Buscar

Lista de Exercícios nº 3

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Lista Exercícios N 3
Sistemas Multimídias II
Aluno									12121212
 
1. Descreva sucintamente o modelo de animação por computador baseado em quadros-chave. (1.0) 
R: Consiste em modelar os quadros (frames) inicial e final da seqüência animada e utilizar o software de animação para desempenhar a tarefa de calcular as cenas intermediárias. As cenas intermediárias podem ser obtidas por interpolação de parâmetros dos modelos inicial e final tais como as posições dos objetos e das luzes para os modelos geométricos.
2. Cite exemplos de operações que são realizadas em animação por computador. (1.0) 
R: Modelos Baseados em quadros-chave (keyframes);
 Modelos Hierárquicos e de objetos articulados;
 Modelos Procedimentais;
 Modelos Empíricos;
Outras operações de alto nível, tais como fechar a porta, chutar a bola em direção à baliza, movimenta a grama com o vento, água corrente, fogo, erosão.
3. Como ocorre o rendering durante o processo de animação por computador? (1.0) 
R: Em tempo real os quadros da seqüência de vídeo digital resultante do rendering vão sendo apresentadas ao observador à medida que o sistema de animação vai sendo convertido aos quadros de movimento.
Se o rendering não é feito em tempo real é realizado uma pré-conversão em quadros de vídeo digital (pre-rendering), um processo que pode demorar várias horas a concluir-se. 
 
4. Quais são as principais diferenças entre animação 2D e 3D?(1.0) 
R: Animação 2D em computação gráfica são usualmente chamados os objetos e entidades com duas dimensões. Constituem-se de largura e comprimento apenas.
Animação 3D são imagens de duas dimensões elaboradas de forma a proporcionarem a ilusão
de terem três dimensões. Qualquer representação gráfica de um objeto apresenta-se com duas dimensões: 2D(altura e largura), mas com o auxílio de óculos especiais que fundem determinados pontos da figura, ou da computação gráfica entre outros recursos, pode-se fazer com que a figura dê a impressão de apresentar profundidade o que dá maior semelhança com o objeto representado.
5. Quais são as principais características do áudio digital? (1.0) 
R: As características do áudio digital são necessariamente condicionadas pelo processo de digitalização de áudio analógico. O áudio digital é constituído por um grande número de pedaços de informação designados por amostras. Cada amostra possui uma amplitude e uma localização temporal específica. A combinação das amostras constitui um determinado som.
6. Explique o que você entende por faixa de amostragem para o áudio digital. (1.0) 
R: A taxa de amostragem é o número de vezes por segundo que se retém uma amostra do áudio analógico. Esta taxa depende do som que se pretende produzir, bem como da quantidade de memória e de espaço de armazenamento disponível. 
7. Explique as principais características de pelo menos dois tipos de métodos de compressão de áudio digital. (1.0) 
R: PCM, constrói sinal a partir de uma serie de impulsos; ADPCM, codifica diferenças entre as amostras do sinal PCM; MP3, compressão com perdas baseando-se na transformada MDCT (modified discrete cosine transform).
8. Defina formatos de áudio de alto débito e de baixo débito. (1.0) 
R: 
Alto debito (CD-DA, DAT). 
Baixo debito (AIFF, AU, Wave, MP3, G.721 para telefonia digital).
9. Cite as principais características de pelo menos dois tipos de operações de áudio digital. (2.0) 
R: 
Edição:
O acesso aleatório proporcionado pelos sistemas baseados em disco rígido simplifica o processo de edição. As operações de edição fundamentais envolvem sempre cortar, copiar e inserir (cutting, copying e inserting). 
Conversão de Áudio Digital:
Estas operações envolvem as conversões de um formato para outro. Por exemplo, a descompressão de uma pista ADPCM e a conseqüente conversão para o formato PCM

Continue navegando