, ou seja, embora a consumação só tenha ocorrido após o autor completar 18 anos, considera-se praticado o crime ao tempo da ação ou omissão, no momento da conduta, conforme o artigo 4° do CP.
b) De acordo com o art. 4° do código penal, “Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado”. Sendo assim, a partir da teoria da atividade, adotada pelo CP brasileiro, privilegia-se o instante do ato praticado, ainda que o desdobramento resultante da conduta se dê em momentos posteriores. 
O lugar do crime é definido pela teoria da ubiquidade, ou seja, lugar do crime é tanto aquele em que se produziu (ou deveria ter se produzido) o resultado, bem como onde foi praticada a ação ou omissão. Como o ato ocorreu em território brasileiro, aplica-se a lei brasileira, conforme art. 5° do CP. 
Questão objetiva: Letra B
	De acordo com o CP, considera-se praticado o crime:
		
	
	em qualquer local que o juiz decidir.
	
	somente no lugar onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado
	
	somente no lugar em que ocorreu a ação ou omissão.
	
	no lugar em que deveria ocorrer a ação e não ocorreu.
	 
	no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

Continue navegando