A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
FORMAÇÃO DE INSTRUTORES

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: GST0532_AV_201301183407 » FORMAÇÃO DE INSTRUTORES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301183407 - SIMONE KLEIN DOS SANTOS GONÇALVES
	Professor:
	TANIA REGINA DOUZATS VELLASCO
	Turma: 9011/AI
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 07/06/2014 16:24:10
	
	 1a Questão (Ref.: 201301246963)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Apresentação do plano de treinamento e aprovação, está ligado ao:
		
	 
	aprovação pelo requisitante do programa de T&D
	
	aprovação pela empresa desenvolvedora do T&D
	
	aprovação do conteúdo programático
	
	aprovação do plano de aula do programa
	 
	processo de aceitação dos treinandos
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301247048)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma empresa contratou um consultor de RH para apoiar o desenvolvimento da organização através da orientação de gestores dessa área. O consultor constatou que muitos programas de capacitação eram aplicados de forma desnecessária, gerando muito investimento e pouco resultado. Isto precisa ser corrigido. Seguindo as orientações do consultor a área de RH, a empresa deverá a partir de agora desenvolver todas as programações de forma adequada. Assinale abaixo as orientações transmitidas pelo consultor coerentes com o ciclo de treinamento:
		
	 
	LNT, Planejamento , Execução do treinamento, Avaliação dos resultados do treinamento e monitoração.
	
	Levantamento de necessidades de treinamento, Técnicas, Execução e ROI.
	
	Levantamento de necessidades de treinamento, Aula expositiva, Estudo de caso e Simulação.
	
	Levantamento de necessidades de treinamento, Planejamento, Técnicas de treinamento e Análise da organização total.
	
	As alternativas c e d estão corretas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301247370)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Ciência de orientar os adultos a aprender e que busca promover o aprendizado através da experiência, fazendo com que a vivência estimule e transforme o conteúdo, impulsionando a assimilação do aprendizado e que contempla todos os componentes humanos: psicológico, biológico e social." Este é o conceito de:
		
	
	pedagogia
	
	sociologia
	 
	andragogia
	
	psicologia
	
	heutagogia
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301456692)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Pesquisas recentes indicam que, de maneira geral, usamos apenas 25% da nossa capacidade de audição. Segundo estudo realizado pelo pesquisador Larry Barker, depois de dois meses, se a comunicação for de muito boa qualidade, do total ouvido, só 25% serão lembrados. Em relação ao tema, explorado na aula 3, é correto afirmar:
		
	 
	Existe diferença entre ouvir e escutar: ouvir é uma atividade biológica, que exige esforços do nosso cérebro e do esôfago; falar pressupõe um trabalho intelectual, pois, após ter sido questionado, é preciso interpretar, avaliar e reagir à mensagem.
	
	Ouvir e escutar estão dentro de um mesmo campo semântico, principalmente no contexto da nossa disciplina: ouvir é uma atividade biológica, tal como escular, que exige esforços do nosso cérebro´e da estrutura motor da fala e da audição;
	
	Existe diferença entre escutar, ouvir, refletir e duvidar: ouvir é uma atividade mecânica e que exige esforços do cérebro; falar pressupõe um trabalho intelectual e de apoio ao ouvinte, pois, após ter sido questionado, é preciso interpretar, avaliar, criticar e reagir à mensagem.
	 
	Existe uma grande diferença entre ouvir e escutar: ouvir é uma atividade biológica, que não exige maiores esforços do nosso cérebro; escutar pressupõe um trabalho intelectual, pois, após ter ouvido, é preciso interpretar, avaliar e reagir à mensagem.
	
	Existe diferença entre falar e escutar: falar é uma atividade biológica, que exige esforços do nosso cérebro e do esôfago; falar pressupõe um trabalho intelectual, pois, após ter sido questionado, é preciso interpretar, avaliar e reagir à mensagem.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301281130)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A educação não existe para si mesma. Ela sempre tem uma finalidade social. Nesta perspectiva, a educação que se desenvolve no mundo do trabalho, segundo uma pedagogia crítico-social e diante da realidade complexa em que se insere, deve ter como objetivo:
		
	 
	Criar sujeitos capazes de pensar criativamente e de maximizar a utilização de seus potenciais de maneira solidária nas relações sociais e com a natureza.
	 
	Humanizar pessoas para que correspondam docilmente à realidade e às regras do mercado, tendo em vista a manutenção da empregabilidade.
	
	Formar mão-de-obra especializada para atender à crescente divisão do trabalho e à necessidade de atuar segundo um tempo padrão determinado.
	
	Adaptar cidadãos para ocuparem lugares fixos e funcionais na estrutura hierárquica da produção e da sociedade.
	
	Preparar indivíduos para o convívio com a flexibilidade do trabalho e com a competição extremada entre as organizações.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301297796)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Judite está realizando um tipo de avaliação que verifica o grau de aceitação por parte dos treinandos para com o programa proposto. Aponte o tipo de avaliação que Judite está realizando:
		
	 
	Pela reação.
	
	Geral.
	
	Somativa.
	
	Diagnóstica.
	
	Formativa.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301297566)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Mateus é colaborador de uma empresa de telecomunicações e foi indicado para realizar uma atividade que lhe proporcionará qualificação e aperfeiçoamento. Assinale a alternativa que corresponde a atividade para a qual Mateus foi indicado:
		
	
	Registro.
	
	Recrutamento.
	 
	Treinamento.
	
	Folha de pagamento.
	
	Seleção.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301455665)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A comunicação pode ser realizada de diversas formas, aspectos ou também os chamados "canais". Quando fazemos comunicação através da fala, chamamos de comunicação verbal. No entanto, automaticamente, também acontece a comunicação não-verbal.  A comunicação não-verbal ocorre através dos seguintes fatores: 
		
	
	Sons que são emitidos por quem fala;
	 
	Expressão fisionômica (o que por vezes chamamos vulgarmente de caras e bocas);
	
	Apresentação de figuras / desenhos;
	
	Carisma de quem fala;
	
	Recursos audiovisuais;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301453127)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A Área de Treinamento e Desenvolvimento é uma área rica em atividades voltadas ao desenvolvimento das pessoas na organização. Há muitas atividades que são importantes e fazem a diferença; caso deixassem de ser realizadas comprometeriam muito alguns resultados organizacionais. No contexto da nossa disciplina cite três atividades normalmente atribuídas ao profissional de T&D ou ao gestor de RH envolvido com ações de capacitação:
		
	
Resposta: O T e D desenvolve um papel muito importante na vida da organização. Por isso, cabe ao profissional de treinamento e desenvolvimento levantar as necesidades para um treinamento ou aperfeiçoamento ou ainda uma formação, além de planejar todos os objetivos e toda a estrutura do mesmo, executar o treinamento e após, monitorar ou avaliar os resultados. Não podemos nos esquecer que esse profissional deve consientizar os superiores de tal importancia.
	
Gabarito: Promover ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal; elaborar orçamento destinado ao desenvolvimento e treinamento; diagnosticar necessidades de treinamento; elaborar programas de desenvolvimento; contratar profissionais externos e instituições; preparar multiplicadores; coordenar cursos e eventos; preparar material didático ou revisar os materiais feitos por instrutores;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301444140)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Para que o treinamento seja eficaz é necessário que uma série de ações sejam realizadas.