Buscar

Fundamentos históricos e filosóficos da educação

Prévia do material em texto

A filosofia é a busca da essência da existência. Entender o “porquê” de agir, viver, reagir e se emocionar. Cabe à Filosofia a possibilidade do homem buscar a lógica do Universo para entender a sua própria lógica existencial.
No sentido da existência e da eternidade, a Filosofia também busca o posicionamento do ser humano no Universo. O efêmero e o profundo, a eternidade e a temporalidade são dilemas expressos na abordagem sobre Parmênides, na citação acima.
Sócrates
Julgado por 3 moradores de Atenas :
Ânito : Importante comerciante grego, não concordava coma educação que Sócrates dava a seu filho. Temor da mudança
Meleto: Poeta piuco conhecido. Teria se indisposto com Sócrates pela sua forma de propagar ideias.
Lícon: Professor desconhecido. Prestigio de Sócrates o irritava.(Inveja)
Não deixou uma obra escrita. Considerava que a palavra escrita prenderia a ideia e o colocaria limites.
Reunia jovens e dava aula de graça. Pai rico, contestava as verdades, começou a incomodar. Duvidava de tudo, questionava
E por isso foi condenado. Teria que tomar veneno. Os amigos querias que ele fugisse, aceitou a sentença e se suicidou
Dizia que a morte era um eterno descanso.
Defensor do questionamento, da dúvida, como principal instrumento para despertar o conhecimento, Sócrates acabou tendo um grande número de seguidores. Entre eles, muitos dos filhos de autoridades atenienses. Os questionamentos do pensador acabaram por levá-lo a julgamento. Podemos afirmar que Sócrates foi condenado pelo seu senso crítico.
Maiêutica- Parto das ideias:
Temos que despertar o conhecimento, não há verdade absoluta, devemos despertar a reflexão. 
Ironia consiste em dizer o contrário daquilo que se pretende. A famosa frase socrática “Só sei que nada sei”
Sócrates e seu discípulo Paltaão nada tem em comum, tanto é que nas obras platônicas, este pensador ridiculariza seu mestre por andar descalço e perambular pelas ruas.
PLATÃO
Discípulo de Sócrates. Compara com o sol a relação de verdade e de bem, considerando que o que se vê não é o sol em sí, mas permite que se veja cada coisa.
Para ele o bom governo, tem um pensador à sua frente.
O bom governo é dos sábios, pois há uma ordem social que deve ser eficiente:
- Os que governam
-Os que mantêm a ordem
-Os que trabalham e geram a vida do corpo social
Anamnese: Conhecimento desertado pela experiência 
MITO DA CAVERNA:
Há uma dificuldade naqueles que vivem no mundo das sombras. Se entre eles, alguém se liberta desta sombra, chega a LUZ DA VERDADE e retorna desta para esclarecer aos demais, certamente não será compreendido pela maioria.
	Para uma grande parte das pessoas, a verdade pesa. Há uma dificuldade de suportar as mudanças que o conhecimento pode trazer. Viver no mundo das sombras é, para muitos, o limite de sua consciência. Essa questão ainda hoje é uma importante reflexão.
	
ARISTÓTELES
O mais completo dos filósofos 
O ser humano que dá sentido as coisas que estão em nossa volta
Conselheiro, tutor de Alexandre O grande
Acreditava que o melhor governo e a democracia.
Para ele, pensadores como Tales ou Parmênides foram importantes iniciadores da construção de uma lógica complexa e de um entendimento superior sobre a essência da natureza e da humanidade.
Pata Tales, se a água está em quase todas as coisas, e o planeta é formado em sua maioria por água, não significa que ela é a essencia de tudo o que existe.
.
Heráclito foi emblemático. Ele é o responsável pela célebre frase: “um homem não pode se banhar duas vezes no mesmo rio”. Ou seja, o mundo vive um movimento constante. Tudo é mudança. Mas o que muda?
. Na lógica de Heráclito, abordada na citação, há compreensão da mudança do ser humano e das coisas que o rodeiam. Este é um dilema da filosofia. Temos uma vida que não se repete, passa.   
FUNCIONALISMO ROMANO
O pensamento romano foi expresso por pensadores como Zenão, o fundador do estoicismo.
	
	
	
	
	
	
	R:Valorizar a retidão moral é um dos princípios do estoicismo. Um homem que, independente das condições que tenha que enfrentar, dos fatos e das relações que tenha que conviver, não abandona seus valores morais e éticos, merece respeito.
Considerava que a perda de bens materiais pode ser reparada, já a dignidade humana, uma ves perdida, o desumaniza e condena. O sábio vive pelas leis da natureza e se posiciona no mundo sem se deixar levar pelas emoções. 
Sêneca : Senador romano, defensor da ética, honra e respeito. Ele mesmo não conseguiu seguir seus princípios.
Epícuro: Deus não está preocupado com as coisas dos homens, não podemos ter a certeza de nada. Por isso o que nos resta é a dúvida.
Marco Aurélio: Imperador romano e um dos principais propagadores do epicurismo
SANTO AGOSTINHO 
Acreditava em lei divina, sequencia do que Deus escreveu para cada um de nós
Deus olha para alguns com olhar fraterno
O homem deve entender lógica de Deus, predestinação
Fé como instrumento de salvação.
Nascemos pecadores. 
Platão que da sustentação para sua lógica
 Santo Agostinho foi um dos pensadores da patrística, tempo da formação do cristianismo. Sua tese estabelecia a supremacia absoluta de Deus sobre o ser humano. Também faz parte de suas pregações à predestinação. Para ele, a nossa existência está traçada e o que vivemos é o cumprimento de uma determinação divina para nossas vidas.
SÃO TOMAS DE AQUINO 
Livre arbitrio
Homem no centro
Deus não seria condutor da vida humana, seria orientador
Base do pensamento de Aristóteles, é aristotélico
O ser humano veio de Deus e volta a Deus. Esta afirmação é aceita por São Tomás de Aquino. Porém, ele considera, diferente de Santo Agostinho, a capacidade humana em determinar os acontecimentos de sua existência, ser responsável pelo seu destino.
CARACTERÍSTICAS DO RENASCIMENTO 
- Antropocentrismo- Rompendo com o determinismo divino, ser humano no centro do universo
- Heliocêntrico – Rompendo com o universo gerado na terra como o centro. (Fim de que a terra está no centro)
- Racionalidade- Como instrumento da verdade(Razão sobre a fé) Entender e conhecer para crer
- Individualismo- Existencial e universalismo do conhecimento.
DIOGENES
Filósofo grego, residia em um barril e vivia com uma lanterna na mão, a procura de um homem honesto.
ESCOLÁSTICA
Mostra que Deus cria o universo
- AMBRÓSIO: A necessidade de uma ética crstã para a condução d avida.
A submissão da autoridade Papal.
-JERÔNIMO: Organizou a biblia. Fez seleção de documentos e orientou a formação clerical. Destaque para o clero regular
-PAPA GREGÓRIO: Organizou a administração católica. Consolidando o poder do Papa sobre os monarcas europeus(ordens regulares)
Xíitas- Herdeiros de Maomé, os Aiatolás
Sunitas: Seguidores da palavra do profeta. Governados por aqueles que tem fé na palavra.
Pensadores do mundo Islamico
-Avicena: Foi médico
-Averrois: Estudioso de Aristóteles Estudados pelos homens europeus.
PENSAMENTO MODERNO 
Pensadores que vão gerar o renascimento cultural
- ROGER BACON : Pensador mais importante dessa ruptura
Para bacon, para entender as coisas da natureza não se deve subordinar a razão de uma crença.
A formação do pensamento racional da Idade Média, como a própria citação afirma, acabou por ser um enfrentamento ao poder estabelecido, fundado no teocentrismo. Não por acaso, Roger Bacon acabou preso por suas ideias racionalistas fundadas na Matemática.
Roger Bacon pode ser considerado um pré-renascentista. Ele foi um dos primeiros a questionarem o pensamento teológico e a defender a ciência, destaque para a Matemática, como condição vital para o desenvolvimento humano.
INÍCIO DA RUPTURA ENTRE AS LEIS DIVINAS E AS LEIS NATURAIS
leis de Deus x o desenvolvimento da astronomia, física, química, biologia etc…
Chamadas de Revolução Copérnica
Copérnico
O universo obedece as leis próprias e o homem está sujeito a estas leis
	
	
	R:Com a descoberta de que a Terra não é o centro do Universo, o que sustentou as principais teses teocêntricas medievais, gerouuma Revolução na concepção do homem e sua capacidade de compreensão e transformação da natureza. Contudo, colocou em xeque a lógica do homem como a principal obra de Deus.
	
	
	
	
Quando se pensa no Renascimento Cultural a frase “A razão sobre a fé” resume sua principal transformação. A supremacia da racionalidade sobre a fé rompeu com uma concepção de universo fundada no pensamento cristão. Porém foi nesta racionalidade que o ocidente construiu sua civilização. Copérnico foi um dos personagens mais importantes do significado filosófico da Renascença. Sobre o pensamento de Copérnico e sua participação na “revolução científica” renascentista
FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS E OS TEÓRICOS DO ESTADO E DO PODER
-NICOLAU MAQUIAVEL: O PRÍNCIPE, SUA PRINCIPAL OBRA, É UMA RECEITA DO BOM GOVERNO
I. Maquiavel foi autor de “O Príncipe”. A obra é uma receita do “bom governo”. Lembrando que, para Maquiavel, o bom governante é aquele que se mantém no poder. Usa de toda a sua astúcia e racionalidade para manipular a lógica das forças que o sustentam.
2- O poder é resultado de saber manipular as forças que sustentam o governo. Por isso, para Maquiavel, a finalidade principal do governante é manter-se governando, ou seja, saber expressar os interesses das forças sociais, econômicas, culturais e políticas que o sustentam.
3- “Os fins justificam os meios” é uma frase de Maquiavel que foi deturpada em sua obra. Ela não significa a impiedade do governante, o qual pode fazer qualquer coisa para governar, mas, sim, a habilidade do monarca de saber manipular as forças sociais para manter-se governando.
4- Para o Maquiavel, o monarca governa pela habilidade que tem. Sua capacidade de representar os interesses sociais é determinante para sua presença no comando do Estado e não a vontade divina.
-JHON LOCKE : DEFESA DO LIBERALISMO . 
Locke considera o ser humano capaz de ser civilizado. Ele é um "papel em branco". As boas práticas devem ser ensinadas. A liberdade é uma condição de uma sociedade racional e organizada para o benefício da comunidade.
, 
Francis Bacon e o método indutivo e René Descartes e o método dedutivo. Sobre estes dois métodos e o que eles significam, assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	R :Enquanto o método dedutivo permite inferir sobre os elementos as leis gerais, o método indutivo apenas se mantém na análise da particularidade para confirmar a lei já existente.
RENÉ DESCARTES
O PAI DA MODERNIDADE.
Todo problema deve ser dividido em partes até que seja compreendido.
Não ser considerada uma verdade científica aquilo que não possa ser claro e distinto 
*O Humanismo considera o ser humano como personagem principal de sua existência. A natureza e sua lógica pode ser entendida pela razão humana e, por ele, transformada. Logo, ela serve a sua vontade. O ser humano é senhor, nesta lógica, de seu destino.
RACIONALISMO VAI DAR BASE PARA AS REVOLUÇÕES LIBERAIS
Obra que marcou a corrente iluminista foi a ENCICLOPÉDIA. Reunindo os principais intelectuais.
D Alambert- matemático e organizador da obra . Crítico do estado autoritário absoluto e defensor da representatividade liberal e um racionalista convicto.
DIDEROT: Foi o maior contribuinte da Enciclopédia. Criticava a religiosidade, era um ateu. 
VOLTAIRE: Crítica a igreja e aos privilégios do Clero. Autor da frase que relaciona a criação de Deus pelo homem e do homem a Deus. Não era ateu
Conhecido como um dos mais importantes iluministas JEAN JACQUES ROUSSEAU merece destaque como um exemplo do romantismo.
Os homens antigos, selvagens eram mais felizes
Os civilizados são infelizes
2 pessoas em acordo, ninguém tem o direito de intervir.
JHON LOCKE: Defensor do estado como um ordenador social e um representante normativo do contrato entre os indivíduos. ‘’HOMEM É UMA PÁGINA EM BRANCO”
(ATUANTE DO LIBERALISMO)
LIBERALISMO DE LOCKE
R: Locke considera o ser humano capaz de ser civilizado. Ele é um "papel em branco". As boas práticas devem ser ensinadas. A liberdade é uma condição de uma sociedade racional e organizada para o benefício da comunidade
REVOLUÇÃO FRANCESA
Em 1789 a Revolução Francesa eclodiu e trouxe uma onda de mudanças que assolou a Europa.
O momento de apogeu dessas conquistas se deu com o Período Napoleônico. (ascensão de Bonaparte)
A obra de Bethoven, a sinfonia “HEROICA”, foi composta em 1803 em homenagem a Napoleão. Contudo o compositor arrependeu-se um ano depois e riscou o nome de Bonaparte do texto original.
O mais importante e último pensador clássico da modernidade foi Immnuel Kant. 
Kant considerava que a pessoa deveria buscar, por meio do esclarecimento as condições necessárias para sua maturidade intelectual (sair da zona de conforto)
3 elementos importantes para a compreensão do sentido da vida humana:
- PERCEPÇÃO PESSOAL
- HERANÇA CULTURAL
EXPERIÊNCIA (MATURIDADE E CONSCIÊNCIA)
SCHILLING: Apresenta o pensamento idealista sobre bases mais complexas. Uma de suas principais colaborações oi a elaboração da dialética idealista. 
DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE INDUSTRIAL
A classe operária se multiplicou e ocupou as periferias das grandes cidades da Europa. Cidades que não estavam preparadas para receber uma população imensa, resultado do êxodo rural.
Os problemas sociais começaram a se multiplicar. Violência urbana associada a assaltos, homicídios, suicídios, epidemias, fome.
DEFENSORES DO CAPITALISMO
EMILE DURKHEIM- Fundador do estruturalismo com base nas ideias positivistas de Comte.
Estudar os fenômenos naturais era importante
Para Durkheim não se pode analisar o comportamento social 
A verdadeira filosofia é a matemática
O fato social é o elemento mais importante na análise de Durkheim. Para ele, se deve observar os fenômenos produzidos pela sociedade na mesma condição que se observa os fenômenos materiais. Por isso, a defesa da neutralidade científica para o estruturalismo.
MAX WEBER: Para Weber não se pode comparar uma sociedade com outra. Cada forma de organização e condição social são únicas em seu tempo.
Marx considera que o proletário deve ter consciência da sua condição de classe e da riqueza produzida. Cabe aos trabalhadores se unirem de forma consciente e buscarem uma ação política, revolucionária, para se apropriar dos meios de produção e promover a implantação do Socialismo.
: Construído dentro das relações sociais, os modelos de ação se formam através das heranças de valores, a condição e o contexto que vivemos e o sentido futuro que damos as nossas ações. Sempre estamos a busca de uma consequência de nossos atos.
MODELOS DE AÇÃO DE ANÁLISE SOCIAL:
- RACIONAL LÓGICO: Fundada na racionalidade
- LÓGICO EM RELAÇÃO A VALORES: é o modelo fundado na lógica
-EMOCIONAL: RAIVA, PAIXÃO
- TRADICIONAL: HÁBITO ENRAIZADO
SKINNER
A educação nada mais é do que a busca de moldar a boa conduta, valorizar a ação desejada e melhorar a capacidade de cada indivíduo e da sociedade de uma forma geral.
Vai desenvolver o Behaviorismo.
Skinner cria o que chama de máquina de ensinar, que eram estruturas mecâniucas desenvolvidas para auxiliar na aprendizagem com etapas específicas.
SIGMUND FREUD
Nós construímos uma consciência de nossas experiências. Com elas estabelecemos um sentido, consciente ou não para os nossos atos.
ESTÁGIOS DE CONSCIÊNCIA, EXPERIÊNCIA E DESEJO :
ID- Desejos primitivos, estímulos irracionais
EGO- ADQUIRIDOS PELA EXPERIÊNCIA,interação do ser humano com a realidade.
SUPEREGO- se desenvolve a partir do Ego e consiste na representação dos ideais e valores morais e culturais do indivíduo. O Superego atua como um “conselheiro” para o Ego, alertando-o sobre o que é ou não moralmente aceito, de acordo com os princípios que foram absorvidos pela pessoa ao longo de sua vida.
HANNAH ARENAT
Judia e filósofa, recebe as influências da segunda guerra mundial. 
Desenvolveu uma relação entre natureza e condição humana, o que nos faz pensar sobre a ideia de essencialidade e das relações que permeiam a vida humana nos diversos campossociais.
Natureza não é possível de ser conhecida, pois somos parte de um todo.
Condição humana: Efetiva a vida ativa.
 Sartre considerava que estamos condenados à liberdade. Na condição de maior opressão ou prisão, há uma opção que cada um de nós fazemos. A principal é de ser apenas ou ser para si. Existir por existir ou ir além da existência, agir pela mudança.
Sartre afirma que somos senhores de nossa existência. Ela nos coloca na condição de sermos nossas ações. Ao buscarmos uma compreensão mais ampla do que nos cerca, estamos com um peso maior de decisão nas mãos.
TESES DO LIBERALISMO ECONOMICO
ADAM SMITH- FUNCIONALISMO ESTRUTURAL
- Os funcionalistas consideram que as descobertas científicas que podem resolver problemas sociais devem ser adotadas mesmo que elas afetem valores morais. Deve-se priorizar a eficiência em nome da moralidade.
Adam Smith, o pai da economia política, considerava nossa busca de sobrevivência através da exploração da natureza pelo homem que seguia as leis naturais. Sendo assim, deveríamos deixar que o desenvolvimento do capitalismo deveria seguir o curso natural da economia.
 
4- O princípio da moralidade para os funcionalistas, e a religião é um exemplo para eles, deve ser combatida quando atrapalha o desenvolvimento da ciência. Hoje, temas polêmicos que esbarram no discurso moral religioso são um exemplo de limitação que a moral dá a solução dos problemas sociais.
-Pai da política econômica
- Funcionalista estrutural
-Operário passa a se adequar à máquina
-Lei da oferta e procura
-Extração do que necessita
SAINT SIMON:Pioneiro do socialismo. Crítica ao capitalismo e sua concentração de riqueza.
A defesa da consciência da desigualdade e a promoção da distribuição da riqueza e da valorização dos seres humanos e não da máquina (socialismo utópico)
AUGUSTO COMTE: A superação da crise que a sociedade humana vive está na busca de entender a sua evolução atraves das leis naturais e promover o seu aprimoramento atraves de intervenção racionais científicas e técnicas (POSITIVISMO)
Os fenômenos sociais são acontecimentos empíricos, comprovados e mensuráveis, como qualquer outro objeto capaz de ser observado e medido em sua proporção. Desta forma, pode-se utilizar o mesmo critério das ciências naturais para se observar os fenômenos sociais.
KARL MARX- FUNDADOR DO MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
	Para Marx, a sociedade capitalista é uma sociedade de homens livres perante a lei, mas a grande maioria dos seres humanos estão impossibilitados de sobreviver sem ter que vender a sua força de trabalho.
	
-Crítica ao capitalismo
- trabalhador assalariado(proletário) é explorado
- A educação tinha como principal função conscientizar o homem de seu papel histórico (dar consciencia aos trabalhadores de sua condição de exploração e leva-los a se organizarem para rompe-las)
- A educação deveria dar ao operário habilidades e competências de análise para conseguir transformar a ciência em um instrumento revolucionário.
JEAN BAUDRILLARD
Faz criticas pontuais em relação a sociedade comtemporânea e relação com os símbolos em uma sociedade midiática, entre elas a sociedade de consumo.
O ato de consumir ganhou na relação humana, como esses atos se transformaram em uma cultura de reconhecimento da dignidade, superando a cidadania. 
EDUCAÇÃO TRANSPLANTADA
- Cia De Jesus e seu papel na Europa e no Brasil
- Colonização e a relação econômica e social estabelecida
-Reforma protestante
Ordem Jesuíta-
Educar a elite colonial e os indígenas. Propagação da crença católica (doutrinadora)
Consolidação do cristianismo
Converter os indígenas ao cristianismo católico
OS JESUÍTAS NO BRASIL
Padre Antonio Vieira- O mais importante
Manoel de Nóbrega e José de Almeida iniciaram a obra inaciana no Brasil.Buscaram propagar a instrução lásica da ordem Jesuíta, mas fracassaram diante da precariedade das condições coloniais
Ratio Studiorum: Currículo dos Jesuítas
Método educacional e organização de estudo
Educação jesuíta não é para o trabalho
Preocupada coma humanidade
Tirar do índio a situação ‘’Selvagem’’
Repetição até a memorização, rigidez
Educação diferenciada para a elite colonial
PROPOSTA JESUÍTA
-Padre- Elemento principal – elemento de conversão e disciplinador
- Foco na organização espacial (reduções e missões)
-Foco nas crianças- Educação de gramática, lógica, retórica, canto e oficinas
Repetição, castigo físico
Sucesso e insucesso dos jesuítas
Chegaram a ter 150 mil indígenas sobre seu controle nos aldeamentos
Construíram um poderoso império territorial
Os índios se revoltaram contra os padres. Em alguns casos até matavam os inacianos
EXPULSÃO DOS JESUÍTAS
Marques Pombas, expulsou a Ordem do território e de suas colonias
Pombal sofreu um atentado e acusou a ordem Jesuíta
A revolução Guaranítica pode ser considerada como um ponto de resistência da Ordem
Depois da saída da Ordem, a biblioteca, virou papel de embrulho para os comerciantes
EDUCAÇÃO LAICA
-Currículos que valorizavam ciencias naturais e exatas, mas não tinham profissionais qualificados
Instituição de professores pagos pelo estado português
Sociedade de castas
-POVO: Formado pela aristocracia agrária e o alto escalão do poder
-PLEBE: Seres humanos livres,mas pobres
-AS COISAS: Os escravos e indígenas
Resposabilidade pela educação
-AS ESCOLAS PRIMÁRIAS: Responsabilidade das provincias
-AS ESCOLAS SECUNDÁRIAS: Responsabilidade das provincias sobre autorização do governo imperial
-UNIVERSIDADES: Responsabilidade do poder central
COLÉGIO DOM PEDROII
Deram aula:
Aurélio Buarque de Holanda: Lingua portuguesa
Antonio Gonçalves Dias: História 
Euclides da Cunha: Lógica
MULHER NA COLÔNIA
Discriminadas e violentadas
Se casavam muito cedo (13-15 anos)
Submissas ao homem
Reproduzir era o seu destino
Muitas morriam no parto
ESCRAVAS E ÍNDIAS
Desejadas,mais discriminadas, objeto de desejo sexual
Dom João VI foge para o Brasil, cria as primeiras universidades e cursos
Biblioteca Nacional- maior da América Latina
A estrutura administrativa portuguesa é obrigada a vir para o Brasil, o que implica na necessidade de fomação de especialidads necessárias aos membros da corte.
MÉTODO LANCASTER
-Sala com até 30 alunos
-A cada 10 alunos tinha 1 monitor
-Repetição e memorização
QUEDA DO IMPÉRIO
Se deu por vários motivos, desde o desgaste com as mudanças nas forças econômicas e sociais como fatos pontuais.
A guerra do paraguai foi um fator importante .
*Apenas 10% dos homens livres teriam acesso a educação, que durava 11 anos. Os que se destacavam poderiam continuar seus estudos na Europa, já que nos trópicos portugueses não existia ensino superior, 20% dos formados nos seminários e colégios inacianos seguia esse destino.
	Somos gananciosos? Uma questão ideal a ser feita para a sociedade contemporânea. Vivemos o imediato como busca. A grande maioria das pessoas estão centradas em seus próprios interesses com valores “umbilicais”, egoístas. Neste imediatismo, se estimula o instinto mais que a lógica em longo prazo. Ser agora é a compreensão do sentido da vida para muitas pessoas.
Hobbes foi um dos principais pensadores do racionalismo. Mas diferente de Locke, seu sucessor nas teses políticas, ele considerava o ser humano um animal sedento por atender seus interesses e disposto a romper com o mais próximo para atingir seu objetivo, ou seja, a espécie humana tem como característica a ganância.
Julgue as afirmativas que seguem sobre a obra de Hobbes e a ganância humana e assinale a que faz uma relação mais coerente com o homem contemporâneo.
	
		
	
	Na atualidade, estamos assistindo aos estímulos instintivos dos seres humanos como forma de compreender a vida em sociedade. Por isso, também, os conflitos têm se propagado e se sustentado no imediatismo de interesses de cada um.
	
	
A dialética é fundamental e central na obra de Hegel. Demonstra que não podemos entender o que somos sem entender as contradições que nos forma.Na sociedade, há uma relação vital de conflitos que geram, nos seres humanos, a possibilidade de uma antítese, ou seja, nós somos resultados de relações conflituosas e não da harmonia dos agentes sociais.
PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA E ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO
Transição do trabalho escravo para o trabalho livre. (lento e longo)
Expansão cafeeira crescendo- precisava de trabalhadores
Imigrante- substituição do escravo
Rui barbosa-Defensor da educação- exercício da cidadania(civismo)
1891- primeira constituição da República
Voto facultativo, apenas para homens, maiores de 21 anos e alfabetizados
Considerados cidadãos apenas os homens
Mulheres marginalizadas
Influência norte-americana
Influência positivista dos militares
MULHER NA EDUCAÇÃO
Na primeira República as mulheres ingressaram como educadoras, autorizadas pelo pais, marido sob responsabilidade de um supervisor
Era uma profissão alternativa para quem não tinha esolha: ser dona de casa, parteira, operária, trabalhadoras agrícolas ou lavadeiras.
Representam 54% dos universitários
Brasil tem menor representação de mulheres na política(30%)
Puderam ingressar no ensino superior em 1879 (se autorizadas pelos pais)
OS ATENEUS
-Escolas de tempo integral
-Formação profissional (qualificação e preparo)
EDUCAR PARA O TRABALHO
Centro de educação infantil (1895) e as primeiras escolas de profissionalização no RJ E SP
Formação do progresso autoritário(nacionalismo)
-TENESTISMO: militarismo salvacionista
-INTEGRALISMO: (Plínio Salgado) mistura de raças, Guarani como lingua Patria 
-SOCIALISMO: Defesa da classe operária, foi bem sucedido
SEMANA DE ARTE MODERNA
Nacionalista, literatura exaltada
Valorização da cultira brasileira
ESCOLA NOVA
Educação popular
Regionalismo
Valorização dos conteúdos de humanidades
Nacionalismo- propagação pátria
EDUCAÇÃO GETULISTA
Vargas de 1930-1945 no poder
DIP- DEPARTAMENTO DE IMPRENSSA E PROPAGANDA (controlava tudo, discurso, propaganda era sensurador)
Na educação o DIP- Gerar um ambiente educacional que valoriza-se a cidadania e a nação ligando a sociedade, o poder e o líder.
Vargas cria o populismo
GETÚLIO, DITADURA, POPULISMO E TRABALHO
Qualificar para o ensino técnico
educação cívica
REFORMA CAPANEMA
Gustavo Capanema- Ministro da educação durante a ditadura vargas
Nela se implantou o modelo nacionalista de educação com ênfase ao trabalho:
-Formar a criança para o sentimento cívico
-Valorização do trabalho e amor à pátria
-Para os operários, qualificação da mão de obra, para os mais favorecidos, educação para o sucesso profissional.
MÉTODO PAULO FREIRE
Encurtava o tempo para a qualificação necessária
Colocava uma ameaça, a conscientização dos trabalhadores aliada a alfabetização
Alfabetizou grupo de adultos em 6 meses
Educação defendida por Freire:
Uma educação popular, segundo a qual as condições precárias poderiam ser objeto de análise para onstrução da alfabetização.
GUERRA FRIA
O mundo viveu a polarização entre o capitalismo e o socialismo
MILITARES E A LDB
-Controle sobre currículos- valorização do civismo e nacionalismo
-Escola omo instrumento de educação moral (ensino primário)
-Formação cívica e técnica (ensino médio) para o trabalho
NOVA LDB
-Formação humanista
-Avaliação constante (ENEM, SAEB, PROVA BRASIL)
-Financiamento da educação (FIES, PROUNI, PROMUBE)
ESCOLA? 
instituição que se dedica ao processo de ensino e aprendizagem entre alunos e docente. A escola é uma das instituições mais importantes na vida de uma pessoa, talvez também como uma das primordiais da família, já que na atualidade se estabelece que uma criança faça parte da escola desde a sua infância para finalizar aproximadamente na idade adulta.
SEC XX- SÉCULO DA MORTE
Maior número de guerras, conflitos, poder de destruição (bomba atômica)
Modernização
ANTHONY GIDDENS- livro Consequências da modernidade
-Rompimentos constantes e sesação de descontinuidade
-Informatização como condição
NÃO HÁ MODERNIDADE
Bruno Latour- livro Jamais fomos modernos.
 Estamos vivendo um desdobramento do que a sociedade vive desde a formação do mundo contemporaneo
Para latour o projeto moderno consistia em separar cada saber ou área de conhecimento, de forma a uma não interferir na outra, no entanto, as novas descobertas específicas provocam mudanças em toda sociedade, mas não de forma isolada. Desta forma, uma nova descoberta científica é, ao mesmo tempo, cultural, política e social
SOCIEDADE LÍQUIDA
Tudo é descartável e aparente- sociedade do espetáculo
DARWIN E MARX – REFLEXÃO
Darwin e a relação direta do homem com a natureza, sua daptação e condicionamento ao ambiente, garantido a sua sobrevivencia e aprimoramento enquanto espécie. (ser humano consegue se adaptar ao meio)
Para Marx há uma transformação da natureza pelos seres humanos. O que leva a mudança da consciência do homem em sí (resultado da natureza)
CORPOS- SABERES QUE ATRAVESSAM FRONTEIRAS
-Julgamento do corpo sem conhece-lo
Para os gregos, não se pode considerar o corpo sem sua psique- Somos uma totalidade
O corpo como defendem Butler e Haraway, é mais amplo do que as relações puramente orgânicas
O corpo pode ser considerado como linguagem, e como tal pode ser performatizado
A noção de corpo não pode ser considerada fixa e rígida, mas plástica e em constante mutação.
CORPO AO LONGO DA HISTÓRIA
Platão- O corpo é uma expressão de menor valor da essência
Aristóteles- Corpo e alma indivisíveis, os 2 se completam
-Na época medieval, o corpo era fonte do pecado.
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
A base de discussões da antropologia filosófica é o SER
A antropologia filosófica ganhou corpo por causa das influências trazidas por outras ciências que investigam a categoria humana, como psicologia, sociologia e biologia humana.
CIBERCULTURA
Incorpora valores do Iluminismo as favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos

Continue navegando