A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Prova Sistemas Multimídia (LIN06)

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	Todos os softwares possuem um ciclo de vida, isso também vale para sistemas desenvolvidos para os Sistemas Multimídia. O ciclo de vida possui como objetivo definir a vida útil de um sistema, desde o seu desenvolvimento até o seu desuso. Podemos definir esse processo do ciclo de vida como:
	 a)
	Sistema será automaticamente atualizado.
	 b)
	Software sofrerá alterações.
	 c)
	Software de manutenção contínua.
	 d)
	Sistema deixa de possuir manutenção.
	2.
	Multimídia, por definição, é um tipo de informação que possui múltiplas formas de conteúdo. As formas de conteúdo que podem ser encontradas são: áudio, vídeo, imagem e texto. Cada vez mais instrutores, professores e facilitadores estão utilizando a multimídia para mediar as suas ações de ensino-aprendizagem. A multimídia dá a estes profissionais da educação acesso instantâneo a uma variedade de recursos, tais como slides, vídeos, trilhas sonoras, animações e até planejamento de lições. Sobre o formato JPEG ("Joint Photoraphic Experts Groups"), assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É um formato de compressão de imagens estáticas e de tom contínuo. No processo de compressão ocorrem perdas, mas estas são pouco perceptíveis pelo olho humano. É largamente utilizado para apresentação de imagens na internet.
	 b)
	É um formato de compressão de vídeo utilizada em arquivos com o formato ASF ("Advanced Streaming Format"). Este formato é bastante próximo do MPEG-4, tendo como principal diferença apenas a forma de distribuição e organização de informação no arquivo.
	 c)
	É um formato de compressão de transmissão de quadros dinâmicos, como pôster com leitores dinâmicos, vídeo conferência e quadro interativo.
	 d)
	É um formato de compressão de vídeos. Não comprime apenas as imagens, mas também os sons existentes em um vídeo. Nesta compressão são consideradas a redundância espacial e temporal.
	3.
	Em gerenciamento de projetos de software multimídia, muitas são as atividades que devem ser desempenhadas pela equipe, tanto técnica como administrativa. Em dados momentos, a participação dos clientes solicitantes deste projeto é fundamental, no tocante às validações e às aprovações dos artefatos que são entregues pela equipe técnica. Sobre os momentos em que há a efetiva participação do cliente, analise as opções a seguir:
I- Ativação e especificação.
II- Ativação e operação.
III- Análise e planejamento
IV- Análise e operação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a opção II está correta.
	 c)
	Somente a opção I está correta.
	 d)
	As opções II e IV estão corretas.
	4.
	Como em qualquer outra área do conhecimento, para desenvolver produtos, como imagens, textos e sons, pode-se utilizar conteúdo já existente, no entanto um cuidado muito grande nesta situação deve ser levado em consideração, pois se apoderar de outras obras é crime, precisa-se ter cuidado com os direitos autorais. Analisando esse contexto, que tipo de conteúdos pode ser utilizado?
	 a)
	Desenvolvimento móvel.
	 b)
	Domínio privado.
	 c)
	Desenvolvimento restrito.
	 d)
	Domínio público.
	5.
	O hipertexto é caracterizado por sua não linearidade, isto é, não segue uma sequência retilínea, antes é ramificado em múltiplas direções, formando o que se denomina na linguagem da informática de links, isto é, uma porta de acesso a outros textos que estão associados ao conteúdo do texto visualizado. As categorias de hipertexto se dividem em duas: o exploratório e o construtivo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O hipertexto construtivo é caracterizado pela autoria coletiva e pela multimodalidade, com ênfase na ação do sujeito leitor, o qual tem a possibilidade de obter uma produção própria.
II- O hipertexto apresenta flexibilidade textual na forma de redes digitais navegáveis, diferentemente dos textos convencionais, e sua principal característica é o texto digital, ou seja, a não linearidade.
III- O hipertexto apresenta estabilidade e admite ao usuário navegar e escolher aleatoriamente conexões exclusivamente virtuais, ou seja, conexões não volátil.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	O Padrão de Interoperabilidade é um processo de como vários sistemas, de fabricantes diferentes, conseguem conversar e serem executados pelos usuários. Os padrões têm a responsabilidade de normatizar as formas de transmissão, codificação, compreensão e interpretação dos pacotes de dados nas transmissões de videoconferência e de vídeos na web. O padrão H.323 é um protocolo de comunicação para a transmissão de dados em videoconferência. A partir dessa contextualização, sobre as extensões desse padrão H.323 que englobam Intranets Corporativas e Redes de Pacotes, analise as opções a seguir:
I- Terminais, Gateways, Gatekeepers.
II- Padrão T.120, T.121, T.126.
III- Algoritmo, áudio, vídeo.
IV- Transmissão, G.711, G.722, G.728.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção IV está correta.
	 b)
	As opções I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a opção I está correta.
	 d)
	As opções I e III estão corretas.
	7.
	Processos de software podem ser compreendidos como as diversas fases necessárias para produzir e manter um software de multimídia em funcionamento. Tais processos necessitam de organização lógica das atividades técnicas e gerenciais envolvendo usuários, desenvolvedores, modelos de processo e restrições que possibilitam disciplinar, sistematizar e organizar o desenvolvimento e a manutenção dos softwares. Acerca das fases, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Durante a fase de encerramento é apresentada ao cliente a proposta com esboço do projeto, em que consta as ideias, os prazos.
(    ) Na fase de especificação, é o momento em que a equipe desenvolve e testa o código-fonte.
(    ) A fase de desenvolvimento é composta pelas fases: levantamento, implantação e teste.
(    ) A operação é o momento em que o cliente utiliza o produto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	8.
	A contribuição dos recursos eletrônicos multimídia para otimização da aprendizagem pode ser totalmente anulada se o "fator humano" não se fizer presente no processo. A interação aluno-professor e aluno-aluno tem uma importância crucial não só no processo de aprendizagem, mas, sobretudo, no estímulo para se obter "sucesso" neste novo ambiente educacional. Recursos multimídia destinados a aplicações educacionais são razoavelmente abundantes hoje em dia, o padrão "MIDI" é um acrônimo do nome em inglês (Musical Instrument Digital Interface). Sobre o formato MIDI, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É um formato de compressão de imagens estáticas e de tom contínuo. No processo de compressão ocorrem perdas, mas estas são pouco perceptíveis pelo olho humano. É largamente utilizado para apresentação de imagens na internet.
(    ) É um formato de compressão de áudio para ser utilizado em computadores pessoais. O objetivo é permitir a codificação de áudio com qualidade, utilizando o mínimo possível de espaço para armazenamento, isto é, uma taxa de compressão considerável.
(    ) É um formato de compressão de vídeos. Não comprime apenas as imagens, mas também os sons existentes em um vídeo. Nesta compressão são consideradas as redundâncias espacial e temporal.
(    ) É um padrão de codificação de áudio que preserva a semântica da informação. É permitido definir a forma de codificar os elementos musicais como condições temporais, a sequência de notas e o instrumento responsável por reproduzir determinada nota musical.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	Na área comercial, as redes

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.