Buscar

AVALIAÇÃO TEORIA DA HISTÓRIA I

Prévia do material em texto

FACULDADE DO MÉDIO PARNAÍBA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Rua Simplício Mendes, 865 - Centro, Teresina - PI, 64001-110
PROF. ESP.: CLEMILTON DE SOUSA DIAS	
DATA ____/_____/_____ 
ALUNO(A) ____________________________________________
AVALIAÇÃO
1- Sobre o Ofício do Historiador assinale a alternativa INCORRETA;
a) é produzir a própria história, além de ensinar e divulgar a história. 
b) O historiador, além de ter a liberdade de escolha de seu objeto de pesquisa, tem também a liberdade para escolher uma determinada teoria e metodologia para a construção do conhecimento histórico.
c) O historiador escreve a partir daquilo que ele pesquisa, e esta é a primeira tarefa para a produção do conhecimento em história, num certo sentido é preciso provar aquilo que se afirma, ou seja, com os documentos que ele consegue em suas pesquisas.
d) O objeto nunca é uma escolha do historiador, pois ele é obrigado a fazer aquilo que a sociedade lhe impõe.
2- Enumere de acordo com as escolas que cada autor representa
1- Karl Marx			( ) Pós modernista
2- August Comte		( ) Annales
3- Marc Bloch			( ) Positivismo
4- Paul Veyne			( )Marxismo 
5- Von Ranke			( ) Metodista
3- Sua concepção de história rompe com as formas tradicionais, pois é proposto pensar o conhecimento histórico a partir de uma visão que aproxima cada vez mais a história conhecimento da história experiência. Esta perspectiva nos faz compreender que a história deve ser pensada como uma possibilidade de entendermos a sociedade em suas múltiplas dimensões.
a) escola metódica b) escola positivista c) marxismo d) Annales e) pós modernistas
4- Foi responsável por uma nova concepção da história, pois seu principal autor via neste campo de conhecimento uma perspectiva revolucionária, segundo seu pensamento a história seria essencialmente construída pelas lutas de classes e também pelas multidões, pelos sujeitos sociais até então excluídos das demais teorias. O principal conceito na teoria dessa escola é o modo de produção, que expressa uma determinada forma de organização e funcionamento das sociedades. Podemos afirmar que este conceito é a chave de toda a sua teoria.
a) escola metódica b) escola positivista c) marxismo d) Annales e) pós modernistas
5- Alguns pesquisadores trabalham com o marxismo de uma forma muito parcial chegando inclusive a enfatizar somente o fator econômico de uma determinada sociedade. A leitura do econômico que podemos chamar de economicista e determinista, segundo as observações de E. J. Hobsbawm, podem definir esta tendência como
a) marxismo moderno b) marxismo clássico c) marxismo vulgar d) marxismo contemporâneo
6- Seus historiadores propunham trabalhar com as multidões em detrimento do culto dos grandes homens e heróis, pois destacavam que seria mais importante realmente dar espaço para as massas na história, desta forma desprezando os acontecimentos singulares e os personagens ilustres. Realmente seguiam alguns pressupostos teóricos para a produção do conhecimento, não trabalhavam os fatos de maneira isolada.
a) escola metódica b) escola positivista c) marxismo d) Annales e) pós modernistas
7- A tese levantada por esta corrente é de que o texto do historiador não é diferente do texto criado por autores de ficção, portanto a narrativa histórica não teria diferença da narrativa ficcional. Para estes autores a história não é uma ciência, pois estaria mais próxima da literatura e da ficção.
a) escola metódica b) escola positivista c) marxismo d) Annales e) pós modernistas
8- Por que alguns textos históricos podem ser considerados como não científicos, ou seja história não ciência?
_____________________________________________________________________________________
BOA SORTE

Continue navegando